Juízes 3

1

São estas as nações que o Senhor deixou para pôr à prova todos os israelitas que não tinham visto nenhuma das guerras em Canaã

As nações mencionadas são os cananeus, heteus e amorreus.

O Senhor deixou essas nações para pôr à prova os israelitas e ver se eles permaneceriam fiéis a Ele.

"Pôr à prova" significa testar a fidelidade e a obediência dos israelitas.

Os israelitas que não tinham visto nenhuma das guerras em Canaã eram a nova geração que havia nascido no deserto após o êxodo do Egito.

História e explicação completa do versículo: juizes 3:1

2

( fez isso apenas para treinar na guerra os descendentes dos israelitas, pois não tinham tido experiência anterior de combate ):

Não sabemos ao certo por que Deus permitiu que os israelitas não tivessem experiência anterior de combate, mas é possível que isso tenha sido parte de seu plano para treiná-los na guerra.

O objetivo de Deus ao permitir que os israelitas não tivessem experiência anterior de combate era treiná-los na guerra para que pudessem conquistar a terra de Canaã.

Deus precisava treinar os descendentes dos israelitas na guerra para que pudessem lutar contra os inimigos que habitavam a terra de Canaã.

Deus escolheu a guerra como forma de treinar os descendentes dos israelitas porque era a única maneira de eles aprenderem a lutar e a vencer seus inimigos.

História e explicação completa do versículo: juizes 3:2

3

os cinco governantes dos filisteus, todos os cananeus, os sidônios e os heveus que viviam nos montes do Líbano, desde o monte Baal-Hermom até Lebo-Hamate.

Os cinco governantes dos filisteus eram líderes políticos e militares das cidades-estado filisteias.

Os cananeus, sidônios e heveus eram povos que habitavam a região da Palestina e do Líbano na época.

Baal-Hermom era um monte sagrado na região do Líbano, associado ao deus Baal.

Lebo-Hamate é uma região no norte da Síria, próxima à fronteira com a Turquia.

História e explicação completa do versículo: juizes 3:3

4

Essas nações foram deixadas para que por elas os israelitas fossem postos à prova, se obedeceriam aos mandamentos que o Senhor dera aos seus antepassados por meio de Moisés.

As nações deixadas para que os israelitas fossem postos à prova são mencionadas no versículo anterior: "Estas são as nações que o Senhor deixou para pôr à prova todos os israelitas que não tinham conhecido nenhuma das guerras de Canaã" (Juízes 3:1).

Deus deixou essas nações para que os israelitas fossem postos à prova para ver se eles obedeceriam aos seus mandamentos.

O propósito de testar os israelitas era para que eles aprendessem a confiar em Deus e a obedecer aos seus mandamentos.

O papel dos juízes nesse teste era liderar os israelitas e ajudá-los a obedecer aos mandamentos de Deus.

História e explicação completa do versículo: juizes 3:4

5

Os israelitas viviam entre os cananeus, os hititas, os amorreus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus.

Os cananeus, hititas, amorreus, ferezeus, heveus e jebuseus eram povos que habitavam a região da Palestina na época em que os israelitas chegaram.

"Viviam entre" significa que os israelitas habitavam a mesma região que esses povos.

Os israelitas viviam entre esses povos porque Deus havia prometido a Abraão que daria a ele e a seus descendentes a terra de Canaã como herança (Gênesis 12:7).

A relação dos israelitas com esses povos era de convivência, mas também de conflito e guerra.

História e explicação completa do versículo: juizes 3:5

6

Tomaram as filhas deles em casamento e deram suas filhas aos filhos deles, e prestaram culto aos deuses deles.

"Eles" se refere aos israelitas e "eles" se refere às nações vizinhas.

Os israelitas se casariam com mulheres de outras nações por razões políticas, econômicas ou sociais.

Os israelitas adorariam os deuses de outras nações por influência cultural e pressão social.

Não necessariamente. O casamento inter-racial não é condenado na Bíblia, mas a idolatria é.

História e explicação completa do versículo: juizes 3:6

7

Os israelitas fizeram o que o Senhor reprova, pois esqueceram-se do Senhor seu Deus e prestaram culto aos baalins e aos postes sagrados.

Os israelitas mencionados nesse versículo são o povo de Israel, descendentes de Jacó.

