Josué 22:31

31

E Finéias, filho do sacerdote Eleazar, disse a Rúben, a Gade e a Manassés: "Hoje sabemos que o Senhor está conosco, pois vocês não foram infiéis para com o Senhor. E assim vocês livraram os israelitas da mão do Senhor".

Significado do Versículo

Finéias, filho do sacerdote Eleazar, disse essas palavras.

Rúben, Gade e Manassés eram tribos de Israel que haviam se estabelecido do outro lado do rio Jordão.

Finéias quis dizer que a fidelidade de Rúben, Gade e Manassés provou que Deus estava com eles.

Rúben, Gade e Manassés foram considerados fiéis porque cumpriram sua promessa de ajudar as outras tribos de Israel na conquista da Terra Prometida.

"Livraram os israelitas da mão do Senhor" significa que eles evitaram a ira de Deus, que poderia ter punido todo o povo por causa da infidelidade de algumas tribos.

Rúben, Gade e Manassés ajudaram as outras tribos de Israel na conquista da Terra Prometida e se estabeleceram do outro lado do rio Jordão.

Essa passagem está relacionada com a conquista da Terra Prometida pelos israelitas, que haviam sido libertados da escravidão no Egito.

Essa passagem ensina que a fidelidade a Deus é recompensada e que a infidelidade pode trazer consequências graves.

Essa passagem se relaciona com outras histórias bíblicas que enfatizam a importância da fidelidade a Deus, como a história de Abraão e a história de Davi.

A mensagem principal dessa passagem é que a fidelidade a Deus é essencial para a prosperidade e a paz do povo de Deus.

Explicação de Josué 22:31

A reconciliação entre as tribos de Israel após a construção do altar do Jordão

Após a conquista da terra prometida, as tribos de Israel se estabeleceram em seus respectivos territórios. Porém, as tribos de Rúben, Gade e a metade da tribo de Manassés decidiram construir um altar próximo ao rio Jordão, em seu território, sem consultar as outras tribos. Isso gerou uma grande preocupação entre as demais tribos, que temiam que esse altar fosse utilizado para oferecer sacrifícios a outros deuses, o que seria uma grave infidelidade ao Senhor.

Por isso, as tribos de Israel se reuniram em Siló para decidir o que fazer em relação ao altar construído pelas tribos de Rúben, Gade e Manassés. Antes de tomar qualquer decisão, porém, eles enviaram Finéias, filho do sacerdote Eleazar, para conversar com as tribos envolvidas e entender suas motivações.

Ao chegar ao acampamento das tribos de Rúben, Gade e Manassés, Finéias se apresentou e explicou o motivo de sua visita. Ele perguntou diretamente se as tribos haviam construído o altar para oferecer sacrifícios a outros deuses, o que seria uma grave infidelidade ao Senhor. As tribos, porém, explicaram que o altar foi construído como um memorial para lembrar as futuras gerações de que todas as tribos de Israel adoram o mesmo Deus.

Finéias ficou satisfeito com a explicação e voltou para Siló para relatar o que havia descoberto. Ele disse que as tribos de Rúben, Gade e Manassés não haviam sido infiéis ao Senhor e que, ao contrário, haviam livrado os israelitas da mão do Senhor. Com isso, as tribos de Israel ficaram aliviadas e decidiram não tomar nenhuma ação contra as tribos envolvidas.

O episódio do altar do Jordão mostra a importância da comunicação e da busca pela compreensão mútua. As tribos de Rúben, Gade e Manassés poderiam ter evitado todo o mal-entendido se tivessem consultado as outras tribos antes de construir o altar. Porém, a atitude de Finéias em ir até as tribos envolvidas e entender suas motivações foi fundamental para evitar um conflito entre as tribos de Israel.

Versões

31

E Fineias, filho do sacerdote Eleazar, disse aos filhos de Rúben, aos filhos de Gade e aos filhos de Manassés: — Hoje sabemos que o Senhor está no meio de nós, porque vocês não cometeram infidelidade contra o Senhor . Assim vocês livraram os filhos de Israel da mão do Senhor .

31

E Fineias, filho do sacerdote Eleazar, disse ao povo de Rúben, de Gade e de Manassés: — Agora sabemos que o Senhor está entre nós, pois vocês não se revoltaram contra ele. Vocês salvaram o povo de Israel do castigo do Senhor .