Lucas 13:15

15

O Senhor lhe respondeu: "Hipócritas! Cada um de vocês não desamarra no sábado o seu boi ou jumento do estábulo e o leva dali para dar-lhe água?

Significado do Versículo

Os fariseus e os mestres da lei.

Jesus estava ensinando na sinagoga em um sábado.

Eles acusaram Jesus de violar a lei do sábado curando uma mulher que estava doente há 18 anos.

Porque eles estavam mais preocupados com a observância legalista do sábado do que com a compaixão e a misericórdia.

O sábado era um dia sagrado de descanso e adoração que Deus ordenou aos judeus.

Eles acreditavam que o cumprimento rigoroso das leis do sábado era uma forma de demonstrar sua obediência a Deus.

Desamarrar o boi ou jumento do estábulo no sábado era uma forma de cuidar dos animais e garantir que eles tivessem água para beber.

Jesus usou esse exemplo para mostrar que os judeus eram mais piedosos com seus animais do que com as pessoas que precisavam de ajuda.

Jesus queria enfatizar a importância da compaixão e da misericórdia em relação à observância legalista das leis religiosas.

Essa passagem nos lembra que devemos priorizar a compaixão e a misericórdia em nossas vidas, em vez de nos preocuparmos apenas com as regras e regulamentos religiosos.

Explicação de Lucas 13:15

A hipocrisia dos que julgam o próximo pelo cumprimento da lei

Em Lucas 13:15, Jesus confronta os fariseus que o acusavam de curar no sábado, considerado um dia sagrado pelos judeus. Ele questiona a atitude deles, que se preocupavam mais com a observância da lei do que com a compaixão pelo próximo.

A história começa com Jesus ensinando na sinagoga em um sábado. De repente, uma mulher que sofria de uma enfermidade há 18 anos aparece e Jesus a cura imediatamente. Os fariseus, que estavam presentes, ficam indignados com a ação de Jesus, pois para eles, curar no sábado era uma violação da lei.

Jesus, então, responde aos fariseus com a pergunta: "Hipócritas! Cada um de vocês não desamarra no sábado o seu boi ou jumento do estábulo e o leva dali para dar-lhe água?" Ele os acusa de serem seletivos na observância da lei, pois eles mesmos não hesitavam em cuidar de seus animais no sábado, mas criticavam Jesus por curar uma mulher que sofria há tanto tempo.

Essa história é um exemplo da hipocrisia dos fariseus, que se preocupavam mais com a letra da lei do que com o amor ao próximo. Jesus mostra que a lei deve ser interpretada de forma a promover a justiça e a compaixão, e não para julgar e condenar os outros.

Essa referência bíblica é um lembrete para nós de que devemos ser cuidadosos ao julgar os outros por suas ações, especialmente quando se trata de questões religiosas. Devemos sempre buscar a compaixão e a justiça em nossas ações, em vez de nos prendermos a regras e regulamentos que podem nos impedir de ajudar os outros.

Versões

15

Porém o Senhor lhe respondeu: — Hipócritas! Cada um de vocês não desprende da manjedoura, no sábado, o seu boi ou o seu jumento, para levá-lo a beber?

15

Então o Senhor respondeu: — Hipócritas! No sábado, qualquer um de vocês vai à estrebaria e desamarra o seu boi ou o seu jumento a fim de levá-lo para beber água.