"Fizeram o que o Senhor reprova" significa que os israelitas agiram de maneira contrária à vontade de Deus.

O Senhor mencionado nesse versículo é o Deus de Israel, o criador do universo.

Baalins eram divindades cananeias associadas à fertilidade e à chuva, enquanto os postes sagrados eram objetos de culto relacionados à deusa Aserá.

História e explicação completa do versículo: juizes 3:7

8

Acendeu-se a ira do Senhor de tal forma contra Israel que ele os entregou nas mãos de Cuchã-Risataim, rei da Mesopotâmia, por quem os israelitas foram subjugados durante oito anos.

A ira do Senhor se acendeu contra Israel devido à desobediência do povo, que se afastou dos caminhos de Deus e passou a adorar outros deuses.

Cuchã-Risataim é um rei da Mesopotâmia que foi usado por Deus para disciplinar seu povo.

A Mesopotâmia é uma região histórica que se estende do atual Iraque até a Síria e a Turquia.

Cuchã-Risataim subjugou os israelitas através de uma invasão militar, conquistando suas cidades e impondo tributos.

História e explicação completa do versículo: juizes 3:8

9

Mas, quando clamaram ao Senhor, ele lhes levantou um libertador, Otoniel, filho de Quenaz, o irmão mais novo de Calebe, que os libertou.

O povo de Israel clamou ao Senhor.

Eles clamaram ao Senhor porque estavam oprimidos pelos reis de Mesopotâmia.

Otoniel é um dos juízes de Israel, escolhido por Deus para libertar o povo da opressão.

Quenaz é o pai de Otoniel.

História e explicação completa do versículo: juizes 3:9

10

O Espírito do Senhor veio sobre ele, de modo que liderou Israel e foi à guerra. O Senhor entregou Cuchã-Risataim, rei de Arã, nas mãos de Otoniel, que prevaleceu contra ele.

Otoniel era um dos juízes de Israel, mencionado em Juízes 3:10.

Otoniel liderou Israel e foi à guerra contra Cuchã-Risataim, rei de Arã.

"O Espírito do Senhor veio sobre ele" significa que Deus capacitou Otoniel para liderar e vencer a batalha.

Cuchã-Risataim era o rei de Arã, uma região que ficava ao norte de Israel.

História e explicação completa do versículo: juizes 3:10

11

E a terra teve paz durante quarenta anos, até a morte de Otoniel, filho de Quenaz.

Otoniel foi o primeiro juiz de Israel após a morte de Josué.

Quenaz era o pai de Otoniel e um líder da tribo de Judá.

"A terra teve paz" significa que não houve conflitos ou guerras durante esse período.

A paz durou apenas 40 anos porque o povo de Israel continuou a se afastar de Deus e a se envolver em idolatria e pecado.

História e explicação completa do versículo: juizes 3:11

12

Mais uma vez os israelitas fizeram o que o Senhor reprova, e por isso o Senhor deu a Eglom, rei de Moabe, poder sobre Israel.

Os israelitas mencionados em Juízes 3:12 são os descendentes de Jacó que habitavam a terra de Canaã.

"Fizeram o que o Senhor reprova" significa que os israelitas se afastaram dos mandamentos de Deus e se envolveram em idolatria e outros pecados.

Eglom era o rei de Moabe, um país vizinho a Israel.

Deus deu poder a Eglom sobre Israel como um castigo pelos pecados dos israelitas.

História e explicação completa do versículo: juizes 3:12

13

Conseguindo uma aliança com os amonitas e com os amalequitas, Eglom veio e derrotou Israel, e conquistou a Cidade das Palmeiras.

Eglom era o rei dos moabitas, um povo inimigo de Israel.

Os amonitas e os amalequitas eram povos vizinhos de Israel que frequentemente entravam em conflito com eles.

"Conseguindo uma aliança" significa que Eglom fez um acordo com os amonitas e os amalequitas para se unirem contra Israel.

Não é especificado como Eglom derrotou Israel, mas presume-se que tenha sido através de uma batalha.

História e explicação completa do versículo: juizes 3:13

14

Os israelitas ficaram sob o domínio de Eglom, rei de Moabe, durante dezoito anos.

Eglom era o rei de Moabe, um país vizinho de Israel.

"Domínio" significa que Eglom tinha controle sobre os israelitas e cobrava impostos e tributos deles.

