Jeremias 18:6

6

"Ó comunidade de Israel, será que não posso eu agir com vocês como fez o oleiro? ", pergunta o Senhor. "Como barro nas mãos do oleiro, assim são vocês nas minhas mãos, ó comunidade de Israel.

Significado do Versículo

O autor da passagem bíblica Jeremias 18:6 é o profeta Jeremias.

A passagem foi escrita durante o período em que o reino de Judá estava sob o domínio do Império Babilônico e Jeremias profetizava a destruição de Jerusalém.

A metáfora do oleiro e do barro representa a relação entre Deus e seu povo. Assim como um oleiro molda o barro, Deus molda nossas vidas de acordo com sua vontade.

A mensagem principal é que Deus tem o poder de moldar e transformar nossas vidas, assim como um oleiro molda o barro.

O Senhor se compara a um oleiro porque ele tem o poder de moldar nossas vidas de acordo com sua vontade.

A passagem bíblica Jeremias 18:6 nos ensina a confiar em Deus e a permitir que ele molde nossas vidas de acordo com sua vontade.

A passagem bíblica Jeremias 18:6 nos ensina que Deus é soberano e tem o poder de moldar nossas vidas de acordo com sua vontade.

Podemos confiar em Deus porque ele é amoroso e sabe o que é melhor para nós. Ele nos molda para que possamos ser a melhor versão de nós mesmos.

A comunidade de Israel é importante nessa passagem bíblica porque representa o povo escolhido por Deus.

Podemos aplicar os ensinamentos dessa passagem bíblica em nossas vidas diárias, confiando em Deus e permitindo que ele molde nossas vidas de acordo com sua vontade.

Explicação de Jeremias 18:6

A história do oleiro e o barro moldável

Há muito tempo, em uma terra distante, vivia um povo chamado Israel. Eles eram conhecidos por sua desobediência e rebeldia contra Deus. Então, o Senhor enviou o profeta Jeremias para alertá-los sobre as consequências de suas ações.

Em uma de suas mensagens, Jeremias recebeu uma visão do Senhor em uma casa de oleiro. Ele viu o oleiro trabalhando com o barro em sua roda de oleiro, moldando-o e dando-lhe forma. Mas, quando o vaso não saiu como ele queria, o oleiro simplesmente amassou o barro e começou de novo.

Foi então que o Senhor falou com Jeremias, perguntando se ele não poderia agir da mesma forma com o povo de Israel. Assim como o oleiro molda o barro em suas mãos, o Senhor poderia moldar e transformar a vida do povo de Israel, se eles se entregassem a Ele.

O Senhor estava dizendo que, assim como o barro nas mãos do oleiro, o povo de Israel estava nas mãos de Deus. Ele poderia moldá-los e transformá-los em algo novo e melhor, se eles se submetessem a Ele.

Essa mensagem de Jeremias foi um chamado para o povo de Israel se arrepender e se voltar para Deus. Eles precisavam reconhecer que eram como o barro nas mãos do oleiro, e que somente Deus poderia transformá-los em algo melhor.

Essa mensagem ainda é relevante nos dias de hoje. Assim como o povo de Israel, muitas vezes somos rebeldes e desobedientes a Deus. Precisamos nos lembrar que somos como o barro nas mãos do oleiro, e que Deus pode nos moldar e transformar em algo novo e melhor, se nos submetermos a Ele.

Portanto, que possamos nos entregar completamente nas mãos de Deus, permitindo que Ele nos molde e nos transforme em algo novo e melhor, para Sua glória e honra.

Versões

6

— Casa de Israel, será que não posso fazer com vocês como fez esse oleiro? — diz o Senhor . Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim são vocês na minha mão, ó casa de Israel.

6

— Será que eu não posso fazer com o povo de Israel o mesmo que o oleiro faz com o barro? Vocês estão nas minhas mãos assim como o barro está nas mãos do oleiro. Sou eu, o Senhor , quem está falando.