Lucas 3

1

No décimo quinto ano do reinado de Tibério César, quando Pôncio Pilatos era governador da Judéia; Herodes, tetrarca da Galiléia; seu irmão Filipe, tetrarca da Ituréia e Traconites; e Lisânias, tetrarca de Abilene;

Tibério César foi o segundo imperador romano, sucedendo a Augusto.

O décimo quinto ano do seu reinado foi entre os anos 28 e 29 d.C.

Pôncio Pilatos foi o quinto governador romano da Judéia, de 26 a 36 d.C.

Tetrarca era um governante de um quarto de um território ou região.

História e explicação completa do versículo: lucas 3:1

2

Anás e Caifás exerciam o sumo sacerdócio. Foi nesse ano que veio a palavra do Senhor a João, filho de Zacarias, no deserto.

Anás e Caifás eram sumos sacerdotes judeus que exerciam o poder religioso em Jerusalém durante o período do Segundo Templo.

"Exerciam o sumo sacerdócio" significa que eles eram os líderes religiosos mais importantes e influentes da época.

A palavra do Senhor veio a João durante o reinado de Tibério César, por volta do ano 26 d.C.

João, filho de Zacarias, era um profeta que pregava no deserto e batizava as pessoas em nome de Deus.

História e explicação completa do versículo: lucas 3:2

3

Ele percorreu toda a região próxima ao Jordão, pregando um batismo de arrependimento para o perdão dos pecados.

"Ele" se refere a João Batista, um pregador que veio antes de Jesus.

O batismo de arrependimento é um ato simbólico de confessar os pecados e se arrepender deles.

O batismo em si não leva ao perdão dos pecados, mas é um sinal externo do arrependimento e da fé em Deus, que é quem perdoa os pecados.

O Jordão é mencionado porque era um rio importante na região e também porque é onde João Batista realizava seus batismos.

História e explicação completa do versículo: lucas 3:3

4

Como está escrito no livro das palavras de Isaías, o profeta: "Voz do que clama no deserto: ‘Preparem o caminho para o Senhor, façam veredas retas para ele.

Isaías é um profeta do Antigo Testamento e o livro das palavras de Isaías é o livro de Isaías na Bíblia.

"Voz do que clama no deserto" é uma referência a João Batista, que pregava no deserto e anunciava a chegada do Messias.

O Senhor mencionado na passagem é Jesus Cristo.

"Preparem o caminho" significa que as pessoas devem se preparar para a chegada de Jesus, arrependendo-se de seus pecados e se voltando para Deus.

História e explicação completa do versículo: lucas 3:4

5

Todo vale será aterrado e todas as montanhas e colinas, niveladas. As estradas tortuosas serão endireitadas e os caminhos acidentados, aplanados.

Lucas 3:5 faz parte do discurso de João Batista, que está preparando o caminho para a chegada de Jesus.

"Todo vale será aterrado" significa que todas as coisas que estão abaixo do nível do solo serão elevadas, simbolizando a elevação da humildade e da submissão.

"Todas as montanhas e colinas, niveladas" significa que todas as coisas que estão acima do nível do solo serão abaixadas, simbolizando a humildade e a igualdade.

"As estradas tortuosas serão endireitadas" significa que todas as coisas que são tortuosas e enganosas serão endireitadas, simbolizando a verdade e a honestidade.

História e explicação completa do versículo: lucas 3:5

6

E toda a humanidade verá a salvação de Deus’".

Isso significa que a salvação oferecida por Deus será vista e experimentada por pessoas de todas as nações e culturas.

Não necessariamente, pois a salvação é oferecida a todos, mas nem todos a aceitam.

A doutrina da eleição não é negada, mas a salvação é oferecida a todos, independentemente da sua origem ou status.

Não, isso significa que a salvação é oferecida por meio de Jesus Cristo, independentemente da religião ou cultura de uma pessoa.

História e explicação completa do versículo: lucas 3:6

7

João dizia às multidões que saíam para serem batizadas por ele: "Raça de víboras! Quem lhes deu a idéia de fugir da ira que se aproxima?

João Batista chamou as pessoas de "raça de víboras" porque elas eram hipócritas e não estavam se arrependendo verdadeiramente de seus pecados.

"Fugir da ira que se aproxima" significa se arrepender e se preparar para o julgamento final.

A ira que se aproxima é o julgamento final de Deus.

As pessoas estavam sendo batizadas por João Batista como um sinal de arrependimento e preparação para a vinda do Messias.

