Lucas 11:32

32

Os homens de Nínive se levantarão no juízo com esta geração e a condenarão; pois eles se arrependeram com a pregação de Jonas, e agora está aqui o que é maior do que Jonas".

Significado do Versículo

Os homens de Nínive eram os habitantes de uma cidade antiga mencionada no livro de Jonas.

Os homens de Nínive serão capazes de condenar a geração mencionada porque eles se arrependeram com a pregação de Jonas, enquanto a geração não se arrependeu mesmo tendo a oportunidade de ouvir a mensagem de Jesus.

"Se levantarão no juízo" significa que eles serão testemunhas no julgamento final.

Jonas é um profeta do Antigo Testamento que foi enviado por Deus para pregar aos habitantes de Nínive.

A pregação de Jonas foi importante para os homens de Nínive porque eles acreditaram na mensagem de Deus e se arrependeram de seus pecados.

"O que é maior do que Jonas" se refere a Jesus, que é maior do que qualquer profeta ou líder religioso.

A pregação de Jonas e a mensagem de Jesus têm em comum a importância do arrependimento e da mudança de vida.

Essa passagem bíblica nos ensina que o arrependimento é fundamental para a salvação e que devemos estar dispostos a mudar nossas vidas para seguir a vontade de Deus.

Podemos aplicar essa mensagem em nossas vidas hoje em dia buscando o arrependimento e a mudança de vida, e compartilhando a mensagem de Jesus com outras pessoas.

É importante reconhecer a autoridade e o poder de Jesus porque ele é o único caminho para a salvação e a vida eterna.

Explicação de Lucas 11:32

A Condenação da Geração que Não se Arrependeu

Em Lucas 11:32, Jesus profetiza que os homens de Nínive se levantarão no juízo para condenar a geração de seu tempo. Ele afirma que os ninivitas se arrependeram com a pregação de Jonas, um profeta menor, mas agora está presente alguém ainda maior do que Jonas, que é Ele mesmo. Mas qual é a história por trás dessa referência bíblica?

Jonas foi um profeta enviado por Deus para pregar a mensagem de arrependimento aos ninivitas, uma cidade pagã e inimiga de Israel. Jonas, no entanto, fugiu da missão que lhe foi dada e acabou sendo engolido por um grande peixe. Depois de três dias no ventre do peixe, ele finalmente se arrependeu e foi vomitado na praia. Então, ele foi para Nínive e pregou a mensagem de Deus, que foi recebida com arrependimento por toda a cidade.

A história de Jonas é uma ilustração poderosa do amor e da misericórdia de Deus, que está sempre disposto a perdoar e a dar uma nova chance aos que se arrependem. No entanto, Jesus aponta que a geração de seu tempo não estava se arrependendo, apesar de ter diante de si alguém ainda maior do que Jonas, que era Ele mesmo.

Os líderes religiosos da época estavam mais preocupados em manter seu poder e autoridade do que em seguir a vontade de Deus. Eles rejeitaram a mensagem de Jesus e o acusaram de blasfêmia e de estar possuído por demônios. Jesus, porém, continuou a pregar a mensagem de arrependimento e de salvação, mesmo sabendo que seria rejeitado e condenado à morte.

A referência bíblica em Lucas 11:32 é um alerta para todos nós, que vivemos em um mundo cada vez mais secularizado e distante de Deus. Assim como os ninivitas se arrependeram com a pregação de Jonas, precisamos nos arrepender de nossos pecados e nos voltar para Deus. E, assim como Jesus é maior do que Jonas, Ele é o único caminho para a salvação e a vida eterna.

Que possamos ouvir a voz de Deus em nossas vidas e nos arrependermos de nossos pecados, para que não sejamos condenados no dia do juízo. Que possamos reconhecer a grandeza de Jesus e seguir seus ensinamentos, para que possamos ter a vida abundante que Ele prometeu a todos os que creem Nele.

Versões

32

Ninivitas se levantarão, no Juízo, com esta geração e a condenarão, porque se arrependeram com a pregação de Jonas.E aqui está quem é maior do que Jonas.

32

No Dia do Juízo o povo de Nínive vai se levantar e acusar vocês porque, quando ouviram a mensagem de Jonas, eles se arrependeram dos seus pecados. E eu afirmo que o que está aqui é mais importante do que Jonas.