Números 19:16

16

"Quem estiver no campo e tocar em alguém que tenha sido morto à espada, ou em que tenha sofrido morte natural, ou num osso humano, ou num túmulo, ficará impuro durante sete dias.

Significado do Versículo

A pessoa ficará impura.

Ter tocado em alguém que tenha sido morto à espada, morte natural, osso humano ou túmulo.

Porque a morte é considerada impura na cultura judaica.

Sete dias.

Morte natural refere-se a uma morte que não foi causada por uma espada ou outra arma.

Porque os ossos humanos são considerados impuros na cultura judaica.

Um túmulo é um local onde um corpo é enterrado.

O propósito é manter a pureza ritual e espiritual do povo de Deus.

A pessoa deve se purificar com água e cinzas de uma novilha vermelha.

Essa lei não é mais aplicável nos dias de hoje, pois o templo de Jerusalém foi destruído e não há mais sacrifícios de animais.

Explicação de Números 19:16

A curiosa passagem sobre a impureza causada pelo contato com cadáveres

Na Bíblia, há muitas passagens que podem parecer estranhas para os leitores modernos. Uma delas é a que fala sobre a impureza causada pelo contato com cadáveres. Segundo o texto, quem tocar em alguém que tenha sido morto à espada, ou em que tenha sofrido morte natural, ou num osso humano, ou num túmulo, ficará impuro durante sete dias. Mas qual é o significado dessa passagem?

Para entender melhor, é preciso lembrar que a impureza na cultura judaica não tinha a ver com sujeira ou pecado, mas com uma condição ritual que impedia a pessoa de participar de certos ritos religiosos. Por isso, a impureza causada pelo contato com cadáveres era considerada uma das mais graves, pois impedia a pessoa de entrar no Templo e de participar de outras cerimônias religiosas.

A passagem em questão faz parte do livro de Números, que conta a história do povo de Israel durante o período em que eles vagaram pelo deserto, após a saída do Egito. Nesse contexto, a impureza causada pelo contato com cadáveres era um problema comum, pois muitas vezes os israelitas precisavam lidar com mortes e enterros em condições precárias.

Para evitar que a impureza se espalhasse pelo acampamento, Deus ordenou que fosse preparada uma água especial, feita com cinzas de uma novilha vermelha e água corrente. Essa água era usada para purificar as pessoas e objetos que tivessem sido contaminados pelo contato com cadáveres.

O processo de purificação era bastante complexo e envolvia várias etapas, incluindo a imersão na água purificadora e a espera de sete dias antes de poder participar novamente dos ritos religiosos. Além disso, quem tocasse em um cadáver ou em algo impuro precisava lavar suas roupas e banhar-se em água corrente.

Embora possa parecer estranho para nós hoje em dia, a passagem sobre a impureza causada pelo contato com cadáveres tinha um significado importante para os israelitas da época. Ela mostrava a importância da pureza ritual e da separação entre o sagrado e o profano, além de ensinar a importância do cuidado com os mortos e do respeito pela vida humana.

Hoje em dia, muitos cristãos interpretam essa passagem como uma metáfora para a impureza espiritual causada pelo pecado. Assim como a impureza causada pelo contato com cadáveres impedia a pessoa de participar dos ritos religiosos, o pecado impede a pessoa de se aproximar de Deus e de participar plenamente da vida espiritual. Por isso, é importante buscar a purificação e o perdão através da fé em Jesus Cristo.

Versões

16

Todo aquele que, no campo aberto, tocar em alguém que for morto pela espada, em outro morto, nos ossos de alguma pessoa ou numa sepultura ficará impuro durante sete dias.

16

Se no campo alguém tocar numa pessoa que foi morta ou teve morte natural, ou tocar em qualquer osso de gente ou numa sepultura, ficará impuro sete dias.