História e explicação completa do versículo: lucas 3:7

8

Dêem frutos que mostrem o arrependimento. E não comecem a dizer a si mesmos: ‘Abraão é nosso pai’. Pois eu lhes digo que destas pedras Deus pode fazer surgir filhos a Abraão.

"Dar frutos que mostrem o arrependimento" significa mudar nossas ações e comportamentos para refletir nossa mudança de coração e mente.

Podemos mostrar que estamos arrependidos por meio de nossas ações, como ajudar os necessitados, perdoar os outros e buscar a justiça.

Não devemos confiar em nossa descendência de Abraão porque isso não garante nossa salvação ou justiça diante de Deus.

"Destas pedras Deus pode fazer surgir filhos a Abraão" significa que Deus pode levantar filhos espirituais de Abraão de qualquer lugar, independentemente de sua linhagem física.

História e explicação completa do versículo: lucas 3:8

9

O machado já está posto à raiz das árvores, e toda árvore que não der bom fruto será cortada e lançada ao fogo".

O machado simboliza o julgamento de Deus.

"À raiz das árvores" significa que o julgamento é completo e final.

As árvores representam as pessoas.

"Bom fruto" se refere às boas obras e à obediência a Deus.

História e explicação completa do versículo: lucas 3:9

10

"O que devemos fazer então? ", perguntavam as multidões.

As multidões estavam perguntando o que deveriam fazer.

As multidões eram pessoas que estavam ouvindo João Batista pregar.

Elas queriam saber como deveriam agir diante da mensagem de João Batista.

O contexto da pergunta era a pregação de João Batista sobre o arrependimento e o batismo.

História e explicação completa do versículo: lucas 3:10

11

João respondia: "Quem tem duas túnicas reparta-as com quem não tem nenhuma; e quem tem comida faça o mesmo".

João Batista estava pedindo para as pessoas compartilharem suas roupas com os menos afortunados.

João Batista estava ensinando a importância da caridade e do compartilhamento.

"Túnicas" eram a roupa básica usada pelas pessoas na época, então isso se refere a compartilhar o que é necessário para a vida diária.

Isso significa que aqueles que têm comida devem compartilhá-la com aqueles que não têm.

História e explicação completa do versículo: lucas 3:11

12

Alguns publicanos também vieram para serem batizados. Eles perguntaram: "Mestre, o que devemos fazer? "

Os publicanos eram coletores de impostos para o governo romano, muitas vezes considerados corruptos e desprezados pelos judeus.

Eles queriam se arrepender de seus pecados e seguir a Deus.

O batismo é um ato de purificação e compromisso com Deus.

Ser um seguidor de Jesus significa seguir seus ensinamentos e viver de acordo com seus princípios.

História e explicação completa do versículo: lucas 3:12

13

Ele respondeu: "Não cobrem nada além do que lhes foi estipulado".

O "ele" se refere a João Batista, que está respondendo a um grupo de pessoas que perguntaram o que deveriam fazer.

Essa frase significa que as pessoas não devem exigir mais do que lhes é devido ou do que foi acordado.

O contexto dessa passagem é a pregação de João Batista sobre o arrependimento e a preparação para a vinda do Messias.

As pessoas que estão cobrando algo não são especificadas na passagem.

História e explicação completa do versículo: lucas 3:13

14

Então alguns soldados lhe perguntaram: "E nós, o que devemos fazer? " Ele respondeu: "Não pratiquem extorsão nem acusem ninguém falsamente; contentem-se com o seu salário".

Não sabemos exatamente quem eram esses soldados, mas provavelmente eram soldados romanos ou judeus que trabalhavam para os romanos.

Eles provavelmente estavam procurando orientação espiritual de João Batista.

Extorsão é a prática de obter dinheiro ou bens através da força, intimidação ou ameaça.

Acusar alguém falsamente significa culpar alguém por algo que não fizeram.

História e explicação completa do versículo: lucas 3:14

15

O povo estava em grande expectativa, questionando em seus corações se acaso João não seria o Cristo.

João é João Batista, um pregador e profeta que preparou o caminho para Jesus Cristo.

O povo estava em grande expectativa porque havia profecias sobre a vinda do Messias e eles esperavam ansiosamente por sua chegada.

"Questionando em seus corações" significa que eles estavam refletindo e ponderando sobre a possibilidade de João ser o Cristo.

O Cristo é o Messias, o Salvador prometido por Deus ao povo de Israel.

História e explicação completa do versículo: lucas 3:15

16

João respondeu a todos: "Eu os batizo com água. Mas virá alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de curvar-me e desamarrar as correias das suas sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo.

