Lamentações 4

1

Como o ouro perdeu o brilho! Como o ouro fino ficou embaçado! As pedras sagradas estão espalhadas pelas esquinas de todas as ruas.

A passagem faz parte do livro de Lamentações, que foi escrito após a destruição de Jerusalém pelos babilônios em 586 a.C.

O autor do livro de Lamentações é desconhecido, mas tradicionalmente é atribuído ao profeta Jeremias.

O "ouro" e o "ouro fino" se referem à riqueza e à prosperidade de Jerusalém antes da sua destruição.

As "pedras sagradas" são provavelmente uma referência aos templos e outras construções sagradas de Jerusalém.

História e explicação completa do versículo: lamentacoes 4:1

2

Como os preciosos filhos de Sião, que antes valiam seu peso em ouro, hoje são considerados como vasos de barro, obra das mãos de um oleiro!

Os "preciosos filhos de Sião" são uma referência ao povo de Israel, especialmente aqueles que viviam em Jerusalém.

"Valiam seu peso em ouro" é uma expressão que significa que os filhos de Sião eram muito valiosos e preciosos.

Os filhos de Sião são comparados a "vasos de barro" porque, assim como os vasos de barro são frágeis e quebráveis, o povo de Israel também se tornou fraco e vulnerável.

O "oleiro" é uma referência a Deus, que é o criador e moldador do povo de Israel.

História e explicação completa do versículo: lamentacoes 4:2

3

Até os chacais oferecem o peito para amamentar os seus filhotes, mas o meu povo não tem mais coração; é como as avestruzes do deserto.

Lamentações é um livro do Antigo Testamento que foi escrito após a destruição de Jerusalém pelo exército babilônico em 586 a.C.

Os chacais são animais selvagens que vivem em regiões desérticas e são mencionados na passagem como um exemplo de instinto materno.

"Oferecer o peito para amamentar" significa alimentar e cuidar dos filhotes.

O povo não tem mais coração porque perdeu sua conexão com Deus e se afastou de seus valores e princípios.

História e explicação completa do versículo: lamentacoes 4:3

4

De tanta sede, a língua dos bebês gruda no céu da boca; as crianças imploram pelo pão, mas ninguém as atende.

Lamentações é um livro escrito por Jeremias após a destruição de Jerusalém pelos babilônios em 586 a.C.

Os bebês e crianças mencionados são os filhos dos habitantes de Jerusalém que foram afetados pela fome e sede causadas pelo cerco babilônico.

Eles estão com sede e fome devido ao cerco babilônico que impediu a entrada de alimentos e água na cidade.

Ninguém os atende porque a cidade está cercada e não há acesso a alimentos e água.

História e explicação completa do versículo: lamentacoes 4:4

5

Aqueles que costumavam comer comidas finas passam necessidades nas ruas. Aqueles que se adornavam de púrpura hoje estão prostrados sobre montes de cinza.

Não há uma resposta específica na passagem, mas pode-se inferir que se trata de pessoas ricas e poderosas.

Essas pessoas passam necessidades nas ruas porque algo aconteceu que as deixou sem recursos financeiros.

"Comidas finas" se refere a alimentos de alta qualidade e caros.

"Prostrados sobre montes de cinza" significa que essas pessoas estão em uma situação de desespero e tristeza, como se estivessem se lamentando.

História e explicação completa do versículo: lamentacoes 4:5

6

A punição do meu povo é maior que a de Sodoma, que foi destruída num instante sem que ninguém a socorresse.

A passagem é Lamentações 4:6.

A punição do povo é maior que a de Sodoma.

Sodoma foi destruída por Deus por causa da sua maldade.

Ninguém socorreu Sodoma porque não havia ninguém justo na cidade.

História e explicação completa do versículo: lamentacoes 4:6

7

Seus príncipes eram mais brilhantes que a neve e mais brancos do que o leite, tinham a pele mais rosada que rubis; sua aparência lembrava safiras.

Os "príncipes" mencionados nesta passagem são provavelmente líderes políticos ou religiosos.

A neve é usada como uma metáfora para descrever a brancura da pele dos príncipes.

O leite é usado como uma metáfora para descrever a brancura da pele dos príncipes.

Os rubis são usados como uma metáfora para descrever a cor rosada da pele dos príncipes.

História e explicação completa do versículo: lamentacoes 4:7

8

Mas agora estão mais negros do que o carvão; não são reconhecidos nas ruas. Sua pele enrugou-se sobre os seus ossos; parecem agora madeira seca.

