Juízes 14:2

2

Quando voltou para casa, disse a seu pai e a sua mãe: "Vi uma mulher filistéia em Timna; consigam essa mulher para ser minha esposa".

Significado do Versículo

O protagonista é Sansão, um juiz de Israel.

Sansão viu a mulher filistéia em Timna.

O nome da mulher filistéia não é mencionado.

Sansão queria que seus pais conseguissem essa mulher para ser sua esposa porque ela lhe agradou.

O protagonista é israelita.

A mulher filistéia é filistéia.

Timna significa "parte inferior" ou "vale".

Sansão escolheu uma mulher filistéia como esposa porque ele não seguiu a lei de Deus que proibia os israelitas de se casarem com mulheres de outras nações.

Os pais de Sansão ficaram relutantes em conseguir a mulher filistéia como esposa para ele, mas Sansão insistiu.

Essa história mostra a desobediência de Sansão à lei de Deus e como suas escolhas o levaram a problemas e sofrimento.

Explicação de Juízes 14:2

O Pedido de um Jovem por uma Esposa Inesperada

Samson, um jovem israelita, voltou para casa depois de uma viagem a Timna, uma cidade filistéia. Ele estava animado e ansioso para contar aos seus pais sobre uma mulher que havia conhecido lá. "Vi uma mulher filistéia em Timna", disse ele, "consigam essa mulher para ser minha esposa". Seus pais ficaram surpresos e preocupados com a escolha de Samson, afinal, os filisteus eram inimigos dos israelitas. Mas Samson estava determinado a ter essa mulher como sua esposa.

A mulher em questão era uma filistéia de Timna, uma cidade que ficava a cerca de 30 km de distância de Zorá, onde Samson morava com seus pais. Ele a viu pela primeira vez enquanto caminhava pelas ruas de Timna e ficou imediatamente encantado com sua beleza. Ele começou a conversar com ela e descobriu que ela também estava interessada nele. Eles passaram algum tempo juntos e Samson decidiu que queria se casar com ela.

Seus pais, no entanto, não estavam tão entusiasmados com a ideia. Eles sabiam que os filisteus eram inimigos dos israelitas e temiam que isso pudesse causar problemas para Samson e para a família. Mas Samson não queria ouvir nada disso. Ele estava apaixonado e determinado a ter essa mulher como sua esposa.

Então, seus pais concordaram em ajudá-lo a conseguir a mulher que ele queria. Eles foram até Timna e conversaram com os pais da mulher. Depois de algumas negociações, eles concordaram em permitir que Samson se casasse com ela.

O casamento aconteceu em Timna e foi uma grande festa. Samson ficou muito feliz em se casar com a mulher que ele amava e seus pais ficaram aliviados por tudo ter dado certo. Mas, como era de se esperar, a escolha de Samson acabou causando problemas no futuro. A relação entre os filisteus e os israelitas já era tensa e o casamento de Samson com uma filistéia só piorou as coisas.

No final das contas, a história de Samson e sua esposa filistéia é um exemplo de como nossas escolhas podem ter consequências inesperadas. Embora Samson estivesse apaixonado, sua escolha acabou causando problemas para ele e para sua família. Mas, como sempre, Deus tem um plano maior e, apesar dos problemas, Ele ainda usou Samson para cumprir Sua vontade.

Versões

2

Voltou para casa e disse ao seu pai e à sua mãe: — Vi uma mulher em Timna, das filhas dos filisteus, e agora gostaria que a buscassem para ser a minha esposa.

2

Voltou para casa e disse ao seu pai e à sua mãe: — Eu vi em Timna uma jovem filisteia. Peçam essa moça para mim porque eu quero casar com ela.