João é João Batista, um profeta que pregava no deserto e batizava as pessoas em preparação para a chegada do Messias.

"Batizar com água" significa imergir a pessoa na água como um símbolo de arrependimento e purificação.

O "alguém mais poderoso" é Jesus Cristo, o Messias que João estava preparando o caminho.

Isso significa que Jesus é tão superior a João que nem mesmo a tarefa mais humilde de um servo (desamarrar as sandálias) seria digna de João realizar para ele.

História e explicação completa do versículo: lucas 3:16

17

Ele traz a pá em sua mão, a fim de limpar sua eira e juntar o trigo em seu celeiro; mas queimará a palha com fogo que nunca se apaga".

O "ele" se refere a João Batista, que está falando sobre a vinda do Messias.

A pá simboliza a separação entre o trigo e a palha.

A eira é um espaço onde o trigo é separado da palha.

Significa que o trigo será armazenado para uso futuro.

História e explicação completa do versículo: lucas 3:17

18

E com muitas outras palavras João exortava o povo e lhe pregava as boas novas.

Quem é João mencionado nesta passagem? João se refere a João Batista, um pregador e profeta que preparou o caminho para Jesus Cristo.

O que significa "exortava o povo"? Exortar significa encorajar ou aconselhar alguém a fazer algo. João estava incentivando as pessoas a se arrependerem de seus pecados e se voltarem para Deus.

O que são as "boas novas" que João pregava? As boas novas se referem ao evangelho de Jesus Cristo, que traz a salvação e a vida eterna para aqueles que creem nele.

Por que João precisava exortar o povo? Muitas pessoas na época de João estavam vivendo em pecado e afastadas de Deus. João queria que eles se arrependessem e se voltassem para Deus antes que fosse tarde demais.

História e explicação completa do versículo: lucas 3:18

19

Todavia, quando João repreendeu Herodes, o tetrarca, por causa de Herodias, mulher do próprio irmão de Herodes, e por todas as outras coisas más que ele tinha feito,

João é João Batista, um profeta e pregador que preparou o caminho para Jesus Cristo.

Herodes é Herodes Antipas, um governante da Galiléia e Perea durante o tempo de Jesus.

Um tetrarca é um governante que governa um quarto de um território maior.

Herodias é a esposa de Herodes, que era anteriormente casada com o irmão de Herodes, Filipe.

História e explicação completa do versículo: lucas 3:19

20

Herodes acrescentou a todas elas a de colocar João na prisão.

Herodes Antipas era um governante da Galileia e Perea durante o tempo de Jesus.

Herodes queria colocar João na prisão porque João o havia criticado publicamente por seu relacionamento com Herodias, a esposa de seu irmão.

João, também conhecido como João Batista, era um pregador e profeta que pregava o arrependimento e a preparação para a vinda do Messias.

João é considerado um precursor de Jesus e batizou Jesus no rio Jordão.

História e explicação completa do versículo: lucas 3:20

21

Quando todo o povo estava sendo batizado, também Jesus o foi. E, enquanto ele estava orando, o céu se abriu

Jesus foi batizado para cumprir toda a justiça e para se identificar com a humanidade.

João Batista batizou Jesus.

O céu se abrir simboliza a comunicação entre Deus e a humanidade.

Não sabemos exatamente o que Jesus estava orando, mas podemos imaginar que Ele estava se entregando completamente a Deus.

História e explicação completa do versículo: lucas 3:21

22

e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como pomba. Então veio do céu uma voz: "Tu és o meu Filho amado; em ti me agrado".

Isso significa que o Espírito Santo se manifestou de uma forma visível e tangível, como uma pomba.

A pomba é frequentemente associada à paz e à pureza, e pode ter sido usada como um símbolo dessas qualidades.

"Ele" é Jesus, que acabara de ser batizado por João Batista.

Isso significa que Jesus é o Filho de Deus, e que Deus o ama profundamente.

História e explicação completa do versículo: lucas 3:22

23

Jesus tinha cerca de trinta anos de idade quando começou seu ministério. Ele era, como se pensava, filho de José, filho de Eli,

A idade de Jesus é mencionada como "cerca de trinta anos" porque essa era a idade em que os sacerdotes começavam a exercer seu ministério no templo.

Jesus era conhecido como filho de José porque, na cultura judaica da época, a linhagem paterna era mais importante do que a materna.

Eli é provavelmente o pai de Maria, mãe de Jesus, e não seu avô.

As diferenças entre as genealogias de Jesus em Mateus e Lucas podem ser explicadas por diferentes propósitos e públicos-alvo dos evangelhos.

