Jeremias 25:9

9

convocarei todos os povos do norte e o meu servo Nabucodonosor, rei da Babilônia", declara o Senhor, "e os trarei para atacar esta terra, os seus habitantes e todas as nações ao redor. Eu os destruirei completamente e os farei um objeto de pavor e de zombaria, e uma ruína permanente.

Significado do Versículo

Jeremias é um profeta do Antigo Testamento.

Jeremias 25:9 é uma profecia que Deus deu a Jeremias sobre a destruição da terra e seus habitantes pelos povos do norte, liderados por Nabucodonosor.

Os povos do norte se referem aos babilônios e outros povos que viviam ao norte de Israel.

Nabucodonosor era o rei da Babilônia e líder dos povos do norte.

Deus convocou Nabucodonosor para atacar a terra como um castigo por seus pecados e desobediência.

A terra e seus habitantes foram completamente destruídos pelos povos do norte.

Deus queria destruir completamente os povos do norte por causa de sua maldade e injustiça.

Ser um objeto de pavor e zombaria significa ser ridicularizado e temido pelos outros.

Deus queria fazer dos povos do norte uma ruína permanente como um exemplo para outras nações de que a desobediência a Deus leva à destruição.

A mensagem de Jeremias 25:9 para os leitores modernos é que a desobediência a Deus leva à destruição e que devemos nos arrepender e seguir seus caminhos para evitar o castigo divino.

Explicação de Jeremias 25:9

A profecia da destruição iminente

Há muito tempo, em uma terra distante, o profeta Jeremias clamava ao povo de Judá para que se arrependesse de seus pecados e voltasse para Deus. No entanto, sua mensagem era ignorada e até mesmo ridicularizada pelos líderes e pelo povo em geral. Jeremias sabia que a ira divina estava prestes a cair sobre a nação rebelde, e sua profecia se cumpriu quando Nabucodonosor, rei da Babilônia, invadiu Judá e destruiu Jerusalém em 586 a.C.

Antes da invasão, Jeremias recebeu uma mensagem do Senhor que anunciava a convocação dos povos do norte, liderados por Nabucodonosor, para atacar Judá e as nações ao redor. Deus prometeu destruir completamente a terra e seus habitantes, tornando-a um objeto de pavor e zombaria, uma ruína permanente. Jeremias proclamou essa mensagem ao povo, mas eles continuaram a viver em desobediência e incredulidade.

A invasão da Babilônia foi um evento traumático para o povo de Judá. A cidade de Jerusalém foi saqueada, o Templo destruído e muitos foram mortos ou levados como escravos para a Babilônia. Jeremias, que havia sido preso e perseguido pelos líderes de Judá, foi poupado por Nabucodonosor e permitido a permanecer em sua terra natal. Ele continuou a profetizar sobre o julgamento divino e a esperança de restauração futura para o povo de Deus.

A mensagem de Jeremias continua a ressoar hoje, lembrando-nos da seriedade do pecado e da necessidade de arrependimento e fé em Deus. A profecia da destruição iminente também nos lembra da justiça de Deus e da importância de vivermos em obediência a Ele. Embora a história de Judá possa parecer distante e irrelevante para nós hoje, a mensagem de Jeremias é atemporal e aplicável a todas as nações e povos.

Versões

9

eis que mandarei buscar todas as tribos do Norte, diz o Senhor , e também Nabucodonosor, rei da Babilônia, meu servo, e os trarei contra esta terra, contra os seus moradores e contra todas estas nações ao redor, e os destruirei totalmente. Farei deles um objeto de horror e de vaias, ruínas perpétuas.

9

“Eu mandarei buscar todos os povos do Norte e também meu servo, o rei Nabucodonosor, da Babilônia. Vou trazer esses povos para lutarem contra os moradores desta terra de Judá e contra todas as nações vizinhas. Eu as destruirei completamente; elas ficarão arrasadas para sempre e serão um espetáculo horrível e assustador. Sou eu, o Senhor , quem está falando.