Naum 3:15

15

Mesmo assim o fogo consumirá você; a espada a eliminará, e, como gafanhotos devastadores, a devorará! Multiplique-se como gafanhotos devastadores, multiplique-se como gafanhotos peregrinos!

Significado do Versículo

O destinatário da mensagem é a cidade de Nínive, capital do Império Assírio.

A mensagem foi escrita no século VII a.C., durante o período em que os assírios estavam no auge de seu poder e influência na região do Oriente Médio.

"Fogo" neste versículo simboliza a destruição que virá sobre a cidade de Nínive.

A "espada" representa a guerra e a violência que serão usadas para destruir a cidade.

"Gafanhotos devastadores" são uma metáfora para os exércitos inimigos que virão para destruir Nínive.

A comparação com gafanhotos é usada porque eles são conhecidos por sua capacidade de destruir plantações e causar danos em grande escala, assim como o exército inimigo.

"Multiplique-se" neste versículo significa que o exército inimigo será numeroso e poderoso.

O termo "peregrinos" neste versículo se refere ao fato de que o exército inimigo não é originário da região, mas vem de fora para destruir Nínive.

A mensagem geral deste versículo é que a cidade de Nínive será destruída de forma completa e devastadora.

Podemos aplicar este versículo às nossas vidas hoje lembrando que a violência e a destruição nunca são soluções duradouras para os problemas. Devemos buscar a paz e a reconciliação em nossas relações pessoais e em nossas comunidades.

Explicação de Naum 3:15

A Profecia da Destruição Devastadora

Naum 3:15 é um versículo bíblico que traz uma profecia de destruição devastadora para a cidade de Nínive. Naum, o profeta, recebeu a mensagem de Deus para alertar a cidade sobre sua maldade e pecados, e a consequência disso seria a sua destruição.

A cidade de Nínive era conhecida por sua crueldade e opressão, e Deus não poderia mais tolerar tamanha maldade. Naum profetizou que a cidade seria destruída pelo fogo, espada e gafanhotos devastadores. Ele usou a imagem dos gafanhotos para ilustrar a quantidade de destruição que viria sobre a cidade, pois os gafanhotos são conhecidos por sua capacidade de destruir plantações e deixar a terra desolada.

Naum também profetizou que a cidade se multiplicaria como gafanhotos peregrinos, ou seja, que a maldade se espalharia por outras regiões, causando ainda mais destruição e sofrimento.

A profecia de Naum se cumpriu quando a cidade de Nínive foi destruída pelos babilônios em 612 a.C. A cidade foi completamente arrasada e nunca mais foi reconstruída. A profecia de Naum serviu como um alerta para outras cidades e nações que praticavam a maldade e a opressão, mostrando que a justiça divina não tarda em chegar.

Hoje, o versículo de Naum 3:15 ainda é lembrado como um lembrete da justiça divina e da importância de vivermos de acordo com os princípios de Deus. A mensagem de Naum nos lembra que nossas ações têm consequências e que devemos buscar a justiça e a bondade em todas as áreas de nossas vidas.

Em resumo, Naum 3:15 é uma profecia de destruição devastadora para a cidade de Nínive, que foi cumprida quando a cidade foi destruída pelos babilônios. A profecia serve como um lembrete da justiça divina e da importância de vivermos de acordo com os princípios de Deus.

Versões

15

No entanto, você será consumida pelo fogo e exterminada pela espada como folhas devoradas pelos gafanhotos. Multipliquem-se como os gafanhotos! Tornem-se tão numerosos como eles!

15

Mesmo assim, vocês vão morrer no fogo ou na batalha; o inimigo acabará com vocês como os gafanhotos acabam com as colheitas. Tornem-se tão numerosos como os gafanhotos!