Joel 2:14

14

Talvez ele volte atrás, arrependa-se, e ao passar deixe uma bênção. Assim vocês poderão fazer ofertas de cereal e ofertas derramadas para o Senhor, o seu Deus.

Significado do Versículo

O "ele" mencionado no verso se refere a Deus.

"Voltar atrás" significa mudar de ideia ou de ação.

"Arrepender-se" significa sentir remorso ou pesar por algo que foi feito.

A bênção que pode ser deixada é uma bênção divina, que pode incluir prosperidade, saúde, paz, entre outras coisas.

As ofertas de cereal eram ofertas feitas de grãos, geralmente trigo ou cevada.

As ofertas derramadas eram ofertas feitas de vinho ou azeite.

O propósito das ofertas para o Senhor era mostrar adoração e gratidão a Deus, bem como pedir perdão por pecados.

As ofertas poderiam ser feitas em um templo ou santuário, por um sacerdote ou levita.

Deus pediria ofertas como uma forma de adoração e obediência, bem como para sustentar o trabalho do templo e dos sacerdotes.

No contexto do livro de Joel, as ofertas eram uma forma de buscar a misericórdia e o perdão de Deus, bem como de renovar o compromisso com Ele.

Explicação de Joel 2:14

A Promessa de Arrependimento e Bênção: A História por Trás de Joel 2:14

O livro de Joel é um dos profetas menores do Antigo Testamento, escrito por volta do século V a.C. O profeta Joel foi enviado por Deus para alertar o povo de Judá sobre um iminente julgamento divino. O capítulo 2 do livro começa com uma descrição apocalíptica de uma praga de gafanhotos que devastou a terra, seguida por um chamado à penitência e ao arrependimento.

No versículo 14, Joel oferece uma mensagem de esperança para aqueles que se voltam para Deus em arrependimento. Ele diz que, mesmo que Deus tenha enviado a praga de gafanhotos como um castigo, talvez Ele volte atrás e se arrependa de sua ira. Se isso acontecer, Ele deixará uma bênção para o povo. Joel incentiva o povo a fazer ofertas de cereal e ofertas derramadas para o Senhor, como um sinal de sua gratidão e adoração.

A história por trás deste versículo é uma história de graça e misericórdia. Deus é apresentado como um Deus que não deseja punir seu povo, mas que está disposto a perdoar e abençoar aqueles que se voltam para Ele em arrependimento. Joel oferece uma mensagem de esperança para aqueles que estão sofrendo as consequências de seus pecados, lembrando-os de que Deus é um Deus de amor e perdão.

Esta mensagem é relevante para nós hoje, pois todos nós somos pecadores e precisamos da graça e misericórdia de Deus. Joel nos lembra que, mesmo quando enfrentamos as consequências de nossos pecados, podemos nos voltar para Deus em arrependimento e confiar em sua bondade e amor. Podemos oferecer nossas ofertas de gratidão e adoração a Ele, sabendo que Ele é fiel para nos perdoar e abençoar.

Em resumo, Joel 2:14 é um versículo que oferece uma mensagem de esperança e graça para aqueles que se voltam para Deus em arrependimento. É uma história de um Deus que está disposto a perdoar e abençoar seu povo, mesmo quando eles merecem punição. Que possamos sempre lembrar dessa mensagem de esperança e confiar na bondade e amor de Deus em todas as circunstâncias.

Versões

14

Quem sabe se ele não se voltará e mudará de ideia, e, ao passar, deixe uma bênção, para que vocês possam trazer ofertas de cereais e libações ao Senhor , seu Deus?

14

Talvez o Senhor , nosso Deus, mude de ideia e abençoe o seu povo, dando-lhe boas colheitas. Então vocês poderão apresentar a Deus ofertas de alimento e de vinho.