Mateus 12:40

40

Pois assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre de um grande peixe, assim o Filho do homem ficará três dias e três noites no coração da terra.

Significado do Versículo

Jonas é um profeta do Antigo Testamento que foi enviado por Deus para pregar aos habitantes de Nínive.

Jonas foi engolido por um grande peixe como um castigo de Deus por ter tentado fugir de sua missão de pregar em Nínive.

A história de Jonas é uma prefiguração da morte e ressurreição de Jesus, que também passou por um período de escuridão e morte antes de ressuscitar.

Jesus comparou sua morte e ressurreição com a história de Jonas para mostrar que sua própria morte e ressurreição eram uma parte importante do plano de Deus para a salvação da humanidade.

O período de "três dias e três noites no coração da terra" se refere ao tempo que Jesus passou no túmulo antes de ressuscitar.

"Filho do homem" é um título que Jesus usava para se referir a si mesmo como o Messias prometido no Antigo Testamento.

A morte e ressurreição de Jesus são fundamentais para a fé cristã, pois representam a vitória sobre o pecado e a morte e a garantia da vida eterna para todos os que creem nele.

A morte e ressurreição de Jesus mudaram a história da humanidade, pois trouxeram a esperança da salvação e da vida eterna para todos os que creem nele.

A história de Jonas nos ensina sobre a misericórdia e o amor de Deus, que perdoa até mesmo aqueles que tentam fugir de sua vontade.

Podemos aplicar os ensinamentos de Mateus 12:40 em nossas vidas, lembrando-nos da importância da morte e ressurreição de Jesus e da esperança que ela nos traz para o futuro.

Explicação de Mateus 12:40

A Profecia do Tempo de Sepultamento do Filho do Homem

Na Bíblia, existem muitas profecias que foram cumpridas ao longo dos anos. Algumas delas são tão precisas que parecem ter sido escritas depois dos eventos que descrevem. Uma dessas profecias é encontrada no livro de Mateus, capítulo 12, versículo 40. Neste versículo, Jesus faz uma referência à história de Jonas e profetiza que Ele próprio ficará "três dias e três noites no coração da terra".

A história de Jonas é bem conhecida. Ele foi enviado por Deus para pregar aos habitantes da cidade de Nínive, mas decidiu fugir em vez disso. Durante a sua fuga, ele foi engolido por um grande peixe e ficou no seu ventre por três dias e três noites. Finalmente, ele se arrependeu e Deus ordenou que o peixe o vomitasse na praia. Jonas então foi para Nínive e pregou a mensagem de Deus, e a cidade inteira se arrependeu.

Jesus usou essa história para fazer uma profecia sobre a sua própria morte e ressurreição. Ele disse que assim como Jonas ficou no ventre do peixe por três dias e três noites, Ele próprio ficaria no coração da terra por esse mesmo período de tempo. Isso significa que Jesus seria morto e sepultado, mas ressuscitaria no terceiro dia.

Essa profecia se cumpriu exatamente como Jesus havia dito. Ele foi preso, julgado e condenado à morte na cruz. Seu corpo foi colocado em um túmulo e guardado por soldados romanos. Durante três dias e três noites, seus seguidores ficaram em luto e desespero, pensando que tudo havia acabado. Mas no terceiro dia, algo incrível aconteceu. O túmulo estava vazio e Jesus havia ressuscitado!

Essa profecia é muito importante para os cristãos, pois prova que Jesus é o Filho de Deus e que Ele tem poder sobre a morte. A ressurreição de Jesus é a base da nossa fé e nos dá esperança de que um dia também ressuscitaremos para a vida eterna.

Em resumo, a história de Jonas e a profecia de Jesus sobre o seu próprio tempo de sepultamento são uma prova da precisão das profecias bíblicas e do poder de Deus. A ressurreição de Jesus é a maior prova de amor e de que Ele é o Salvador do mundo.

Versões

40

Porque assim como Jonas estevetrês dias e três noites no ventre do grande peixe, assim o Filho do Homem estará três dias e três noites no coração da terra.

40

Porque assim como Jonas ficou três dias e três noites dentro de um grande peixe, assim também o Filho do Homem ficará três dias e três noites no fundo da terra.