Os israelitas ficaram sob o domínio de Eglom porque se afastaram de Deus e adoraram outros deuses.

O domínio de Eglom sobre os israelitas durou dezoito anos.

História e explicação completa do versículo: juizes 3:14

15

Novamente os israelitas clamaram ao Senhor, que lhes deu um libertador chamado Eúde, homem canhoto, filho do benjamita Gera. Os israelitas o enviaram com o pagamento de tributos a Eglom, rei de Moabe.

Os israelitas eram o povo escolhido por Deus para habitar a Terra Prometida.

Os israelitas clamaram ao Senhor porque estavam sendo oprimidos pelos moabitas.

Eúde era um homem escolhido por Deus para libertar os israelitas da opressão dos moabitas.

Eúde era chamado de libertador porque foi usado por Deus para libertar os israelitas da opressão dos moabitas.

História e explicação completa do versículo: juizes 3:15

16

Eúde havia feito uma espada de dois gumes, de quarenta e cinco centímetros de comprimento, e a tinha amarrado na coxa direita, debaixo da roupa.

Eúde é um dos juízes de Israel, mencionado no livro de Juízes da Bíblia.

Eúde fez uma espada para usá-la como arma em sua missão de libertar Israel dos moabitas.

A espada tinha quarenta e cinco centímetros de comprimento.

Eúde amarrou a espada na coxa direita para facilitar o acesso rápido à arma.

História e explicação completa do versículo: juizes 3:16

17

Ele entregou o tributo a Eglom, rei de Moabe, homem muito gordo.

Eglom é o rei de Moabe, uma nação vizinha de Israel.

"Entregar o tributo" significa pagar uma taxa ou imposto ao rei ou governante de uma nação.

Um tributo é uma taxa ou imposto pago a um governante ou rei por um povo ou nação subjugada.

"Rei de Moabe" significa que Eglom era o governante da nação de Moabe.

História e explicação completa do versículo: juizes 3:17

18

Em seguida, Eúde mandou embora os carregadores.

Eúde é um juiz de Israel mencionado no livro de Juízes.

"Mandou embora os carregadores" significa que Eúde dispensou os homens que estavam carregando um presente para o rei inimigo.

Eúde mandou embora os carregadores como parte de um plano para assassinar o rei inimigo.

Os carregadores eram homens que estavam carregando um presente para o rei inimigo em nome de Eúde.

História e explicação completa do versículo: juizes 3:18

19

Junto aos ídolos que estão perto de Gilgal, ele voltou e disse: "Tenho uma mensagem secreta para ti, ó rei". O rei respondeu: "Calado! " E todos os seus auxiliares saíram de sua presença.

O personagem que fala no verso 19 de Juízes 3 não é especificado.

Os ídolos que estão perto de Gilgal são provavelmente objetos de adoração pagã.

A mensagem secreta que o personagem tem para o rei não é revelada.

O rei mencionado no verso 19 não é especificado.

História e explicação completa do versículo: juizes 3:19

20

Eúde aproximou-se do rei, que estava sentado sozinho na sala superior do palácio de verão, e repetiu: "Tenho uma mensagem de Deus para ti". Quando o rei se levantou do trono,

Eúde é um dos juízes de Israel mencionados no livro de Juízes.

O nome do rei não é mencionado na passagem.

O rei estava sentado sozinho na sala superior do palácio de verão.

Eúde disse ao rei que tinha uma mensagem de Deus para ele.

História e explicação completa do versículo: juizes 3:20

21

Eúde estendeu a mão esquerda, apanhou a espada de sua coxa direita e cravou-a na barriga do rei.

Eúde é um juiz de Israel que foi escolhido por Deus para libertar o povo de Israel da opressão dos moabitas.

O rei mencionado na passagem é Eglom, o rei dos moabitas.

Eúde cravou a espada na barriga do rei para matá-lo e assim libertar o povo de Israel da opressão dos moabitas.

O resultado da ação de Eúde foi a morte do rei Eglom e a libertação do povo de Israel da opressão dos moabitas.

História e explicação completa do versículo: juizes 3:21

22

Até o cabo penetrou com a lâmina; e, como não tirou a espada, a gordura se fechou sobre ela.

O personagem não é especificamente mencionado, mas presume-se que seja Eúde, um dos juízes de Israel.

