Esdras 2:59

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Os que chegaram das cidades de Tel-Melá, Tel-Harsa, Querube, Adã e Imer, mas não puderam comprovar que suas famílias descendiam de Israel, foram os seguintes:

Significado do Versículo

As cidades mencionadas na passagem bíblica são Tel-Melá, Tel-Harsa, Querube, Adã e Imer.

Os indivíduos que não puderam comprovar sua descendência de Israel foram aqueles que chegaram das cidades mencionadas.

Esses indivíduos não puderam comprovar sua descendência porque não tinham registros genealógicos ou documentos que comprovassem sua origem.

A comprovação da descendência de Israel era importante porque apenas os descendentes de Israel tinham direito a certos privilégios e benefícios na época.

Esses indivíduos foram excluídos da comunidade judaica e não puderam participar da reconstrução do templo de Jerusalém.

Esdras era um sacerdote e escriba judeu que liderou a reconstrução do templo de Jerusalém e promoveu a observância da lei de Deus.

A passagem bíblica se encaixa no contexto histórico da reconstrução do templo de Jerusalém após o exílio babilônico.

A reconstrução do templo de Jerusalém era importante porque simbolizava a restauração da identidade e da fé do povo judeu.

Essa passagem bíblica se relaciona com a história do povo judeu porque mostra a importância da preservação da identidade e da descendência de Israel.

A mensagem que podemos extrair dessa passagem bíblica é a importância da preservação da nossa identidade e das nossas raízes, bem como a necessidade de respeitar e valorizar a história e a cultura dos nossos antepassados.

Explicação de Esdras 2:59

A história daqueles que não puderam comprovar sua descendência Durante a reconstrução do templo em Jerusalém, muitos judeus retornaram do exílio na Babilônia para se estabelecerem novamente em sua terra natal. Entre eles estavam aqueles que vieram das cidades de Tel-Melá, Tel-Harsa, Querube, Adã e Imer. No entanto, esses indivíduos não puderam comprovar que suas famílias descendiam de Israel, o que gerou uma grande controvérsia.

Os líderes religiosos da época, encarregados de supervisionar a reconstrução do templo, estavam preocupados com a pureza da linhagem dos judeus que retornaram do exílio. Eles temiam que indivíduos que não fossem descendentes diretos de Israel contaminassem a comunidade e comprometessem a santidade do templo.

Diante dessa situação, os líderes religiosos decidiram que aqueles que não pudessem comprovar sua descendência não poderiam participar da construção do templo. Isso gerou uma grande frustração entre os indivíduos afetados, que se sentiram discriminados e excluídos da comunidade.

No entanto, essa medida foi tomada com base em uma tradição antiga que valorizava a pureza da linhagem dos judeus. Acreditava-se que a identidade judaica era transmitida de pai para filho e que a mistura com outras culturas poderia comprometer a integridade da comunidade.

Apesar da controvérsia gerada, a medida foi mantida e aqueles que não puderam comprovar sua descendência foram excluídos da construção do templo. No entanto, eles ainda podiam participar da vida comunitária e religiosa, mas não tinham o mesmo status dos judeus que podiam comprovar sua linhagem.

Essa história nos mostra como a tradição e a pureza da linhagem eram valorizadas na cultura judaica antiga. No entanto, também nos alerta para os perigos da discriminação e exclusão de indivíduos que não se enquadram em determinados padrões. É importante lembrar que a identidade judaica não é determinada apenas pela descendência, mas também pela prática religiosa e pela conexão com a comunidade.

Em última análise, a história de Esdras 2:59 nos lembra da importância de valorizar a diversidade e a inclusão em nossas comunidades, independentemente da linhagem ou origem étnica.

Versões

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Os seguintes voltaram de Tel-Melá, Tel-Harsa, Querube, Adã e Imer, porém não puderam provar que as suas famílias e a sua linhagem eram de Israel:

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Havia seiscentos e cinquenta e dois que eram dos grupos de famílias de Delaías, Tobias e Necoda que voltaram das cidades de Tel-Melá, Tel-Harsa, Querube, Adã e Imer. Mas eles não puderam provar que eram israelitas por raça ou por parentesco.