Lucas 23:18

18

A uma só voz eles gritaram: "Acaba com ele! Solta-nos Barrabás! "

Significado do Versículo

A multidão de judeus.

Barrabás era um criminoso que havia sido preso por liderar uma rebelião contra o Império Romano.

Porque Barrabás era um criminoso conhecido e a multidão acreditava que ele seria solto em vez de Jesus.

Jesus Cristo.

Porque ele queria encontrar uma maneira de libertar Jesus sem irritar a multidão.

Eles incitaram a multidão a pedir a libertação de Barrabás em vez de Jesus.

Para mostrar que ele não era responsável pela decisão de crucificar Jesus.

Jesus foi condenado à morte e crucificado.

Essa passagem mostra a rejeição de Jesus pelos líderes religiosos e pela multidão, bem como a escolha de Pilatos de ceder à pressão popular em vez de fazer o que era certo. Também destaca a importância da escolha e das consequências de nossas escolhas.

Explicação de Lucas 23:18

A multidão clama pela libertação de um criminoso

Em um dia quente e ensolarado, a cidade de Jerusalém estava agitada com a chegada de um prisioneiro condenado à morte. Seu nome era Jesus de Nazaré e ele havia sido acusado de blasfêmia contra Deus e contra o imperador romano. O governador da província, Pôncio Pilatos, convocou uma audiência pública para decidir o destino do prisioneiro.

A multidão se aglomerou em frente ao palácio do governador, ansiosa para ver o desfecho do julgamento. Pilatos tentou convencer a multidão a libertar Jesus, pois não encontrara nele nenhum motivo para condenação. No entanto, os líderes religiosos judeus, que haviam tramado contra Jesus, incitaram a multidão a pedir a libertação de um criminoso chamado Barrabás.

A multidão, então, começou a gritar em uníssono: "Acaba com ele! Solta-nos Barrabás!" Pilatos ficou perplexo com a reação da multidão, pois Barrabás era um criminoso perigoso, condenado por assassinato e rebelião contra o império romano. Mesmo assim, a multidão insistia em sua libertação.

Pilatos tentou argumentar com a multidão, mas eles estavam irredutíveis. Ele então ordenou que Jesus fosse açoitado e depois o apresentou novamente à multidão, esperando que a visão do prisioneiro ferido e humilhado pudesse comover a multidão a pedir sua libertação. No entanto, a multidão continuou a pedir a libertação de Barrabás.

Pilatos, então, cedeu à pressão da multidão e libertou Barrabás, entregando Jesus para ser crucificado. A multidão, satisfeita com sua vitória, dispersou-se, enquanto Jesus era levado para o Calvário, onde seria executado.

O versículo em questão, Lucas 23:18, descreve a reação da multidão ao pedido de libertação de Barrabás. Essa passagem é um exemplo da manipulação da opinião pública por líderes religiosos e políticos, que incitaram a multidão a pedir a libertação de um criminoso perigoso em detrimento de um homem inocente. É também um exemplo da covardia de um líder político que cedeu à pressão da multidão em vez de fazer justiça.

Versões

18

Toda a multidão, porém, gritava: — Fora com este! Solte-nos Barrabás!

18

Aí toda a multidão começou a gritar: — Mata esse homem! Solta Barrabás para nós!