Josué 15:41

41

Gederote, Bete-Dagom, Naamá e Maquedá. Eram dezesseis cidades com seus povoados.

Significado do Versículo

Josué 15:41 é uma passagem bíblica que lista as cidades de Gederote, Bete-Dagom, Naamá e Maquedá.

Gederote era uma cidade localizada na tribo de Judá.

Bete-Dagom era uma cidade localizada na tribo de Judá.

Naamá era uma cidade localizada na tribo de Judá.

Maquedá era uma cidade localizada na tribo de Judá.

Josué 15:41 lista um total de 16 cidades com seus povoados.

O propósito de listar essas cidades era registrar as cidades que foram dadas à tribo de Judá como herança.

Essas cidades eram importantes na época de Josué porque representavam a herança que a tribo de Judá havia recebido.

Essas cidades se relacionam com a história bíblica porque fazem parte da narrativa da conquista da terra prometida por Deus ao povo de Israel.

Explicação de Josué 15:41

As dezesseis cidades esquecidas da região de Judá

Na região de Judá, ao sul de Jerusalém, havia um conjunto de dezesseis cidades que, por muito tempo, foram esquecidas pela história. Gederote, Bete-Dagom, Naamá e Maquedá eram algumas delas, todas com seus próprios povoados. Porém, apesar de terem sido mencionadas na Bíblia, essas cidades foram deixadas de lado pelos historiadores e arqueólogos por muitos anos.

O versículo Josué 15:41, que cita essas dezesseis cidades, faz parte do livro de Josué, que conta a história da conquista de Canaã pelos israelitas, liderados por Josué. Na época, a região de Judá foi dada como herança para a tribo de Judá, e Josué dividiu a região em várias partes, cada uma com suas próprias cidades e vilarejos.

Porém, apesar de terem sido mencionadas na Bíblia, essas cidades foram esquecidas pela história por muitos séculos. Foi somente no século XIX que arqueólogos começaram a redescobrir essas cidades perdidas. Eles encontraram ruínas de antigas fortificações, casas e templos nessas cidades, confirmando a existência delas.

Entre as cidades mencionadas em Josué 15:41, Gederote é uma das mais bem preservadas. Localizada a cerca de 25 quilômetros a sudoeste de Jerusalém, ela foi habitada desde o período do Bronze Médio até o período romano. Naamá, por sua vez, é uma cidade que foi habitada desde o período do Ferro I até o período romano, e que também possui ruínas bem preservadas.

Bete-Dagom, por outro lado, é uma cidade que ainda não foi completamente identificada pelos arqueólogos. Alguns acreditam que ela pode ser a mesma cidade mencionada em outras partes da Bíblia, como em 1 Samuel 6:9, onde é mencionada como um lugar onde os filisteus colocaram a arca da aliança. Já Maquedá é uma cidade que foi habitada desde o período do Bronze Médio até o período bizantino, e que também possui ruínas bem preservadas.

Hoje em dia, essas cidades são consideradas importantes sítios arqueológicos, que ajudam a contar a história da região de Judá e da conquista de Canaã pelos israelitas. E, apesar de terem sido esquecidas por muitos séculos, essas cidades agora são lembradas como parte importante da história bíblica e da história da humanidade.

Versões

41

Gederote, Bete-Dagom, Naamá e Maquedá. Ao todo, dezesseis cidades com as suas aldeias.

41

Gederote, Bete-Dagom, Naama e Maquedá. Ao todo dezesseis cidades, mais os povoados vizinhos.