Exortações Gerais – Sulamita Macêdo

Exortações Gerais – Sulamita Macêdo

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

– Cumprimentem os alunos.

– Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.

– Perguntem como passaram a semana.

– Escutem atentamente o que eles falam.

– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.

3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).

Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

– Apresentem o título da lição: Exortações Gerais.

– Coloquem no quadro as seguintes palavras:

Velhos

Mulheres idosas e novas

Jovens

Servos

– Falem que nesta lição vamos estudar sobre as recomendações do apóstolo Paulo para Tito quanto ao tratamento dele e estes grupos de pessoas.

Então leiam o texto bíblico, apontado e refletindo sobre as orientações.

– Falem que na igreja há várias faixas etárias e grupos específicos que precisam de um atendimento e cuidado adequados.

– Depois, apliquem a dinâmica “Igreja para todos”.

– Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.  Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Sugestão para a conclusão do trimestre:

1 – O professor deve escrever uma carta contendo alguns pontos importantes estudados nas cartas de Paulo a Timóteo e a Tito.

Fazer cópias da carta, colocar num envelope e escrever no remetente o nome do professor ou professores e no destinatário o nome de cada aluno.

No dia da lição 13, entregar a carta para cada aluno.

2 – Vejam outras sugestões no Texto Pedagógico, postado abaixo:

Leitura e Avaliação de Livros da Bíblia

É muito comum fazer avaliação de leitura de um livro da Bíblia através de testes. Neste texto, sugiro 10 maneiras distintas, fugindo da forma tradicional de avaliar:

1 – Organizar Rodas de Leitura para discutir um livro se for pequeno e partes de um livro de for grande(muitos capítulos).

2 – Realizar dramatização de um trecho de um livro.

3 – Fazer um resumo de um livro; o professor deve apresentar um roteiro com alguns pontos interessantes que não podem faltar no resumo.

4 – Apresentar versículos ou parte da história que mais chamou atenção na leitura e explicar.

5 – Relacionar os nomes dos personagens bíblicos e escrever suas qualidades e defeitos, como também atitudes que mais gostou.

6 – Enviar um email para um colega da classe, falando sobre a leitura do livro e colocando fatos e versículos que mais chamaram a atenção. Fazer a cópia do email e levar no dia da avaliação.

7 – Desenhar um acontecimento do livro e explicar.

8 – Se for leitura de um livro poético, organizar um Sarau para os alunos recitarem os textos poéticos.

9 – Se for leitura do livro dos Salmos, escrever um salmo de agradecimento a Deus e apresentar para a turma.

10 – Fazer paródias sobre o tema do livro. É interessante que esta atividade desse ser feita em grupo. As músicas podem ser acompanhadas pelos alunos e seus instrumentos(caso saibam tocar).

Por Sulamita Macedo.

Dinâmica: Igreja para todos

Objetivo: Refletir sobre a importância da igreja agregar todas as faixas etárias e grupos específicos, tratando-os de forma adequada.

Material:

Palavras digitadas: Crianças, Adolescentes, Jovens, Senhoras, Senhores, Idosos, Idosas e Pessoas portadoras de necessidades especiais.

A quantidade vai depender do número de alunos. Para que todos os alunos tenham uma identificação, as palavras poderão ser repetidas.

01 rolo de fita adesiva

Procedimento:

– Organizem os alunos em círculo. A quantidade deve ser ímpar.

– Coloquem identificações(descritas abaixo) nos alunos, utilizando uma fita adesiva ou outro material que fique fixado na roupa do aluno. Todos os alunos devem ter uma identificação, as palavras poderão ser repetidas.

Crianças

Adolescentes

Jovens

Senhoras

Senhores

Idosos

Idosas

Pessoas portadoras de necessidades especiais

– Solicitem que os alunos formem duplas, quando vocês disserem: Agora! ou Já!

Vai sobrar sempre uma pessoa.

– Perguntem para a pessoa que ficou sozinha(observem e falem qual a identificação deste aluno):

Como você se sentiu por não está formando uma dupla?

É ruim não está incluído?

– Perguntem a 01 ou 02 pessoas que formaram duplas:

Como se sentiu formando duplas, isto é, não ficar excluído?

– Continuem fazendo o mesmo procedimento pelos menos 05 vezes, com a mesma quantidade de pessoas em número ímpar.

Falem que a cada comando(dizer Agora! ou Já!), as duplas devem ser formadas por pessoas diferentes.

– Lembrem-se de que poderão ocorrer várias situações:

Haverá alguém que conseguiu fazer duplas em todos momentos.

Haverá alguém que conseguiu formar dupla e em outro momento ficar “excluído”.

Haverá alguém que desistiu de tentar formar duplas.

– Depois, enfatizem a importância:

Da inclusão do plano da Salvação, por isso fomos alcançados. Leiam João 3.16, enfatizando as palavras “Deus amou o mundo” e “para que todo aquele que nele crer”.

Da Igreja agregar todas as faixas etárias e grupos específicos, tratando-os de forma adequada.

De cada pessoa não se isolar do grupo, pois precisamos conviver juntos em unidade e comunhão.

– Para concluir, leiam At 10.34:

“E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas”.

Ideia original desconhecida.

Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

Publicado no blog Atitude de Aprendiz

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