Rute 2:23

23

Assim Rute ficou com as servas de Boaz para recolher espigas, até acabarem as colheitas de cevada e de trigo. Entretanto, ela ficou morando com a sua sogra.

Significado do Versículo

Rute é uma mulher moabita que se casou com um homem de Belém chamado Malom.

Rute estava recolhendo espigas no campo de Boaz.

Rute estava recolhendo espigas para ter alimento para ela e sua sogra.

Rute estava recolhendo espigas durante a época da colheita de cevada e trigo.

As servas de Boaz eram mulheres que trabalhavam no campo dele.

Rute ficou morando com a sua sogra porque seu marido e seu cunhado haviam morrido.

Boaz era parente de Malom, o marido falecido de Rute.

A colheita de cevada e trigo era muito importante na época porque era o alimento básico das pessoas.

As espigas recolhidas por Rute foram levadas para casa e usadas para fazer pão.

A mensagem principal desta passagem bíblica é sobre a fidelidade de Rute em cuidar de sua sogra e sobre a bondade de Boaz em ajudá-la.

Explicação de Rute 2:23

A jornada de Rute em busca de sustento e esperança

Rute, uma jovem viúva moabita, decidiu acompanhar sua sogra Noemi de volta à terra de Judá, mesmo sabendo que seria difícil encontrar um lugar para se estabelecer. Noemi, por sua vez, estava amargurada por ter perdido seu marido e seus dois filhos, e se sentia desamparada em um lugar estrangeiro. Mas Rute não desistiu de ajudar a sogra, e saiu em busca de um meio de sustento para ambas.

Foi então que Rute descobriu a prática de recolher espigas nos campos após a colheita, uma forma de obter alimento para si e para Noemi. Ela decidiu ir até um campo de cevada pertencente a um homem chamado Boaz, que era parente de seu falecido marido. Boaz, ao vê-la trabalhando com afinco, ficou impressionado com sua dedicação e bondade, e lhe permitiu recolher espigas em seu campo.

Rute ficou feliz por ter encontrado um lugar onde pudesse trabalhar e ser bem tratada, e assim continuou a recolher espigas todos os dias, junto com as outras servas de Boaz. Ela se esforçava ao máximo para não desperdiçar nada do que colhia, e assim conseguia juntar uma quantidade razoável de alimento para si e para Noemi.

Boaz, por sua vez, ficou cada vez mais encantado com a jovem moabita, e começou a se preocupar com seu bem-estar. Ele lhe ofereceu água para beber, e lhe disse que poderia ficar em seu campo pelo tempo que quisesse. Rute ficou agradecida pela gentileza de Boaz, e lhe disse que era uma estrangeira que não merecia tanta bondade.

Ao final do dia, Rute voltou para casa com Noemi, e lhe contou tudo o que havia acontecido no campo de Boaz. Noemi ficou feliz por saber que Rute havia encontrado um lugar para trabalhar, e lhe disse que Boaz era um parente próximo de seu marido, e que poderia ajudá-las ainda mais.

Assim, Rute continuou a trabalhar nos campos de Boaz, recolhendo espigas com as outras servas, e sendo bem tratada pelo dono da terra. Ela ficou morando com Noemi, e juntas enfrentaram as dificuldades da vida, sempre confiando em Deus para lhes dar forças e esperança.

O versículo de Rute 2:23 mostra como Rute se dedicou a recolher espigas nos campos de Boaz, e como ela ficou morando com Noemi durante todo o tempo em que trabalhou ali. Essa história é um exemplo de perseverança, bondade e confiança em Deus, e nos ensina que mesmo em momentos difíceis, podemos encontrar um lugar onde seremos bem tratados e ajudados.

Versões

23

Assim Rute ficou na companhia das servas de Boaz, para apanhar espigas, até que a colheita da cevada e do trigo se acabou. E continuou morando com a sua sogra.

23

Assim Rute trabalhou com as empregadas de Boaz e catou espigas até terminar a colheita da cevada e do trigo. E continuou morando com a sua sogra.