Lamentações 1

1

Como está deserta a cidade, antes tão cheia de gente! Como se parece com uma viúva, a que antes era grandiosa entre as nações! A que era a princesa das províncias agora tornou-se uma escrava.

Lamentações foi escrito após a destruição de Jerusalém pelo exército babilônico em 586 a.C.

A cidade mencionada é Jerusalém.

A cidade está deserta porque foi destruída e seus habitantes foram levados para o exílio.

A comparação com uma viúva significa que a cidade está sozinha e vulnerável, sem a proteção de um marido.

História e explicação completa do versículo: lamentacoes 1:1

2

Chora amargamente à noite, as lágrimas rolam por seu rosto. De todos os seus amantes nenhum a consola. Todos os seus amigos a traíram; tornaram-se seus inimigos.

O autor do livro de Lamentações é desconhecido, mas tradicionalmente é atribuído a Jeremias.

Lamentações foi escrito após a destruição de Jerusalém pelos babilônios em 586 a.C.

A pessoa que está chorando amargamente é a cidade de Jerusalém personificada.

Os amantes mencionados no versículo são as nações vizinhas que antes eram aliadas de Jerusalém.

História e explicação completa do versículo: lamentacoes 1:2

3

Em aflição e sob trabalhos forçados, Judá foi levado ao exílio. Vive entre as nações sem encontrar repouso. Todos os que a perseguiram a capturaram em meio ao seu desespero.

Judá é uma das tribos de Israel e também se refere ao reino do sul após a divisão do reino de Israel.

"Aflição" significa dor, sofrimento e angústia.

"Trabalhos forçados" se refere ao trabalho escravo imposto pelos babilônios aos judeus durante o exílio.

O exílio foi o período em que os judeus foram levados cativos para a Babilônia após a destruição de Jerusalém em 586 a.C.

História e explicação completa do versículo: lamentacoes 1:3

4

Os caminhos para Sião pranteiam, porque ninguém comparece às suas festas fixas. Todas as suas portas estão desertas, seus sacerdotes gemem, suas moças se entristecem, e ela se encontra em angústia profunda.

Sião é uma colina em Jerusalém que se tornou um símbolo da cidade e do povo de Israel.

As festas fixas mencionadas no verso são as festas religiosas judaicas, como a Páscoa e o Dia da Expiação.

Ninguém comparece às festas fixas porque Sião está em ruínas e o povo de Israel foi exilado.

Todas as portas desertas simbolizam a destruição e abandono da cidade.

História e explicação completa do versículo: lamentacoes 1:4

5

Seus adversários são os seus chefes; seus inimigos estão tranqüilos. O Senhor lhe trouxe tristeza por causa dos seus muitos pecados. Seus filhos foram levados ao exílio, prisioneiros dos adversários.

Os adversários são aqueles que estão em posição de poder e autoridade sobre o povo de Judá, incluindo os líderes políticos e religiosos.

Os inimigos estão tranquilos porque conseguiram conquistar e subjugar o povo de Judá, e agora estão desfrutando dos frutos de sua vitória.

A tristeza é resultado dos muitos pecados do povo de Judá, que desobedeceu a Deus e se afastou de seus mandamentos.

Embora os inimigos tenham sido os instrumentos usados para trazer a tristeza, é Deus quem permitiu que isso acontecesse como consequência do pecado do povo.

História e explicação completa do versículo: lamentacoes 1:5

6

Todo o esplendor fugiu da cidade de Sião. Seus líderes são como corças que não encontram pastagem; sem forças fugiram diante do perseguidor.

Lamentações 1:6 foi escrito durante o período em que Jerusalém foi destruída pelos babilônios em 586 a.C.

O autor de Lamentações 1:6 é desconhecido, mas acredita-se que tenha sido escrito por Jeremias.

Os líderes mencionados em Lamentações 1:6 são os líderes políticos e religiosos de Jerusalém.

"Todo o esplendor fugiu da cidade de Sião" significa que Jerusalém perdeu toda a sua glória e grandeza.

História e explicação completa do versículo: lamentacoes 1:6

7

Nos dias de sua aflição e de seu desnorteio Jerusalém se lembra de todos os tesouros que lhe pertenciam nos tempos passados. Quando o seu povo caiu nas mãos do inimigo, ninguém veio ajudá-la. Seus inimigos olharam para ela e zombaram da sua queda.

O contexto histórico é a destruição de Jerusalém pelo exército babilônico em 586 a.C.

Os tesouros referem-se às riquezas materiais, culturais e espirituais que Jerusalém possuía antes da sua queda.

O povo de Jerusalém caiu nas mãos do inimigo por causa da sua desobediência a Deus e da sua aliança com outras nações.

Ninguém veio ajudar Jerusalém porque ela havia se tornado uma cidade impopular e desonrada.

História e explicação completa do versículo: lamentacoes 1:7

8

Jerusalém cometeu graves pecados; por isso tornou-se impura. Todos os que a honravam agora a desprezam, porque viram a sua nudez; ela mesma geme e se desvia deles.

