Gênesis 43:33

33

Seus irmãos foram colocados à mesa perante ele por ordem de idade, do mais velho ao mais moço, e olhavam perplexos uns para os outros.

Significado do Versículo

Os irmãos foram colocados à mesa por ordem de idade para mostrar respeito pela hierarquia familiar.

José, o governador do Egito, ordenou que os irmãos fossem colocados à mesa.

A idade dos irmãos varia de acordo com a ordem de nascimento, mas eles eram todos adultos na época.

Os irmãos estavam perplexos porque não sabiam por que estavam sendo tratados com tanta deferência por um governador estrangeiro.

Antes de os irmãos serem colocados à mesa, José havia conversado com eles e perguntado sobre sua família e sua vida em Canaã.

A refeição foi oferecida como parte da hospitalidade egípcia e para mostrar respeito pelos visitantes.

José fez isso com seus irmãos para testar sua lealdade e ver se eles haviam mudado desde a última vez que se encontraram.

Os irmãos se sentiram surpresos e confusos ao serem colocados à mesa por ordem de idade.

José ficou emocionado ao ver seus irmãos perplexos e se retirou para chorar em particular.

O desfecho da situação foi que José revelou sua identidade aos irmãos e os convidou para se reunirem com seu pai em Canaã.

Explicação de Gênesis 43:33

A História do Banquete de José e seus Irmãos

Após anos de separação, os irmãos de José finalmente se reencontraram com ele no Egito. José, que havia se tornado um homem importante no país, decidiu convidá-los para um banquete em sua casa. Os irmãos foram colocados à mesa em ordem de idade, do mais velho ao mais novo, e olhavam perplexos uns para os outros.

José sabia que seus irmãos estavam com medo dele, pois eles haviam vendido José como escravo anos atrás. Mas José não guardava rancor e queria mostrar a eles que havia perdoado o passado. Ele também queria testar seus irmãos para ver se eles haviam mudado e se tornaram pessoas melhores.

Durante o banquete, José serviu a seus irmãos a melhor comida e vinho. Ele também deu a Benjamin, o irmão mais novo, uma porção maior do que a dos outros. Isso deixou os irmãos com inveja e preocupados com o que José poderia estar planejando.

Mas José não tinha más intenções. Ele queria ver se seus irmãos iriam tratar Benjamin da mesma forma que trataram José no passado. Ele queria ver se eles haviam aprendido a amar e cuidar uns dos outros.

No final do banquete, José revelou sua verdadeira identidade para seus irmãos e os perdoou pelo que haviam feito com ele. Ele também pediu que eles trouxessem seu pai Jacó para o Egito para que pudessem se reunir novamente como uma família.

O versículo em questão, Gênesis 43:33, descreve a cena em que os irmãos de José foram colocados à mesa em ordem de idade. Isso mostra a atenção aos detalhes de José e sua habilidade em testar seus irmãos de forma sutil. A cena também mostra a tensão entre os irmãos e a preocupação deles com o que poderia acontecer a seguir.

No final, o banquete de José se tornou um momento de reconciliação e perdão. Ele mostrou a seus irmãos que havia mudado e que queria restaurar o relacionamento com eles. A história de José e seus irmãos é uma lição sobre o poder do perdão e da reconciliação, mesmo em situações difíceis e dolorosas.

Versões

33

E sentaram-se diante dele por ordem de idade, desde o mais velho ao mais novo. Eles olhavam uns para os outros cheios de espanto.

33

Os irmãos se sentaram de frente para José. Eles foram colocados por ordem de idade, desde o mais velho até o mais moço. Quando viram isso, eles começaram a olhar uns para os outros, muito admirados.