A história se passa durante o período dos juízes, quando os israelitas estavam sendo oprimidos pelos moabitas.

Eúde penetrou a lâmina até o cabo para matar o rei moabita, Eglom.

Ele não retirou a espada porque Eglom era um homem obeso e a espada ficou presa em seu corpo.

História e explicação completa do versículo: juizes 3:22

23

Então Eúde saiu para o pórtico, depois de fechar e trancar as portas da sala atrás de si.

Eúde é um juiz de Israel.

Ele fechou e trancou as portas da sala onde estava com o rei de Moabe.

Significa que ele garantiu que ninguém pudesse entrar na sala depois que ele saiu.

Eúde fez isso para garantir que o rei de Moabe não pudesse escapar.

História e explicação completa do versículo: juizes 3:23

24

Depois que ele saiu, vieram os servos e encontraram trancadas as portas da sala superior, e disseram: "Ele deve estar fazendo suas necessidades em seu cômodo privativo".

O "ele" mencionado na passagem é Eúde, um juiz de Israel.

Antes desse trecho, Eúde havia assassinado o rei Eglom, da nação de Moabe.

A sala superior provavelmente ficava no palácio do rei Eglom.

Os servos acharam que Eúde estava fazendo suas necessidades porque isso era comum na época e no local.

História e explicação completa do versículo: juizes 3:24

25

Cansaram-se de esperar, e como ele não abria a porta da sala, pegaram a chave e a abriram. E lá estava o seu senhor, caído no chão, morto!

"Eles" se referem aos servos do senhor.

Eles estavam esperando pelo senhor para entregar uma mensagem importante.

O senhor não é identificado pelo nome na passagem.

Não é explicado por que o senhor não abriu a porta da sala.

História e explicação completa do versículo: juizes 3:25

26

Enquanto esperavam, Eúde escapou. Passou pelos ídolos e fugiu para Seirá.

Eúde é um dos juízes de Israel mencionados no livro de Juízes.

Eúde estava esperando para se encontrar com o rei de Moabe.

Os ídolos mencionados na passagem são imagens de deuses adorados pelos moabitas.

Seirá é uma região montanhosa localizada a leste do rio Jordão.

História e explicação completa do versículo: juizes 3:26

27

Quando chegou, tocou a trombeta nos montes de Efraim, e os israelitas desceram dos montes, com ele à sua frente.

O personagem que tocou a trombeta nos montes de Efraim não é especificado na passagem.

O objetivo de tocar a trombeta era convocar os israelitas para a batalha.

Depois que a trombeta foi tocada, os israelitas desceram dos montes.

Os israelitas desceram dos montes de Efraim.

História e explicação completa do versículo: juizes 3:27

28

"Sigam-me", ordenou, "pois o Senhor entregou Moabe, o inimigo de vocês, em suas mãos. " Eles o seguiram e, tomaram posse do lugar de passagem do Jordão que levava a Moabe, e não deixaram ninguém atravessar o rio.

O líder dos israelitas ordenou que eles o seguissem.

Moabe era o inimigo dos israelitas.

O Senhor entregou Moabe nas mãos dos israelitas.

Os israelitas tomaram posse do lugar de passagem do Jordão.

História e explicação completa do versículo: juizes 3:28

29

Naquela ocasião mataram cerca de dez mil moabitas, todos eles fortes e vigorosos; nem um só homem escapou.

Os israelitas mataram os moabitas.

Cerca de dez mil moabitas foram mortos.

Os moabitas mortos eram todos fortes e vigorosos.

A matança foi motivada pela opressão dos moabitas sobre os israelitas.

História e explicação completa do versículo: juizes 3:29

30

Naquele dia Moabe foi subjugado por Israel, e a terra teve paz durante oitenta anos.

Israel subjugou Moabe.

A terra teve paz durante oitenta anos.

A paz durou oitenta anos.

O líder de Israel não é mencionado nessa passagem.

História e explicação completa do versículo: juizes 3:30

31

Depois de Eúde veio Sangar, filho de Anate, que matou seiscentos filisteus com uma aguilhada de bois. Ele também libertou Israel.

Sangar era filho de Anate.

Ele matou seiscentos filisteus.

Sangar matou seiscentos filisteus.

Ele usou uma aguilhada de bois como arma.

História e explicação completa do versículo: juizes 3:31