João 12:16

16

A princípio seus discípulos não entenderam isso. Só depois que Jesus foi glorificado, perceberam que lhe fizeram essas coisas, e que elas estavam escritas a respeito dele.

Significado do Versículo

Os discípulos não entenderam que Jesus estava cumprindo as profecias do Antigo Testamento.

Os discípulos entenderam depois que Jesus foi crucificado, ressuscitou e ascendeu ao céu.

"Jesus foi glorificado" significa que ele foi exaltado e honrado por Deus depois de cumprir sua missão na terra.

As coisas que fizeram a Jesus incluem sua entrada triunfal em Jerusalém, sua crucificação e sua ressurreição.

Essas coisas estavam escritas nas Escrituras do Antigo Testamento, como os Salmos e os Profetas.

Os discípulos finalmente perceberam o que estava acontecendo quando o Espírito Santo desceu sobre eles no dia de Pentecostes.

Os discípulos não entenderam no início porque estavam esperando um Messias político que libertaria Israel do domínio romano, em vez de um Messias espiritual que salvaria a humanidade do pecado.

Quando os discípulos finalmente entenderam, eles ficaram cheios de alegria e começaram a pregar o evangelho com coragem e poder.

Essa passagem nos lembra que Deus tem um plano maior do que podemos entender e que devemos confiar nele, mesmo quando as coisas não fazem sentido.

A mensagem principal que podemos tirar dessa passagem é que Jesus é o cumprimento das Escrituras e que devemos crer nele como nosso Salvador e Senhor.

Explicação de João 12:16

A história da compreensão tardia dos discípulos sobre a glória de Jesus

Quando Jesus entrou em Jerusalém montado em um jumento, a multidão o aclamou como rei, agitando ramos de palmeira e gritando "Hosana!" (João 12:13). Os fariseus, porém, ficaram alarmados com a popularidade de Jesus e disseram uns aos outros: "Vejam como vocês não estão conseguindo nada. Olhem como o mundo todo está seguindo Jesus!" (João 12:19).

Mas Jesus sabia que sua hora estava chegando e que ele seria glorificado através de sua morte e ressurreição. Ele disse aos discípulos: "Chegou a hora de ser glorificado o Filho do homem" (João 12:23). E acrescentou: "Quem ama a sua vida a perderá; ao passo que quem odeia a sua vida neste mundo a conservará para a vida eterna" (João 12:25).

Os discípulos, porém, não entenderam o que Jesus queria dizer. Eles ainda esperavam que Jesus estabelecesse um reino terreno e que eles fossem seus ministros. Por isso, quando Jesus falou sobre sua morte, Pedro o repreendeu: "Deus não permita, Senhor! Isso nunca acontecerá!" (Mateus 16:22).

Mas Jesus sabia que sua morte era necessária para cumprir a vontade de Deus e salvar a humanidade. Ele disse aos discípulos: "Agora a minha alma está perturbada, e o que direi? Pai, salva-me desta hora? Não, foi para isso que eu vim a esta hora" (João 12:27).

Então, Jesus explicou que sua morte seria como um grão de trigo que cai na terra e morre, mas produz muitos frutos (João 12:24). Ele também disse que seria levantado da terra, atraindo todos a si mesmo (João 12:32).

Os discípulos ainda não entenderam o que Jesus queria dizer, mas depois que ele foi glorificado, ou seja, depois que ressuscitou e subiu ao céu, eles perceberam que tudo o que Jesus havia dito estava escrito a respeito dele nas Escrituras. Eles entenderam que a morte de Jesus não foi um fracasso, mas sim a vitória sobre o pecado e a morte.

Assim, a referência bíblica João 12:16 nos ensina que nem sempre entendemos o que Deus está fazendo em nossas vidas, mas que devemos confiar que Ele tem um plano perfeito para nós. Às vezes, só depois que passamos por uma situação difícil é que percebemos que Deus estava agindo em nosso favor. E, assim como os discípulos, podemos olhar para trás e ver que tudo o que aconteceu estava escrito nas Escrituras, ou seja, que Deus sempre esteve no controle.

Versões

16

Seus discípulos a princípio não compreenderam isso. Mas, quando Jesus foi glorificado, então eles se lembraram de que essas coisas estavam escritas a respeito dele e também de que tinham feito isso com ele.

16

Naquela ocasião os discípulos não entenderam isso. Mas, depois de Jesus ter voltado para a presença gloriosa de Deus, eles lembraram que isso estava escrito a respeito dele e também que era isso o que tinha acontecido.