Neemias 7:30

30

de Ramá e Geba 621

Significado do Versículo

"De Ramá e Geba 621" se refere aos habitantes dessas cidades que retornaram do exílio babilônico e se estabeleceram em Jerusalém.

Ramá e Geba eram cidades localizadas na tribo de Benjamim, a cerca de 10 km ao norte de Jerusalém.

Essas cidades foram mencionadas em Neemias 7:30 como parte da lista dos que retornaram do exílio babilônico e se estabeleceram em Jerusalém.

Ramá e Geba foram importantes cidades na história de Israel, mencionadas em vários livros do Antigo Testamento, incluindo Josué, Juízes e 1 Samuel.

O número 621 provavelmente se refere ao número de pessoas que retornaram do exílio babilônico e se estabeleceram em Jerusalém.

Neemias foi um líder judeu que retornou do exílio babilônico para reconstruir Jerusalém e o templo. O livro de Neemias é uma narrativa histórica que descreve esse processo.

O propósito do livro de Neemias é registrar a reconstrução de Jerusalém e do templo, bem como a restauração da adoração a Deus.

Esse versículo se relaciona com o restante do livro de Neemias como parte da lista dos que retornaram do exílio babilônico e se estabeleceram em Jerusalém.

A mensagem que podemos extrair desse versículo é a importância da restauração da comunidade de Israel após o exílio babilônico e a fidelidade de Deus em cumprir suas promessas de restauração.

Explicação de Neemias 7:30

A História dos Nomes de Ramá e Geba na Bíblia

Neemias 7:30 é uma referência bíblica que traz consigo uma história interessante sobre dois nomes: Ramá e Geba. Esses nomes aparecem em uma lista de pessoas que retornaram do exílio babilônico para Jerusalém, liderados por Zorobabel e Jesua. Mas quem eram Ramá e Geba e por que seus nomes foram incluídos nessa lista?

Ramá era uma cidade localizada na tribo de Benjamim, a cerca de 8 km ao norte de Jerusalém. Era conhecida por ser o local onde Samuel nasceu e morreu, além de ter sido um importante centro religioso e político no período dos reis de Israel. Já Geba era uma cidade próxima a Ramá, também localizada na tribo de Benjamim. Era conhecida por ter sido um dos locais onde Saul montou acampamento antes de sua batalha contra os filisteus.

Ambas as cidades foram mencionadas diversas vezes na Bíblia, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento. No livro de Josué, por exemplo, Geba é descrita como uma das cidades fortificadas que Josué conquistou durante a conquista de Canaã. Já no livro de Juízes, Ramá é mencionada como o local onde Sansão foi enterrado após sua morte.

No período do exílio babilônico, muitos judeus foram levados cativos para a Babilônia, incluindo os habitantes de Ramá e Geba. Mas, após o decreto de Ciro permitindo o retorno dos judeus a Jerusalém, muitos decidiram voltar para suas terras de origem. Foi nesse contexto que Ramá e Geba foram incluídas na lista de pessoas que retornaram com Zorobabel e Jesua.

Embora pareça uma informação simples e sem muita relevância, a inclusão dos nomes de Ramá e Geba nessa lista é importante por mostrar a conexão entre a história bíblica e a história real. Além disso, a menção dessas cidades serve como um lembrete da importância que elas tiveram no passado e da continuidade da história do povo de Israel.

Em resumo, a referência bíblica de Neemias 7:30 traz consigo a história dos nomes de Ramá e Geba, duas cidades importantes na história de Israel. A inclusão desses nomes na lista de pessoas que retornaram do exílio babilônico para Jerusalém é um lembrete da conexão entre a história bíblica e a história real, além de mostrar a continuidade da história do povo de Israel.

Versões

30

Os homens de Ramá e Geba, seiscentos e vinte e um.

30

Também voltaram as pessoas cujos antepassados haviam morado nas seguintes cidades: Belém e Netofa: cento e oitenta e oito. Anatote: cento e vinte e oito. Bete-Azmavete quarenta e duas. Quiriate-Jearim, Cefira e Beerote: setecentas e quarenta e três. Ramá e Geba: seiscentos e vinte e uma. Micmás: cento e vinte e duas. Betel e Ai: cento e vinte e três. A outra Nebo: cinquenta e duas. A outra Elão: mil duzentas e cinquenta e quatro. Harim: trezentas e vinte. Jericó: trezentas e quarenta e cinco. Lode, Hadide e Ono: setecentos e vinte e uma. Senaá: três mil novecentas e trinta.