Ester 9:26

26

Por isso aqueles dias foram chamados Purim, da palavra pur. Considerando tudo o que estava escrito nessa carta, o que tinham visto e o que tinha acontecido,

Significado do Versículo

"Purim" significa "sorteio" em hebraico.

A celebração de Purim tem origem na história descrita no Livro de Ester, em que os judeus foram salvos de um massacre planejado pelo rei persa Assuero.

A carta mencionada no versículo era uma carta enviada por Mardoqueu, um judeu, para todos os judeus do reino de Assuero, explicando a origem da celebração de Purim.

Mardoqueu escreveu a carta mencionada no versículo.

Durante os dias de Purim, as pessoas viram a vitória dos judeus sobre seus inimigos e a libertação do perigo iminente.

O termo "pur" se refere ao sorteio que Hamã, o inimigo dos judeus, usou para escolher a data do massacre planejado.

Os dias de Purim foram chamados assim porque a palavra "pur" foi usada na história para se referir ao sorteio que Hamã fez.

Ester era uma judia que se tornou rainha do rei persa Assuero e usou sua posição para salvar seu povo do massacre planejado por Hamã.

A passagem de Ester 9:26 ocorre após a vitória dos judeus sobre seus inimigos, que foi celebrada como a origem da celebração de Purim.

Os judeus celebram o Purim hoje em dia com festas, leituras do Livro de Ester, doações para os pobres e o envio de presentes para amigos e familiares.

Explicação de Ester 9:26

A origem da celebração anual que envolve a leitura do Livro de Ester e a distribuição de presentes e alimentos aos amigos e aos pobres é contada em um dos capítulos desse livro. A história começa com o rei persa Assuero, que governava um vasto império que se estendia da Índia à Etiópia. Ele organizou um grande banquete para mostrar sua riqueza e poder aos seus súditos e convidados, que incluíam os nobres e líderes das províncias. Durante sete dias, eles beberam vinho em copos de ouro e prata, enquanto as mulheres se reuniam em um salão separado para se divertir.

No sétimo dia, o rei chamou sua rainha, Vasti, para exibir sua beleza diante dos convidados. Mas ela se recusou a obedecer, o que enfureceu o rei e seus conselheiros. Eles decidiram destituí-la do trono e procurar uma nova rainha entre as jovens mais bonitas do império. Entre elas estava Ester, uma órfã judia criada por seu primo Mardoqueu, que a aconselhou a não revelar sua origem e a obedecer as ordens do rei.

Ester foi escolhida como rainha e ganhou a simpatia do rei por sua beleza e inteligência. Mas ela guardava um segredo: seu povo estava ameaçado de extermínio por um dos conselheiros do rei, um homem chamado Hamã, que odiava os judeus por sua recusa em se curvar diante dele. Mardoqueu pediu a Ester que intercedesse junto ao rei em favor de seu povo, mas ela temia pela própria vida, pois quem se aproximava do rei sem ser chamado corria o risco de ser morto.

Com coragem e astúcia, Ester preparou um banquete para o rei e Hamã, onde revelou sua origem judaica e denunciou o plano de Hamã. O rei ficou furioso e ordenou a execução de Hamã e seus filhos, além de autorizar os judeus a se defenderem de seus inimigos. Eles lutaram com bravura e venceram, matando mais de 75 mil adversários em todo o império.

Para comemorar essa vitória, os judeus estabeleceram a festa de Purim, que significa "sorte" em hebraico, pois Hamã havia lançado um sorteio para escolher o dia do massacre. Eles celebram essa festa até hoje, lendo o Livro de Ester, vestindo fantasias, dançando e dando presentes aos amigos e aos pobres. Eles também preparam um prato especial chamado hamantaschen, que lembra os chapéus de Hamã, e bebem vinho até ficarem alegres e não conseguirem mais distinguir entre "abençoado seja Mardoqueu" e "amaldiçoado seja Hamã".

Versões

26

Por isso, esses dias são chamados de "Purim", do nome "Pur". Daí, por causa de todas as palavras daquela carta, e do que testemunharam, e do que lhes havia acontecido,

26

É por isso que esses dias feriados são chamados de “Purim”, que é o plural da palavra “pur” . Como resultado da carta de Mordecai e de tudo o que os judeus tinham visto e das coisas que aconteceram,