Jerusalém é a cidade capital de Israel, mencionada frequentemente na Bíblia.

Jerusalém cometeu pecados graves, o que significa que ela se afastou de Deus e desobedeceu aos seus mandamentos.

Tornar-se impura significa que Jerusalém estava contaminada pelo pecado e, portanto, não era mais aceitável para Deus.

Os que honravam Jerusalém eram aqueles que a respeitavam e a consideravam uma cidade santa.

História e explicação completa do versículo: lamentacoes 1:8

9

Sua impureza prende-se às suas saias; ela não esperava que chegaria o seu fim. Sua queda foi surpreendente; ninguém veio consolá-la. "Olha, Senhor, para a minha aflição, pois o inimigo triunfou. "

A personagem mencionada neste verso é a cidade de Jerusalém.

A impureza que se prende às suas saias é uma referência à sua culpa e pecado.

Jerusalém não esperava que chegaria o seu fim porque ela acreditava que Deus a protegeria e a manteria segura.

A queda surpreendente mencionada no verso é uma referência à destruição de Jerusalém pelos babilônios.

História e explicação completa do versículo: lamentacoes 1:9

10

O adversário saqueia todos os seus tesouros; ela viu nações pagãs entrarem em seu santuário, sendo que tu as tinhas proibido de participar das tuas assembléias.

O adversário mencionado no versículo se refere aos inimigos de Jerusalém, que a atacaram e saquearam.

Os tesouros mencionados podem ser interpretados como os bens materiais e espirituais da cidade de Jerusalém, incluindo o templo e seus objetos sagrados.

O santuário mencionado é o templo de Jerusalém.

As nações pagãs entraram no santuário como parte do saque e da destruição da cidade.

História e explicação completa do versículo: lamentacoes 1:10

11

Todo o seu povo se lamenta enquanto vai em busca de pão; e para sobreviverem, trocam os tesouros por comida. "Olha, Senhor, e considera, pois tenho sido desprezada. "

Lamentações é um livro que relata a destruição de Jerusalém pelo exército babilônico em 586 a.C.

O "seu povo" refere-se aos habitantes de Jerusalém.

O povo está lamentando porque está passando por uma grande crise, incluindo fome e escassez de recursos.

"Ir em busca de pão" significa procurar comida para sobreviver.

História e explicação completa do versículo: lamentacoes 1:11

12

"Vocês não se comovem, todos vocês que passam por aqui? Olhem ao redor e vejam se há sofrimento maior do que o que me foi imposto e que o Senhor trouxe sobre mim no dia em que se acendeu a sua ira.

O autor de Lamentações está falando neste versículo.

O contexto histórico deste versículo é a destruição de Jerusalém pelos babilônios em 586 a.C.

A palavra "comovem" significa sentir compaixão ou empatia.

As pessoas que estão passando por aqui são as pessoas que estão testemunhando a destruição de Jerusalém.

História e explicação completa do versículo: lamentacoes 1:12

13

Do alto ele fez cair fogo sobre os meus ossos. Armou uma rede para os meus pés e me derrubou de costas. Deixou-me desolada, desfalecida o dia todo.

O "ele" mencionado no verso pode se referir a Deus ou a um inimigo da pessoa mencionada.

O fogo pode ser uma metáfora para a dor e sofrimento que a pessoa está experimentando.

"Armar uma rede para os meus pés" significa que a pessoa foi enganada ou traída de alguma forma.

A pessoa foi derrubada de costas como um sinal de fraqueza e vulnerabilidade.

História e explicação completa do versículo: lamentacoes 1:13

14

Os meus pecados foram amarrados num jugo; suas mãos os ataram todos juntos, e os colocaram em meu pescoço; o Senhor abateu a minha força. Ele me entregou àqueles que não consigo vencer.

O autor deste versículo não é especificado, mas é provável que seja Jeremias, que é tradicionalmente considerado o autor do livro de Lamentações.

Os "meus pecados" referem-se aos pecados do falante, ou possivelmente dos israelitas em geral.

A expressão "amarrados num jugo" sugere que os pecados são uma carga pesada e opressiva que o falante é obrigado a carregar.

Não está claro quem são "eles" que amarraram os pecados no pescoço do falante, mas pode ser uma referência aos inimigos de Israel ou aos próprios israelitas, que se afastaram de Deus e agora sofrem as consequências de seus pecados.

História e explicação completa do versículo: lamentacoes 1:14

15

O Senhor dispersou todos os guerreiros que me apoiavam; convocou um exército contra mim para destruir os meus jovens. O Senhor pisou no seu lagar a virgem, a cidade de Judá.

Os guerreiros que apoiavam a cidade de Judá eram provavelmente os aliados políticos e militares que a ajudavam a resistir aos inimigos.

O Senhor dispersou esses guerreiros como parte do seu julgamento contra a cidade de Judá por causa dos seus pecados.

