Juízes 19:25

25

Mas os homens não quiseram ouvi-lo. Então o levita mandou a sua concubina para fora, e eles a violentaram e abusaram dela a noite toda. Ao alvorecer a deixaram.

Significado do Versículo

O levita mencionado em Juízes 19:25 é um membro da tribo de Levi, que servia como sacerdote no templo.

Uma concubina era uma mulher que vivia com um homem, mas não era sua esposa legal.

O levita mandou sua concubina para fora para proteger a si mesmo dos homens que queriam abusar dele.

"Eles" se referem aos homens da cidade em que o levita e sua concubina estavam hospedados.

Os homens não quiseram ouvir o levita porque estavam determinados a abusar da concubina.

Na época, não havia leis específicas em relação à violência sexual, mas era considerado um crime grave.

A concubina morreu depois de ser deixada ao amanhecer.

O levita cortou o corpo da concubina em 12 pedaços para chamar a atenção das outras tribos de Israel para a violência que havia ocorrido.

As outras tribos de Israel ficaram chocadas e indignadas com o incidente e se uniram para punir os homens responsáveis.

A história de Juízes 19:25 é uma crítica à falta de liderança e justiça em Israel na época e uma chamada à ação para que as pessoas se levantem contra a violência e a injustiça.

Explicação de Juízes 19:25

A trágica história da mulher que foi entregue à violência

Em um tempo em que a lei era inexistente e cada um fazia o que achava certo, um levita viajava com sua concubina. Eles precisavam de um lugar para passar a noite e encontraram abrigo em uma cidade. Porém, os homens da cidade, que eram perversos, cercaram a casa onde o levita estava hospedado e exigiram que ele fosse entregue a eles para que pudessem abusar dele. O levita tentou argumentar, mas os homens não quiseram ouvi-lo. Então, desesperado, ele entregou sua concubina para que eles fizessem o que quisessem com ela.

A mulher foi violentada e abusada a noite toda pelos homens da cidade. Ao amanhecer, eles a deixaram à beira da morte na porta da casa onde o levita estava hospedado. Quando o levita a encontrou, ela estava morta. Ele ficou indignado e decidiu cortar seu corpo em pedaços e enviá-los para todas as tribos de Israel, como forma de denunciar o crime que havia sido cometido.

Essa história, narrada no livro de Juízes, é um retrato da brutalidade e da falta de respeito pela vida humana que existia naquela época. Infelizmente, ainda hoje, muitas mulheres são vítimas de violência sexual e física, e muitas vezes não recebem a justiça que merecem. É importante lembrar que todas as pessoas têm direito à vida e à dignidade, e que a violência não pode ser tolerada em nenhuma circunstância.

Versões

25

Porém aqueles homens não o quiseram ouvir. Então o levita pegou a sua concubina e a entregou a eles do lado de fora. E eles a forçaram e abusaram dela toda a noite até pela manhã; e, quando estava amanhecendo, eles a deixaram.

25

Mas eles não quiseram ouvi-lo. Então o levita pegou a sua concubina, a pôs para fora e a entregou a eles. E eles a forçaram, e abusaram dela a noite toda, e só a deixaram de manhã.