Jeremias 35:17

17

"Portanto, assim diz o Senhor dos Exércitos, Deus de Israel: ‘Trarei sobre Judá e sobre todos os habitantes de Jerusalém toda a desgraça da qual os adverti; porque falei a eles, mas não me ouviram, chamei-os, mas não me responderam’ ".

Significado do Versículo

O autor da passagem bíblica Jeremias 35:17 é o profeta Jeremias.

A passagem foi escrita durante o período em que a Babilônia estava invadindo Judá e Jerusalém, por volta do século VI a.C.

Os habitantes de Jerusalém mencionados na passagem são os judeus que viviam na cidade na época.

O Senhor dos Exércitos diz que trará sobre Judá e Jerusalém toda a desgraça da qual os advertiu.

O Senhor dos Exércitos trará essa desgraça porque os habitantes de Jerusalém não o ouviram e não responderam ao seu chamado.

O Senhor dos Exércitos havia advertido os habitantes de Jerusalém sobre a sua desobediência e infidelidade.

Os habitantes de Jerusalém não ouviram o Senhor dos Exércitos porque estavam envolvidos em idolatria e pecado.

O Senhor dos Exércitos havia chamado os habitantes de Jerusalém por meio dos profetas que ele havia enviado.

Os habitantes de Jerusalém não responderam ao chamado do Senhor dos Exércitos porque estavam obstinados em seus pecados e não queriam se arrepender.

A mensagem principal que podemos extrair dessa passagem é que devemos ouvir e responder ao chamado de Deus, pois a desobediência e a infidelidade podem trazer consequências graves para nossas vidas.

Explicação de Jeremias 35:17

A triste história da desobediência e consequente punição

Há muito tempo, em uma terra distante, havia um povo chamado Judá. Eles eram descendentes de Abraão e viviam em Jerusalém. Deus havia escolhido esse povo para ser seu povo especial, mas infelizmente eles não obedeceram aos seus mandamentos.

Jeremias era um profeta que Deus havia escolhido para advertir o povo de Judá sobre a sua desobediência. Ele falou com eles muitas vezes, mas eles não o ouviram. Jeremias até mesmo chamou o povo para se arrepender e voltar para Deus, mas eles não responderam.

Deus estava muito triste com a desobediência do povo de Judá e decidiu puni-los. Ele disse que traria toda a desgraça sobre eles que havia advertido. Isso incluía a destruição de Jerusalém e o exílio do povo para a Babilônia.

Infelizmente, a profecia de Jeremias se cumpriu. Jerusalém foi destruída e o povo de Judá foi levado cativo para a Babilônia. Eles sofreram muito durante o exílio e perceberam que deveriam ter ouvido as advertências de Deus e obedecido aos seus mandamentos.

O versículo de Jeremias 35:17 é um lembrete triste da desobediência do povo de Judá e da punição que sofreram por causa disso. É uma advertência para todos nós sobre a importância de ouvir a Deus e obedecer aos seus mandamentos. Se não o fizermos, podemos sofrer as consequências de nossas ações.

Versões

17

Por isso, assim diz o Senhor , o Deus dos Exércitos, o Deus de Israel: Eis que trarei sobre Judá e sobre todos os moradores de Jerusalém todo o mal que falei contra eles. Porque lhes falei e eles não me obedeceram, chamei e eles não responderam."

17

Por isso, eu, o Senhor Todo-Poderoso, o Deus de Israel, mandarei sobre vocês, povo de Judá e de Jerusalém, toda a destruição que prometi. Farei isso porque não quiseram me obedecer quando lhes falei e não quiseram responder quando os chamei.