Os habitantes de Jerusalém.

Isso significa que sua pele está muito escura e queimada.

Eles não são reconhecidos por causa de sua aparência horrível e desfigurada.

Isso significa que eles estão muito magros e doentes, com a pele enrugada e sem vida.

História e explicação completa do versículo: lamentacoes 4:8

9

Os que foram mortos pela espada estão melhor do que os que morrem de fome, os quais, torturados pela fome, definham pela falta de produção das lavouras.

A passagem foi escrita durante o período em que Jerusalém foi destruída pelos babilônios em 586 a.C.

As pessoas estavam morrendo de fome porque a cidade foi sitiada pelos babilônios e os mantimentos se esgotaram.

O autor está tentando mostrar que a morte pela espada é menos dolorosa do que a morte por inanição.

Significa que, apesar de ser uma morte violenta, a morte pela espada é rápida e indolor em comparação com a morte lenta e dolorosa por inanição.

História e explicação completa do versículo: lamentacoes 4:9

10

Com as próprias mãos, mulheres bondosas cozinharam os próprios filhos, que se tornaram a sua comida quando o meu povo foi destruído.

A passagem faz parte do livro de Lamentações, que foi escrito após a destruição de Jerusalém pelos babilônios em 586 a.C.

As mulheres bondosas são mães que, em meio à fome e à destruição, tiveram que tomar medidas extremas para sobreviver.

Elas cozinharam seus próprios filhos porque não havia mais comida disponível na cidade.

A passagem não menciona a reação do povo, mas é possível imaginar que tenha sido de choque e horror.

História e explicação completa do versículo: lamentacoes 4:10

11

O Senhor deu vazão total à sua ira; derramou a sua grande fúria. Ele acendeu em Sião um fogo que consumiu os seus alicerces.

O Senhor mencionado nessa passagem é Deus.

"Dar vazão total à sua ira" significa expressar toda a sua raiva e indignação.

O motivo da ira de Deus foi a desobediência e a infidelidade do povo de Sião.

Sião é uma colina em Jerusalém que é frequentemente usada como um símbolo da cidade de Jerusalém ou do povo de Deus em geral.

História e explicação completa do versículo: lamentacoes 4:11

12

Os reis da terra e os povos de todo o mundo, não acreditavam que os inimigos e os adversários pudessem entrar pelas portas de Jerusalém.

A passagem foi escrita após a destruição de Jerusalém pelos babilônios em 586 a.C.

Os reis da terra referem-se a líderes de outras nações que tinham conhecimento da grandeza de Jerusalém.

Jerusalém é considerada uma cidade sagrada para judeus, cristãos e muçulmanos, sendo o local onde ocorreram muitos eventos importantes na história bíblica.

Os inimigos e adversários de Jerusalém na época eram os babilônios, que haviam destruído a cidade e levado muitos judeus como cativos.

História e explicação completa do versículo: lamentacoes 4:12

13

Dentro da cidade foi derramado o sangue dos justos por causa do pecado dos seus profetas e das maldades dos seus sacerdotes.

Os justos mencionados nesta passagem bíblica são aqueles que foram mortos injustamente.

O pecado dos profetas mencionados é a sua infidelidade a Deus e a sua falta de compromisso com a verdade.

Os sacerdotes mencionados nesta passagem bíblica são aqueles que eram responsáveis por liderar o povo em adoração e sacrifício no templo.

"Dentro da cidade" se refere a Jerusalém, a cidade santa de Deus.

História e explicação completa do versículo: lamentacoes 4:13

14

Hoje eles tateiam pelas ruas como cegos, e tão sujos de sangue estão, que ninguém ousa tocar em suas vestes.

"Eles" se refere aos habitantes de Jerusalém que foram sitiados pelos babilônios.

Eles estão tateando pelas ruas porque estão feridos e debilitados.

"Cegos" significa que eles perderam a visão física ou que estão confusos e sem direção.

Ninguém ousa tocar em suas vestes porque eles estão sujos de sangue, o que era considerado impuro na cultura judaica.

História e explicação completa do versículo: lamentacoes 4:14

15

"Vocês estão imundos! ", o povo grita para eles. "Afastem-se! Não nos toquem! " Quando eles fogem e ficam vagando, os povos das outras nações dizem: "Aqui eles não podem habitar".

O povo de Jerusalém está sendo chamado de imundo.

