Jeremias 29:18

18

Eu os perseguirei com a guerra, a fome e a peste; farei deles objeto de terror para todos os reinos da terra, maldição e exemplo, zombaria e afronta entre todas as nações para onde eu os dispersei.

Significado do Versículo

Deus permitiu que seu povo sofresse como consequência de sua desobediência e infidelidade.

Jeremias profetizou durante um período de grande instabilidade política e religiosa em Israel, quando o país estava sendo ameaçado por inimigos externos e internos.

Embora essa passagem possa parecer severa, ela deve ser entendida dentro do contexto mais amplo da história da salvação e do amor de Deus por seu povo.

Embora essa passagem tenha sido dirigida especificamente ao povo de Israel, ela contém princípios universais que se aplicam a todos os povos.

A ideia de Deus perseguindo seu próprio povo deve ser entendida dentro do contexto da disciplina divina, que visa corrigir e restaurar seu povo.

A guerra, fome e peste mencionados nessa passagem foram usados por Deus como instrumentos de disciplina e julgamento.

A ideia de Deus fazendo seu povo objeto de terror deve ser entendida dentro do contexto da disciplina divina, que visa corrigir e restaurar seu povo.

Essa passagem está relacionada com a ideia de punição divina, que é uma expressão do amor de Deus por seu povo e sua justiça.

A dispersão do povo de Israel entre as nações foi uma consequência da desobediência e infidelidade do povo, mas também foi uma oportunidade para que a mensagem de Deus fosse levada a outras nações.

A mensagem principal dessa passagem é que Deus é um Deus de justiça e disciplina, mas também de amor e misericórdia, e que seu propósito final é sempre a restauração e a salvação de seu povo.

Explicação de Jeremias 29:18

A Profecia de Jeremias sobre a Perseguição e o Sofrimento do Povo

Jeremias foi um dos profetas mais importantes da Bíblia. Ele viveu em um momento muito difícil da história de Israel, quando o povo estava sendo levado para o exílio na Babilônia. Nesse contexto, Jeremias recebeu uma mensagem do Senhor para transmitir ao povo. Essa mensagem era uma profecia sobre o que iria acontecer com o povo depois que fosse levado para a Babilônia.

A mensagem de Jeremias era muito dura e difícil de aceitar. Ele disse que o povo seria perseguido com a guerra, a fome e a peste. Além disso, eles seriam objeto de terror para todos os reinos da terra. Seriam maldição e exemplo, zombaria e afronta entre todas as nações para onde o Senhor os dispergisse.

Essa profecia era muito difícil de aceitar porque o povo de Israel sempre se considerou o povo escolhido de Deus. Eles acreditavam que Deus iria protegê-los e abençoá-los em todas as circunstâncias. Mas Jeremias estava dizendo que isso não era verdade. Ele estava dizendo que o povo iria sofrer muito por causa de seus pecados e de sua desobediência a Deus.

Mas Jeremias também tinha uma mensagem de esperança para o povo. Ele disse que, depois de setenta anos, o Senhor iria trazer o povo de volta para a sua terra. Eles iriam se arrepender de seus pecados e voltar para o Senhor. E o Senhor iria abençoá-los novamente e restaurar a sua posição como povo escolhido.

Essa mensagem de Jeremias é muito importante para nós hoje em dia. Ela nos ensina que, mesmo quando estamos passando por momentos difíceis, Deus ainda está conosco. Ele ainda nos ama e nos quer de volta. E se nos arrependermos de nossos pecados e voltarmos para Ele, Ele nos abençoará novamente e nos dará uma nova chance.

Por isso, devemos sempre lembrar da mensagem de Jeremias e confiar em Deus, mesmo quando as coisas parecem difíceis. Devemos nos arrepender de nossos pecados e voltar para Ele, para que possamos experimentar a sua bênção e o seu amor.

Versões

18

Eu os perseguirei com a espada, a fome e a peste. Farei deles um motivo de espanto para todos os reinos da terra e os porei por objeto de maldição, de horror, de vaias e de deboche entre todas as nações para onde os tiver dispersado.

18

Eu os perseguirei com guerra, fome e doença; e as nações do mundo ficarão horrorizadas com o que virem. Em todos os lugares para onde eu os espalhar, as pessoas ficarão chocadas e horrorizadas com o que aconteceu com eles. Zombarão deles e usarão o seu nome para rogar pragas.