Levítico 14:23

23

"No oitavo dia ele os trará ao sacerdote, para a sua purificação, à entrada da Tenda do Encontro, perante o Senhor.

Significado do Versículo

O proprietário dos objetos deve trazê-los para a purificação.

Os objetos devem ser trazidos no oitavo dia.

Os objetos devem ser levados à entrada da Tenda do Encontro.

O sacerdote deve realizar a purificação.

A Tenda do Encontro é o lugar onde Deus se encontrava com Moisés e onde o povo adorava a Deus.

O propósito da purificação é remover a impureza e a contaminação dos objetos.

Os objetos que precisam ser purificados são aqueles que foram contaminados por lepra ou mofo.

A purificação é realizada com água e sangue de um animal.

A purificação é importante para manter a santidade e a pureza dos objetos e do povo.

Após a purificação, os objetos podem ser usados novamente para o serviço do Senhor.

Explicação de Levítico 14:23

A cerimônia de purificação na Tenda do Encontro

Na Bíblia, há diversos relatos de cerimônias e rituais que eram realizados pelos sacerdotes para purificar as pessoas e objetos considerados impuros. Um desses rituais é descrito no livro de Levítico, capítulo 14, versículo 23, que fala sobre a purificação de uma pessoa que tenha sido curada de uma doença de pele.

De acordo com o versículo, após sete dias de isolamento, a pessoa deveria ser examinada pelo sacerdote para verificar se a doença havia desaparecido. Caso isso fosse confirmado, ela deveria trazer dois cordeiros e um carneiro como oferendas ao Senhor. O sacerdote então sacrificaria um dos cordeiros e o carneiro, e com o sangue desses animais, faria a purificação da pessoa.

No oitavo dia, a pessoa deveria trazer os animais restantes ao sacerdote, na entrada da Tenda do Encontro, perante o Senhor. O sacerdote então tomaria um pouco do sangue do cordeiro e do carneiro, e colocaria nas orelhas direita e esquerda da pessoa, no polegar direito e no dedão do pé direito. Em seguida, derramaria o restante do sangue sobre a cabeça da pessoa.

Após isso, o sacerdote ungiria a pessoa com azeite, e faria a oferta de cereais e de um cordeiro como sacrifício pelo pecado. A pessoa então estaria purificada e poderia voltar a conviver com a comunidade.

Essa cerimônia de purificação era muito importante para os antigos israelitas, pois acreditava-se que a doença de pele era um castigo divino pelo pecado. Ao ser curada e purificada, a pessoa era considerada novamente aceita por Deus e pela comunidade.

Hoje em dia, esse ritual não é mais praticado pelos judeus, mas ainda é estudado e valorizado como parte da história e da tradição religiosa do povo de Israel.

Versões

23

No oitavo dia da sua purificação, trará isso ao sacerdote, à porta da tenda do encontro, diante do Senhor .

23

No oitavo dia do tempo da sua purificação, a pessoa levará tudo isso até a entrada da Tenda Sagrada e entregará ao sacerdote. Então ali na presença do Senhor