Jeremias 48:6

6

Fujam! Corram para salvar suas vidas; tornem-se como um arbusto no deserto.

Significado do Versículo

A mensagem é dirigida aos habitantes de Moabe.

É necessário fugir porque Moabe está prestes a ser invadido e destruído.

"Tornem-se como um arbusto no deserto" significa que as pessoas devem se esconder e se camuflar para evitar serem capturadas ou mortas.

O contexto histórico é o período em que a Babilônia estava conquistando várias nações, incluindo Moabe. Geograficamente, Moabe ficava a leste do rio Jordão, ao sul da atual Jordânia.

O deserto é frequentemente usado na Bíblia como um lugar de provação, purificação e renovação espiritual.

Jeremias está profetizando a respeito de Moabe porque Moabe havia se rebelado contra a Babilônia e estava sendo punido por isso.

Moabe e Israel eram vizinhos e às vezes aliados, mas também eram frequentemente inimigos.

A mensagem principal é que, em tempos de crise, é melhor fugir e se esconder do que lutar e ser destruído.

A mensagem se aplica aos cristãos hoje em dia porque ainda enfrentamos crises e perseguições, e às vezes é melhor fugir e se esconder do que lutar e ser morto.

Podemos aplicar essa mensagem em nossa vida diária lembrando que, às vezes, a fuga é a melhor opção em vez de lutar ou enfrentar situações perigosas. Também podemos lembrar que Deus é nosso refúgio e proteção em tempos difíceis.

Explicação de Jeremias 48:6

A orientação para fugir e se esconder no deserto

Em Jeremias 48:6, encontramos uma orientação para que as pessoas fujam e se escondam no deserto para salvar suas vidas. Essa referência bíblica é um trecho do livro de Jeremias, que é um dos livros proféticos do Antigo Testamento. O livro de Jeremias é uma coleção de profecias e mensagens que foram dadas pelo profeta Jeremias ao povo de Judá durante um período de grande instabilidade política e social.

No capítulo 48, Jeremias está profetizando sobre a queda de Moabe, um país vizinho de Judá. Moabe era um país que havia sido inimigo de Judá em várias ocasiões, e Jeremias estava anunciando que Deus iria punir Moabe por causa de sua arrogância e maldade. No versículo 6, Jeremias está dando uma orientação para o povo de Moabe, dizendo que eles devem fugir e se esconder no deserto para escapar da destruição que está por vir.

A orientação de Jeremias é bastante clara: as pessoas devem fugir e se tornar como um arbusto no deserto, ou seja, devem se esconder e se camuflar para que não sejam encontradas pelos inimigos. O deserto era um lugar perigoso e hostil, mas era também um lugar onde as pessoas podiam se esconder e sobreviver por algum tempo.

A razão pela qual Jeremias está dando essa orientação é porque ele sabe que a destruição de Moabe será total e implacável. Deus está irado com Moabe por causa de sua arrogância e maldade, e ele está prestes a enviar um exército para destruir o país e matar muitas pessoas. Jeremias está tentando salvar o maior número possível de vidas, dando essa orientação para que as pessoas fujam e se escondam.

No contexto histórico em que essa profecia foi dada, a orientação de Jeremias era extremamente importante. O povo de Moabe estava em grande perigo, e muitas pessoas poderiam ter sido salvas se tivessem seguido a orientação de Jeremias. Infelizmente, muitas pessoas não acreditaram na mensagem de Jeremias e acabaram morrendo na destruição que se seguiu.

Hoje em dia, a referência bíblica de Jeremias 48:6 é vista como um exemplo de como devemos estar preparados para enfrentar situações difíceis e perigosas. Embora não estejamos enfrentando uma guerra ou uma invasão, há muitas situações em que precisamos fugir ou nos esconder para proteger nossas vidas. A orientação de Jeremias nos lembra que devemos estar sempre atentos e preparados para enfrentar essas situações, e que devemos confiar em Deus para nos proteger e nos guiar em momentos de perigo.

Versões

6

‘Fujam! Corram para salvar a vida, ainda que vocês venham a ser como o arbusto solitário no deserto.’"

6

Ouve-se gente gritando: ‘Depressa! Fujam para salvar a vida! Corram como um jumento selvagem no deserto!’