O povo grita para eles se afastarem e não os tocarem porque eles estão impuros e, segundo a lei judaica, a impureza é contagiosa.

Quando eles fogem e ficam vagando, os povos das outras nações dizem que eles não podem habitar ali.

Os povos das outras nações são os inimigos de Jerusalém.

História e explicação completa do versículo: lamentacoes 4:15

16

O próprio Senhor os espalhou; ele já não cuida deles. Ninguém honra os sacerdotes nem respeita os líderes.

"Eles" se refere ao povo de Judá.

O Senhor os espalhou como punição por sua desobediência e pecado.

Isso significa que Deus não está mais protegendo ou cuidando do povo de Judá.

Os sacerdotes eram líderes religiosos que serviam no templo.

História e explicação completa do versículo: lamentacoes 4:16

17

Nossos olhos estão cansados de buscar ajuda em vão; de nossas torres buscávamos uma nação que não podia salvar-nos.

Lamentações 4:17 faz parte do livro de Lamentações, que foi escrito após a destruição de Jerusalém pelos babilônios em 586 a.C.

Os "nossos" e "nós" mencionados na passagem se referem ao povo de Jerusalém que foi conquistado pelos babilônios.

Os olhos das pessoas estavam cansados de buscar ajuda em vão porque eles haviam sido conquistados pelos babilônios e não havia mais ninguém para ajudá-los.

As torres representam as fortificações de Jerusalém, que foram inúteis contra o exército babilônio.

História e explicação completa do versículo: lamentacoes 4:17

18

Cada passo nosso era vigiado, de forma que não podíamos caminhar por nossas ruas. Nosso fim estava próximo, nossos dias estavam contados; o nosso fim já havia chegado.

Não há uma indicação clara de quem estava vigiando os passos do povo.

Provavelmente, o povo não podia caminhar livremente pelas ruas devido à presença de inimigos ou destruição causada por algum evento catastrófico.

O fim próximo se refere à iminência da destruição ou do julgamento divino.

Não há uma indicação clara de quem contou os dias do povo.

História e explicação completa do versículo: lamentacoes 4:18

19

Nossos perseguidores eram mais velozes do que águias nos céus; perseguiam-nos por sobre as montanhas, ficavam de tocaia contra nós no deserto.

Os perseguidores são inimigos do povo de Judá.

Os perseguidores são comparados a águias por causa de sua velocidade e habilidade em caçar.

"Ficavam de tocaia contra nós no deserto" significa que os perseguidores estavam escondidos e esperando para atacar o povo de Judá.

A passagem é uma descrição da destruição de Jerusalém pelos babilônios em 586 a.C.

História e explicação completa do versículo: lamentacoes 4:19

20

O ungido do Senhor, o próprio fôlego da nossa vida, foi capturado em suas armadilhas. E nós que pensávamos que sob a sua sombra viveríamos entre as nações!

O "ungido do Senhor" é uma referência ao rei de Judá ou a um líder religioso.

"O próprio fôlego da nossa vida" significa que o ungido do Senhor era essencial para a vida e a sobrevivência do povo.

As armadilhas em que o ungido do Senhor foi capturado podem se referir a uma invasão inimiga ou a uma conspiração interna.

As pessoas pensavam que viveriam sob a sombra do ungido do Senhor porque ele era visto como um protetor e um guia espiritual.

História e explicação completa do versículo: lamentacoes 4:20

21

Alegre-se e exulte, ó terra de Edom, você que vive na terra de Uz. Mas a você também será servido o cálice: você será embriagada e as suas roupas serão arrancadas.

A mensagem é dirigida à "terra de Edom".

"Edom" era uma região montanhosa a sudeste do Mar Morto, enquanto "Uz" era uma região ao norte da Arábia.

A terra de Edom é chamada a se alegrar e exultar porque algo bom aconteceu.

"Servido o cálice" significa receber a punição que se merece.

História e explicação completa do versículo: lamentacoes 4:21

22

Ó cidade de Sião, o seu castigo terminará; o Senhor não prolongará o seu exílio. Mas, ó terra de Edom, ele punirá o seu pecado e porá à mostra a sua perversidade.

A cidade mencionada na passagem é Sião.

"Castigo" na passagem se refere às punições que a cidade de Sião sofreu.

"Exílio" na passagem se refere ao afastamento do povo de Sião de sua terra natal.

O Senhor é responsável por acabar com o castigo da cidade de Sião.

História e explicação completa do versículo: lamentacoes 4:22

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