Lucas 20:10

10

Na época da colheita, ele enviou um servo aos lavradores, para que lhe entregassem parte do fruto da vinha. Mas os lavradores o espancaram e o mandaram embora de mãos vazias.

Significado do Versículo

O dono da vinha enviou o servo aos lavradores.

O objetivo do servo era receber parte do fruto da vinha.

Os lavradores espancaram o servo.

Os lavradores espancaram o servo porque não queriam entregar parte do fruto da vinha.

"Parte do fruto da vinha" se refere à porção da colheita que deveria ser entregue ao dono da vinha como pagamento pelo uso da terra.

Os lavradores eram responsáveis pelo cuidado e cultivo da vinha.

A colheita era uma época importante porque era o momento de obter o fruto do trabalho realizado durante todo o ano.

Os lavradores eram considerados trabalhadores rurais e geralmente tinham uma posição social inferior.

O servo provavelmente era um empregado do dono da vinha e, portanto, tinha uma posição social superior à dos lavradores.

A mensagem principal da passagem é sobre a importância da justiça e da obediência a Deus, mesmo quando isso significa ir contra os interesses pessoais.

Explicação de Lucas 20:10

A história da punição aos lavradores que se recusaram a entregar parte da colheita

Na época da colheita, um homem enviou um de seus servos aos lavradores para que lhe entregassem uma parte do fruto da vinha. No entanto, os lavradores não só se recusaram a entregar o que lhes era devido, mas também espancaram o servo e o mandaram embora de mãos vazias.

O homem, que era o dono da vinha, não se deu por vencido e enviou outro servo para tentar novamente obter sua parte da colheita. No entanto, os lavradores repetiram o mesmo comportamento violento e desrespeitoso, espancando o segundo servo e o mandando embora sem nada.

O dono da vinha ainda tentou uma terceira vez, enviando um terceiro servo para tentar recuperar o que lhe era devido. Mas, mais uma vez, os lavradores se recusaram a entregar a parte da colheita e, desta vez, foram ainda mais violentos, espancando o terceiro servo e o deixando gravemente ferido.

Finalmente, o dono da vinha decidiu enviar seu próprio filho, acreditando que os lavradores respeitariam a presença do herdeiro. No entanto, os lavradores, movidos pela ganância e pela violência, conspiraram contra o filho do dono da vinha e o mataram, acreditando que, assim, poderiam tomar posse da vinha para si mesmos.

Ao contar essa história, Jesus estava se referindo aos líderes religiosos da época, que se recusavam a reconhecer sua autoridade e a obedecer seus ensinamentos. Assim como os lavradores que se recusaram a entregar a parte da colheita, esses líderes se recusavam a reconhecer a autoridade de Jesus e a obedecer seus mandamentos. E assim como os lavradores que conspiraram contra o filho do dono da vinha, esses líderes religiosos conspiravam contra Jesus e o mataram, acreditando que, assim, poderiam manter seu poder e influência.

A história de Lucas 20:10, portanto, é uma advertência contra a ganância, a violência e a desobediência. Ela nos lembra que, mesmo quando somos tentados a agir de forma egoísta e desrespeitosa, devemos lembrar que tudo o que temos vem de Deus e que devemos ser gratos e generosos em nossa relação com os outros. Além disso, ela nos lembra que devemos sempre reconhecer a autoridade de Jesus e seguir seus ensinamentos, mesmo quando isso pode ser difícil ou impopular.

Versões

10

No devido tempo, mandou um servo aos lavradores para que lhe dessem do fruto da vinha. Mas os lavradores, depois de espancá-lo, o despacharam de mãos vazias.

10

Quando chegou o tempo da colheita, ele mandou um empregado para receber a sua parte. Mas os lavradores bateram nele e o mandaram de volta sem nada.