Números 26:58

58

Estes também eram clãs levitas: o clã libnita; o clã hebronita; o clã malita; o clã musita; o clã coreíta. Coate foi o pai de Anrão;

Significado do Versículo

Os clãs levitas mencionados em Números 26:58 são o clã libnita, o clã hebronita, o clã malita, o clã musita e o clã coreíta.

Cinco clãs levitas são mencionados nesse versículo.

O clã que vem depois do clã libnita é o clã hebronita.

Coate é o pai de Anrão.

O clã que vem antes do clã musita é o clã malita.

Coate teve quatro filhos: Anrão, Izar, Hebrom e Uziel.

O clã que vem depois do clã hebronita é o clã malita.

O clã que vem depois do clã malita é o clã musita.

O clã que vem depois do clã coreíta não é mencionado nesse versículo.

O nome Anrão significa "o exaltado" ou "o elevado".

Explicação de Números 26:58

A genealogia dos clãs levitas e a descendência de Coate

A Bíblia é repleta de referências a genealogias e árvores genealógicas, e a passagem de Números 26:58 não é exceção. Nessa passagem, é mencionado que os clãs levitas incluem o clã libnita, o clã hebronita, o clã malita, o clã musita e o clã coreíta. Além disso, é mencionado que Coate foi o pai de Anrão.

Mas quem eram esses clãs levitas e por que sua genealogia era importante? Os levitas eram uma tribo de Israel que era responsável por cuidar do Tabernáculo, o santuário móvel que os israelitas levavam consigo durante sua jornada pelo deserto. Eles eram os únicos que podiam tocar nos objetos sagrados do Tabernáculo e oferecer sacrifícios a Deus.

Dentro da tribo dos levitas, havia vários clãs, cada um com sua própria função dentro do Tabernáculo. Por exemplo, o clã de Coate era responsável por transportar os objetos sagrados do Tabernáculo, como a Arca da Aliança. Anrão, mencionado na passagem, era o pai de Moisés, o grande líder que conduziu os israelitas para fora do Egito e recebeu os Dez Mandamentos no Monte Sinai.

A genealogia dos clãs levitas era importante porque determinava quem tinha o direito de servir no Tabernáculo e como eles deveriam servir. Além disso, a genealogia também era importante para determinar a sucessão dos líderes religiosos e políticos de Israel. Por exemplo, após a morte de Moisés, seu irmão mais novo, Arão, se tornou o sumo sacerdote e líder dos levitas.

A passagem de Números 26:58 é apenas uma pequena parte da história da tribo dos levitas e sua importância dentro da religião e cultura judaica. Mas ela nos lembra que a história de um povo não é apenas sobre grandes líderes e eventos dramáticos, mas também sobre as pessoas comuns que desempenham papéis importantes nos bastidores. Coate pode não ser tão conhecido quanto Moisés ou Arão, mas sua descendência e a dos outros clãs levitas foram fundamentais para a continuidade da tradição religiosa e cultural de Israel.

Versões

58

São estas as famílias de Levi: a família dos libnitas, a família dos hebronitas, a família dos malitas, a família dos musitas, a família dos coraítas. Coate gerou Anrão.

58

Os grupos de famílias de Libni, Hebrom, Mali, Musi e Corá eram descendentes de Levi. Coate era o pai de Anrão.