Mateus 9:4

4

Conhecendo Jesus seus pensamentos, disse-lhes: "Por que vocês pensam maldosamente em seus corações?

Significado do Versículo

Como Jesus era Deus encarnado, Ele tinha a capacidade de conhecer os pensamentos das pessoas.

"Pensar maldosamente" significa ter intenções ou desejos egoístas, prejudiciais ou maliciosos em relação a outras pessoas.

Jesus acusou as pessoas de pensarem maldosamente para mostrar que Ele conhecia seus corações e para desafiá-las a mudar seus pensamentos e comportamentos.

Essa passagem destaca a natureza onisciente de Jesus e a importância de manter nossos pensamentos e intenções alinhados com a vontade de Deus.

Podemos aplicar essa passagem em nossas vidas hoje, examinando nossos próprios pensamentos e intenções e buscando a orientação de Deus para mudar qualquer coisa que não esteja de acordo com Sua vontade.

Podemos evitar pensar maldosamente, cultivando um coração puro e buscando a orientação de Deus através da oração e da leitura da Bíblia.

A oração pode ajudar a prevenir pensamentos maldosos, pois nos ajuda a nos concentrar em Deus e em Sua vontade para nossas vidas.

Podemos ajudar os outros a evitar pensamentos maldosos, sendo um exemplo positivo e encorajando-os a buscar a orientação de Deus em suas vidas.

Essa passagem nos ensina que a natureza humana é propensa a pensamentos egoístas e prejudiciais, mas que podemos superar essas tendências com a ajuda de Deus.

Explicação de Mateus 9:4

A história da passagem bíblica que revela os pensamentos maldosos

Jesus estava em uma casa quando algumas pessoas trouxeram até ele um paralítico deitado em uma maca. Ao ver a fé daqueles que o trouxeram, Jesus disse ao paralítico: "Coragem, filho, os seus pecados estão perdoados". Alguns escribas que estavam ali começaram a pensar: "Este homem está blasfemando!".

Conhecendo os pensamentos maldosos que estavam em seus corações, Jesus disse-lhes: "Por que vocês pensam maldosamente em seus corações? O que é mais fácil dizer: 'Os seus pecados estão perdoados', ou: 'Levante-se e ande'? Mas para que vocês saibam que o Filho do homem tem autoridade na terra para perdoar pecados..." Então, dirigindo-se ao paralítico, disse: "Levante-se, pegue a sua maca e vá para casa". E o homem se levantou e foi para casa.

Essa passagem bíblica é um exemplo de como Jesus conhecia os pensamentos das pessoas. Ele sabia o que estava em seus corações, mesmo que não tivessem expressado em palavras. Além disso, mostra a autoridade de Jesus para perdoar pecados e realizar milagres.

Os escribas, que eram especialistas na lei judaica, não acreditavam que Jesus tinha autoridade para perdoar pecados. Eles pensavam que apenas Deus poderia fazer isso. Por isso, quando Jesus disse que os pecados do paralítico estavam perdoados, eles o acusaram de blasfêmia.

No entanto, Jesus sabia o que estava em seus corações e os confrontou com suas próprias dúvidas e incredulidade. Ele realizou um milagre para provar que tinha autoridade para perdoar pecados e curar doenças.

Essa passagem nos ensina que Jesus conhece nossos pensamentos e sentimentos mais profundos. Ele sabe o que está em nossos corações, mesmo que não o expressemos em palavras. Além disso, mostra que Jesus tem autoridade para perdoar pecados e realizar milagres em nossas vidas.

Por isso, devemos confiar em Jesus e buscar sua ajuda em todas as áreas de nossas vidas. Ele é capaz de nos perdoar, curar e transformar, se apenas confiarmos nele e acreditarmos em sua autoridade divina.

Versões

4

Jesus, porém, conhecendo os pensamentos deles, disse: — Por que vocês estão pensando o mal em seu coração?

4

Porém Jesus sabia o que eles estavam pensando e disse: — Por que é que vocês estão pensando essas coisas más?