Jeremias 22:20

20

"Jerusalém, suba ao Líbano e clame, seja ouvida a sua voz em Basã, clame desde Abarim, pois todos os seus aliados foram esmagados.

Significado do Versículo

Jeremias 22:20 é um versículo do livro de Jeremias, que é um dos livros do Antigo Testamento da Bíblia.

Jeremias 22:20 faz parte de uma profecia de julgamento contra o rei Joaquim de Judá e sua família.

"Jerusalém, suba ao Líbano" é uma figura de linguagem que significa que Jerusalém deve chamar a atenção de todos os lugares, assim como o Líbano é uma montanha alta e visível.

Basã é uma região a leste do Jordão, conhecida por sua fertilidade e riqueza.

Abarim é uma cadeia de montanhas a leste do Jordão, que marca a fronteira entre Moabe e Israel.

Os aliados mencionados em Jeremias 22:20 são as nações que apoiavam Judá contra a Babilônia.

Os aliados de Judá foram esmagados pelas forças da Babilônia em uma série de batalhas.

Jerusalém é chamada a clamar em Jeremias 22:20 para reconhecer a sua situação desesperada e buscar a ajuda de Deus.

O versículo como um todo é uma advertência para Judá sobre as consequências do seu pecado e da sua aliança com as nações pagãs.

A aplicação prática de Jeremias 22:20 para os cristãos hoje é que devemos reconhecer a nossa própria situação desesperada e buscar a ajuda de Deus em todas as circunstâncias. Além disso, devemos evitar alianças com aqueles que não compartilham da nossa fé e valores.

Explicação de Jeremias 22:20

A cidade sagrada que clama por ajuda

A história da referência bíblica Jeremias 22:20 começa com a cidade de Jerusalém em um momento de grande aflição. A cidade sagrada estava sendo atacada por inimigos poderosos e todos os seus aliados haviam sido derrotados. O profeta Jeremias, que era conhecido por suas profecias e visões, recebeu uma mensagem divina para transmitir ao povo de Jerusalém.

A mensagem era clara: Jerusalém deveria clamar por ajuda em todas as direções, desde o Líbano até Basã, passando por Abarim. A voz da cidade deveria ser ouvida em todos os lugares, para que seus aliados pudessem ouvir e vir em seu auxílio.

O Líbano era conhecido por suas florestas de cedro, que eram altamente valorizadas na época por sua madeira de alta qualidade. Basã era uma região fértil a leste do Jordão, conhecida por suas pastagens e seus rebanhos de gado. Abarim era uma cadeia de montanhas a leste do Mar Morto, que servia como fronteira natural entre as tribos de Israel.

Ao clamar por ajuda em todas essas direções, Jerusalém estava pedindo ajuda aos seus aliados mais próximos e também aos mais distantes. A mensagem de Jeremias era um apelo desesperado para que a cidade fosse salva da destruição iminente.

Infelizmente, a mensagem de Jeremias não foi ouvida a tempo. Jerusalém foi conquistada pelos babilônios em 587 a.C. e grande parte da cidade foi destruída. O templo sagrado de Jerusalém foi saqueado e queimado, e muitos dos habitantes da cidade foram levados como escravos para a Babilônia.

A referência bíblica Jeremias 22:20 é um lembrete da importância da união e da solidariedade em tempos de crise. Jerusalém clamou por ajuda em todas as direções, mas seus aliados não foram capazes de salvá-la. A cidade sagrada caiu, mas sua história e sua mensagem de esperança e fé continuam a inspirar as pessoas até hoje.

Versões

20

"Suba ao Líbano, ó Jerusalém, e grite; erga a sua voz em Basã e grite desde Abarim, porque todos os seus amantes estão esmagados.

20

Povo de Jerusalém, vá até o Líbano e grite, vá à terra de Basã e grite bem alto. Que a sua voz seja ouvida desde as montanhas de Moabe, pois todos os países amigos que você tem foram derrotados!