Marcos 14:17

17

Ao anoitecer, Jesus chegou com os Doze.

Significado do Versículo

Os Doze referem-se aos discípulos de Jesus, que foram escolhidos por ele para serem seus seguidores mais próximos.

"Ao anoitecer" indica o momento do dia em que Jesus chegou com os Doze, provavelmente após o pôr do sol.

Jesus chegou com os Doze para celebrar a Páscoa judaica em Jerusalém.

O contexto deste versículo é a última semana de Jesus antes de sua crucificação.

Este versículo destaca a importância dos discípulos na vida e ministério de Jesus.

Este versículo é importante porque mostra que Jesus estava cumprindo a vontade de Deus ao celebrar a Páscoa com seus discípulos antes de sua morte.

Este versículo está relacionado com outros eventos na vida de Jesus, como a escolha dos Doze discípulos e a instituição da Ceia do Senhor.

Este versículo é relevante para a vida cristã hoje porque nos lembra da importância da comunhão e do compartilhamento da refeição em comunidade.

Podemos aplicar este versículo em nossas vidas buscando estar em comunhão com outros cristãos e compartilhando nossa fé com eles.

A partir deste versículo, podemos aprender que Jesus valorizava a comunhão com seus discípulos e que a celebração da Páscoa era importante para ele.

Explicação de Marcos 14:17

A chegada de Jesus e seus discípulos ao jantar da Páscoa

Era o anoitecer de um dia quente e abafado em Jerusalém, quando Jesus e seus doze discípulos chegaram à casa onde iriam celebrar a Páscoa. O ambiente estava tenso, pois Jesus sabia que sua hora estava chegando e que um de seus discípulos o trairia. Mesmo assim, ele se sentou à mesa com eles e começou a compartilhar o pão e o vinho, símbolos da sua morte iminente.

Enquanto isso, Judas Iscariotes, um dos discípulos, tramava com os líderes religiosos para entregar Jesus em troca de trinta moedas de prata. Jesus, sabendo disso, disse aos seus discípulos que um deles o trairia. Todos ficaram perplexos e começaram a perguntar quem seria o traidor.

Pedro, um dos discípulos mais próximos de Jesus, prometeu que nunca o trairia, mas Jesus lhe disse que antes do galo cantar duas vezes, Pedro o negaria três vezes. Os discípulos ficaram ainda mais abalados com essa revelação.

Enquanto isso, Jesus continuou a partilhar o pão e o vinho com seus discípulos, explicando que o pão representava o seu corpo que seria dado em sacrifício, e o vinho representava o seu sangue que seria derramado para a remissão dos pecados. Ele também disse que aquele seria o último jantar que eles teriam juntos antes da sua morte.

Após a ceia, Jesus e seus discípulos foram para o Jardim do Getsêmani, onde Jesus orou intensamente ao Pai, pedindo que se possível, afastasse dele o cálice da morte. Mas ele se submeteu à vontade de Deus e se entregou aos soldados que vieram prendê-lo.

Assim, a referência bíblica Marcos 14:17 "Ao anoitecer, Jesus chegou com os Doze." marca o início de um dos momentos mais importantes da história cristã, a celebração da Páscoa e a traição de Judas, que levaria à prisão e morte de Jesus. Esse versículo também mostra a importância dos discípulos na vida de Jesus, que os escolheu para compartilhar seus ensinamentos e sua missão na Terra.

Versões

17

Ao cair da tarde, Jesus chegou com os doze.

17

Quando anoiteceu, Jesus chegou com os doze discípulos.