Gênesis 42:32

32

Dissemos também que éramos doze irmãos, filhos do mesmo pai, e que um já havia morrido e que o caçula estava com o nosso pai, em Canaã.

Significado do Versículo

Os irmãos de José disseram que eram doze irmãos.

Eles mencionaram que um irmão já havia morrido para justificar a ausência dele.

O irmão mais novo estava com o pai dos irmãos em Canaã.

O nome do pai dos irmãos era Jacó.

Os irmãos eram filhos do mesmo pai.

O irmão que havia morrido era José.

O irmão mais novo não estava presente porque estava com o pai.

Canaã é uma região que corresponde, em grande parte, ao atual território de Israel.

Naquele momento, os irmãos estavam diante de José, que eles não reconheciam, pedindo ajuda para comprar alimentos.

O objetivo da declaração dos irmãos era convencer José de que eram honestos e que não tinham más intenções.

Explicação de Gênesis 42:32

A história da mentira dos irmãos sobre sua identidade e família

Em um momento de desespero, dez irmãos se encontram diante do governador do Egito, implorando por alimento para suas famílias que sofriam com a fome. O governador, que na verdade era José, seu irmão mais novo que havia sido vendido como escravo pelos próprios irmãos, os acusou de serem espiões e exigiu que provassem sua inocência.

Foi então que os irmãos decidiram mentir, dizendo que eram doze irmãos, filhos do mesmo pai, e que um já havia morrido e que o caçula estava com o pai em Canaã. A mentira foi tão convincente que José decidiu testá-los ainda mais, mantendo um dos irmãos como refém e exigindo que os outros voltassem com o caçula para provar sua história.

A mentira dos irmãos revela a profundidade de sua culpa e arrependimento por terem vendido José como escravo anos antes. Eles estavam dispostos a mentir para proteger a vida de suas famílias e, ao mesmo tempo, estavam dispostos a arriscar a vida de seu irmão mais novo para provar sua inocência.

No final, a verdade foi revelada e José perdoou seus irmãos, mostrando que a mentira não é a solução para os problemas e que a verdade sempre prevalece. A história de Gênesis 42:32 é um lembrete poderoso de que nossas ações têm consequências e que devemos sempre buscar a verdade e a justiça, mesmo em situações difíceis.

Versões

32

Somos doze irmãos, filhos de um mesmo pai; um já não existe, e o mais novo está hoje com o nosso pai na terra de Canaã."

32

Somos ao todo doze irmãos, filhos do mesmo pai. Mas um dos nossos irmãos desapareceu, e o mais novo está neste momento com o nosso pai em Canaã.”