História e explicação completa do versículo: lucas 3:23

24

filho de Matate, filho de Levi, filho de Melqui, filho de Janai, filho de José,

A genealogia é importante porque mostra a linhagem de Jesus desde Adão, confirmando sua descendência real e sacerdotal.

Esses homens são ancestrais de Jesus, mencionados para estabelecer sua linhagem.

A genealogia de Lucas é diferente da de Mateus porque segue uma linha diferente de descendência e tem um propósito diferente.

A genealogia começa com Jesus e vai para trás para mostrar sua conexão com Adão e a criação.

História e explicação completa do versículo: lucas 3:24

25

filho de Matatias, filho de Amós, filho de Naum, filho de Esli, filho de Nagai,

A genealogia de Jesus é importante porque prova que ele é descendente de Davi, o rei prometido na profecia do Antigo Testamento.

Essas pessoas são ancestrais de Jesus, mencionados na genealogia para provar sua linhagem real.

As genealogias de Lucas e Mateus são diferentes porque eles têm diferentes propósitos e audiências.

A genealogia de Lucas começa com Adão para mostrar que Jesus é o Salvador de toda a humanidade, não apenas dos judeus.

História e explicação completa do versículo: lucas 3:25

26

filho de Maate, filho de Matatias, filho de Semei, filho de Joseque, filho de Jodá,

Essas pessoas são antepassados de Jesus, mencionados na genealogia dele em Lucas.

A genealogia de Jesus é importante porque mostra sua linhagem real e sua conexão com a história de Israel.

As diferenças entre as genealogias de Jesus em Mateus e Lucas podem ser explicadas por diferentes propósitos e audiências dos autores.

Algumas pessoas podem ter sido omitidas ou adicionadas para fins literários ou teológicos.

História e explicação completa do versículo: lucas 3:26

27

filho de Joanã, filho de Ressa, filho de Zorobabel, filho de Salatiel, filho de Neri,

A genealogia é importante porque conecta Jesus à linhagem de Davi e Abraão, cumprindo as profecias do Antigo Testamento.

Joanã é um nome comum em hebraico que significa "Deus é gracioso". Não há muitas informações sobre ele na Bíblia.

Ressa é um nome raro na Bíblia e não há muitas informações sobre ele.

Zorobabel foi um líder judeu que ajudou a reconstruir o templo em Jerusalém após o exílio babilônico.

História e explicação completa do versículo: lucas 3:27

28

filho de Melqui, filho de Adi, filho de Cosã, filho de Elmadã, filho de Er,

Esses nomes são importantes porque fazem parte da genealogia de Jesus, que é uma prova de que Ele é o Messias prometido na Bíblia.

Esses homens são ancestrais de Jesus, que foram registrados em sua genealogia.

A genealogia de Jesus é importante porque prova que Ele é o Messias prometido na Bíblia e cumpre as profecias do Antigo Testamento.

A genealogia de Jesus é diferente em Mateus e Lucas porque eles seguem linhas genealógicas diferentes.

História e explicação completa do versículo: lucas 3:28

29

filho de Josué, filho de Eliézer, filho de Jorim, filho de Matate, filho de Levi,

A genealogia é importante porque mostra a linhagem de Jesus desde seus antepassados até sua chegada na Terra.

Josué é um dos antepassados de Jesus.

Eliézer é o pai de Josué e também um antepassado de Jesus.

Jorim é o pai de Eliézer e também um antepassado de Jesus.

História e explicação completa do versículo: lucas 3:29

30

filho de Simeão, filho de Judá, filho de José, filho de Jonã, filho de Eliaquim,

A lista de "filhos" é uma genealogia, mostrando a linhagem de Jesus.

Esses homens são ancestrais de Jesus, mostrando sua linhagem.

A genealogia de Jesus é importante porque mostra que ele é descendente de Davi, cumprindo a profecia do Antigo Testamento.

A genealogia de Mateus segue a linha real de Davi, enquanto a de Lucas segue a linha sacerdotal.

História e explicação completa do versículo: lucas 3:30

31

filho de Meleá, filho de Mená, filho de Matatá, filho de Natã, filho de Davi,

Essas pessoas são ancestrais de Jesus, mencionados em sua genealogia.

A genealogia de Jesus mostra sua linhagem real e sua conexão com as promessas de Deus no Antigo Testamento.

Lucas e Mateus provavelmente usaram fontes diferentes e tinham diferentes propósitos em suas genealogias.

Lucas enfatiza a universalidade de Jesus como o Salvador de toda a humanidade, enquanto Mateus enfatiza sua conexão com o povo judeu.