O exército que o Senhor convocou contra a cidade de Judá era provavelmente o exército babilônico liderado por Nabucodonosor.

O exército foi convocado para punir a cidade de Judá pelos seus pecados e pela sua rebelião contra o domínio babilônico.

História e explicação completa do versículo: lamentacoes 1:15

16

É por isso que eu choro; as lágrimas inundam os meus olhos. Ninguém está por perto para consolar-me, não há ninguém que restaure o meu espírito. Meus filhos estão desamparados porque o inimigo prevaleceu. "

A pessoa que está chorando não é especificamente identificada, mas é provavelmente uma figura representativa do povo de Judá.

A pessoa está chorando por causa da destruição de Jerusalém e do Templo, que eram símbolos da presença de Deus entre o povo.

"As lágrimas inundam os meus olhos" é uma expressão poética que descreve a intensidade do choro da pessoa.

Não há ninguém por perto para consolar a pessoa porque Jerusalém foi destruída e muitas pessoas foram mortas ou levadas como cativas pelos babilônios.

História e explicação completa do versículo: lamentacoes 1:16

17

Sião estende as mãos suplicantes mas não há quem a console. O Senhor decretou que os vizinhos de Jacó se tornem seus adversários; Jerusalém tornou-se coisa imunda entre eles.

Sião é uma referência a Jerusalém, a cidade sagrada dos judeus.

Sião está estendendo as mãos suplicantes porque está sofrendo e precisa de ajuda.

"Não há quem a console" significa que ninguém está disposto ou capaz de ajudar Sião em sua aflição.

Os vizinhos de Jacó são as nações vizinhas de Israel, como Edom, Moabe e Amom.

História e explicação completa do versículo: lamentacoes 1:17

18

"O Senhor é justo, mas eu me rebelei contra a sua ordem. Ouçam, todos os povos; olhem para o meu sofrimento. Meus jovens e minhas moças foram para o exílio.

O autor do livro de Lamentações é desconhecido, mas a tradição judaica atribui a autoria ao profeta Jeremias.

O livro de Lamentações foi escrito após a destruição de Jerusalém pelo exército babilônico em 586 a.C.

O autor se rebelou contra a ordem de Deus ao desobedecer seus mandamentos e seguir seus próprios desejos.

"Todos os povos" se refere a todas as nações que testemunharam a destruição de Jerusalém e o sofrimento do povo judeu.

História e explicação completa do versículo: lamentacoes 1:18

19

Chamei os meus aliados, mas eles me traíram. Meus sacerdotes e meus líderes pereceram na cidade, enquanto procuravam comida para poderem sobreviver.

O falante não é especificamente identificado, mas é provável que seja Jeremias, o profeta que escreveu o livro de Lamentações.

Os aliados mencionados não são especificados.

Não é especificado como os aliados traíram o falante.

Os sacerdotes e líderes mencionados são provavelmente os líderes religiosos e políticos de Jerusalém.

História e explicação completa do versículo: lamentacoes 1:19

20

Veja, Senhor, como estou angustiada! Estou atormentada no íntimo, e no meu coração me perturbo pois tenho sido muito rebelde. Lá fora, a espada a todos consome; dentro impera a morte.

A pessoa que está falando é desconhecida.

A pessoa está angustiada por causa da situação difícil que está enfrentando.

Estar "atormentada no íntimo" significa que a pessoa está sofrendo profundamente.

A perturbação no coração da pessoa é causada pela situação difícil que está enfrentando e pelo seu próprio comportamento rebelde.

História e explicação completa do versículo: lamentacoes 1:20

21

Os meus lamentos têm sido ouvidos, mas não há ninguém que me console. Todos os meus inimigos sabem da minha agonia; eles se alegram com o que fizeste. Quem dera trouxesses o dia que anunciaste para que eles ficassem como eu.

O falante não é especificamente identificado, mas é provavelmente o povo de Judá lamentando a destruição de Jerusalém.

Os "meus lamentos" se referem à tristeza e dor do falante em relação à destruição de Jerusalém.

Ninguém consola o falante porque a destruição de Jerusalém é uma tragédia tão grande que não há palavras ou ações que possam aliviar a dor.

Os inimigos são provavelmente os babilônios que destruíram Jerusalém.

História e explicação completa do versículo: lamentacoes 1:21

22

Que toda a maldade deles seja conhecida diante de ti; faze com eles o que fizeste comigo por causa de todos os meus pecados. Os meus gemidos são muitos e o meu coração desfalece. "

O autor do livro de Lamentações está falando nesse versículo.

"Eles" se refere aos inimigos de Judá que destruíram Jerusalém.

"Toda a maldade deles" se refere aos atos de violência e destruição que os inimigos cometeram contra Judá e Jerusalém.

A pessoa que está falando quer que "eles" sejam punidos da mesma forma que ela foi punida por seus próprios pecados.

História e explicação completa do versículo: lamentacoes 1:22

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