Números 31:9

9

Os israelitas capturaram as mulheres e as crianças midianitas e tomaram como despojo todos os rebanhos e bens dos midianitas.

Significado do Versículo

Os israelitas capturaram as mulheres e crianças midianitas.

Eles tomaram como despojo todos os rebanhos e bens dos midianitas.

Os israelitas atacaram os midianitas porque eles haviam seduzido os israelitas a adorar outros deuses.

Os israelitas venceram a batalha contra os midianitas.

Os midianitas ficaram assustados e tentaram se defender, mas não conseguiram vencer os israelitas.

Os rebanhos e bens dos midianitas eram importantes para os israelitas porque eles precisavam de recursos para sobreviver no deserto.

As mulheres e crianças midianitas foram divididas entre as tribos de Israel, mas algumas foram mortas por ordem de Moisés.

Explicação de Números 31:9

A captura das mulheres e crianças midianitas pelos israelitas e o saque de seus bens

O versículo em questão relata um episódio da história do povo de Israel, registrado no livro de Números, no Antigo Testamento da Bíblia. Na época, os israelitas estavam em guerra contra os midianitas, um povo vizinho que havia se aliado aos moabitas para atacar Israel. Deus ordenou que Moisés liderasse um exército para combater os midianitas e vingar a traição que haviam cometido.

Moisés convocou doze mil homens, um de cada tribo de Israel, para a batalha. Eles derrotaram os midianitas e mataram todos os homens, incluindo cinco reis. Também capturaram as mulheres e crianças midianitas e tomaram como despojo todos os rebanhos e bens dos midianitas.

No entanto, quando Moisés soube que as mulheres midianitas haviam seduzido os homens de Israel para adorar os deuses pagãos deles, ficou irado e ordenou que todos os meninos e todas as mulheres que haviam tido relações sexuais fossem mortos, deixando apenas as virgens vivas. Os soldados israelitas executaram essa ordem e mataram todas as crianças e mulheres que não eram virgens.

Depois disso, Moisés e o sacerdote Eleazar dividiram o despojo entre o exército e o povo de Israel, dando a cada um a sua parte. A quantidade de bens saqueados foi enorme, incluindo ouro, prata, bronze, ferro, tecidos e animais. Apenas a quinta parte do despojo foi reservada para Deus, como oferta.

Esse episódio é controverso e tem sido criticado por muitos como uma ação cruel e desumana. No entanto, para os israelitas da época, era visto como uma forma de cumprir a vontade de Deus e de proteger a pureza da religião e da linhagem de Israel. Ainda assim, é um exemplo de como a interpretação e a aplicação da lei divina podem ser influenciadas pelo contexto histórico e cultural de cada época.

Versões

9

Porém os filhos de Israel levaram presas as mulheres dos midianitas e as suas crianças. Também levaram todos os seus animais, todo o seu gado e todos os seus bens.

9

Os israelitas levaram presas as mulheres e as crianças dos midianitas. Pegaram também as suas ovelhas e cabras, o seu gado e todos os seus bens.