História e explicação completa do versículo: lucas 3:31

32

filho de Jessé, filho de Obede, filho de Boaz, filho de Salmom, filho de Naassom,

Jessé é o pai do rei Davi, um importante personagem do Antigo Testamento.

Obede é o filho de Boaz e Rute, também mencionados na Bíblia.

Boaz é um personagem do Antigo Testamento, que se casou com Rute e se tornou o avô do rei Davi.

Salmom é um personagem pouco conhecido da Bíblia, mas que também faz parte da genealogia de Jesus.

História e explicação completa do versículo: lucas 3:32

33

filho de Aminadabe, filho de Ram, filho de Esrom, filho de Perez, filho de Judá,

A genealogia é importante porque mostra a linhagem de Jesus até seu ancestral, Judá.

Aminadabe é um personagem do Antigo Testamento, mencionado em Êxodo 6:23 como filho de Arão.

Ram é um personagem do Antigo Testamento, mencionado em Rute 4:19 como pai de Aminadabe.

Esrom é um personagem do Antigo Testamento, mencionado em Gênesis 46:12 como filho de Perez.

História e explicação completa do versículo: lucas 3:33

34

filho de Jacó, filho de Isaque, filho de Abraão, filho de Terá, filho de Naor,

A genealogia começa com Jacó porque Lucas está seguindo a linha de Davi, que é descendente de Jacó.

Isaque é mencionado antes de Abraão porque Lucas está seguindo a linha de primogenitura, que passa por Isaque em vez de Ismael.

Terá é mencionado em vez de Naor porque Terá é o pai de Abraão e Naor é o irmão de Abraão.

A genealogia não segue a linha de primogenitura porque a linhagem messiânica não é necessariamente a linha de primogenitura.

História e explicação completa do versículo: lucas 3:34

35

filho de Serugue, filho de Ragaú, filho de Faleque, filho de Éber, filho de Salá,

Os nomes mencionados em Lucas 3:35 são nomes de antepassados de Jesus Cristo.

Esses nomes são mencionados na Bíblia para traçar a genealogia de Jesus Cristo.

A importância desses nomes para a história bíblica é que eles fazem parte da genealogia de Jesus Cristo.

Alguns desses nomes têm relação com personagens bíblicos conhecidos, como Éber, que é mencionado em Gênesis como um dos filhos de Sem.

História e explicação completa do versículo: lucas 3:35

36

filho de Cainã, filho de Arfaxade, filho de Sem, filho de Noé, filho de Lameque,

Cainã é um personagem bíblico mencionado em Gênesis 5:9-14 como filho de Enos e pai de Maalalel.

Arfaxade é um personagem bíblico mencionado em Gênesis 10:22-24 como filho de Sem e pai de Selá.

Sem é um personagem bíblico mencionado em Gênesis 5:32 como filho de Noé e pai de Arfaxade.

Noé é um personagem bíblico conhecido por ter construído a arca para sobreviver ao dilúvio. Ele é mencionado em Gênesis 5:28-32 como filho de Lameque e pai de Sem, Cam e Jafé.

História e explicação completa do versículo: lucas 3:36

37

filho de Matusalém, filho de Enoque, filho de Jarede, filho de Maalaleel, filho de Cainã,

A genealogia é importante porque mostra a linhagem de Jesus desde Adão até José, o pai adotivo de Jesus.

Matusalém, Enoque, Jarede, Maalaleel e Cainã são personagens mencionados na genealogia de Jesus.

A ordem dos nomes pode ser diferente em outras genealogias porque a Bíblia usa diferentes fontes para registrar a genealogia de Jesus.

A idade de Matusalém é mencionada em outras passagens da Bíblia para enfatizar sua longevidade.

História e explicação completa do versículo: lucas 3:37

38

filho de Enos, filho de Sete, filho de Adão, filho de Deus.

Adão é chamado de "filho de Deus" porque ele foi criado diretamente por Deus, sem pai ou mãe humanos.

Não, isso não significa que Adão era divino. Ele era uma criatura humana, mas sua criação direta por Deus o torna especial e único.

Não, a expressão "filho de Deus" tem diferentes significados na Bíblia. Jesus é o Filho de Deus de uma maneira única e divina, enquanto Adão é chamado de "filho de Deus" por causa de sua criação direta por Deus.

As genealogias de Lucas e Mateus têm diferentes propósitos e linhas de sucessão. Lucas segue a linha de sucessão até Adão, enquanto Mateus segue a linha de sucessão até Abraão.

História e explicação completa do versículo: lucas 3:38