Jeremias 14:15

15

Por isso, assim diz o Senhor: "Quanto aos profetas que estão profetizando em meu nome, embora eu não os tenha enviado, e que dizem: ‘Nem guerra nem fome alcançarão esta terra’, aqueles mesmos profetas perecerão pela guerra e pela fome!

Significado do Versículo

Os profetas mencionados em Jeremias 14:15 são aqueles que estão pregando uma mensagem falsa em nome do Senhor.

Deus não os enviou porque eles estão pregando uma mensagem falsa e enganando o povo.

"Profetizar em nome do Senhor" significa falar em nome de Deus e transmitir Sua mensagem ao povo.

A mensagem falsa que esses profetas estão pregando é que não haverá guerra ou fome na terra.

Deus está irritado com esses profetas porque eles estão enganando o povo e levando-os ao erro.

"Perecerão pela guerra e pela fome" significa que esses profetas serão punidos por suas mentiras e enganos.

Podemos aprender que é importante pregar a verdade e não enganar o povo em nome de Deus.

Podemos discernir entre um verdadeiro profeta de Deus e um falso examinando sua mensagem à luz das Escrituras e observando se suas palavras se cumprem.

A mensagem geral que Deus está tentando transmitir através desta passagem é que Ele é um Deus de verdade e justiça e que não tolerará a mentira e o engano em Seu nome.

Explicação de Jeremias 14:15

A história da advertência divina aos falsos profetas

Há muitos séculos atrás, na antiga terra de Judá, o povo estava vivendo em tempos difíceis. A nação estava enfrentando ameaças de guerra e uma grande seca estava assolando a terra, causando fome e escassez de água. Nesse contexto, surgiram muitos profetas que se apresentavam como porta-vozes de Deus, prometendo ao povo que tudo ficaria bem, que não haveria guerra nem fome, que Deus estava ao lado deles e que a prosperidade estava chegando.

No entanto, o profeta Jeremias, que era um verdadeiro mensageiro de Deus, sabia que esses profetas eram falsos. Eles não estavam falando a verdade, não estavam ouvindo a voz de Deus e estavam levando o povo a acreditar em mentiras. Jeremias sabia que a nação precisava se arrepender de seus pecados e voltar para Deus, caso contrário, eles sofreriam as consequências de suas ações.

Foi nesse contexto que Deus falou com Jeremias e lhe deu uma mensagem para os falsos profetas. Deus disse que eles estavam profetizando em Seu nome, embora Ele não os tivesse enviado. Eles estavam dizendo que não haveria guerra nem fome, mas Deus disse que esses profetas pereceriam pela guerra e pela fome.

Essa mensagem era uma advertência séria para os falsos profetas. Deus estava dizendo que eles estavam enganando o povo e que seriam responsáveis pelas consequências de suas mentiras. Eles não estavam falando a verdade e, portanto, não estavam agindo em nome de Deus.

Jeremias levou essa mensagem aos falsos profetas, mas eles não ouviram. Eles continuaram a enganar o povo e a prometer coisas que não poderiam cumprir. Como resultado, a nação sofreu as consequências de suas ações. A guerra chegou e a fome se espalhou pela terra. Muitas pessoas morreram e a nação foi levada ao cativeiro.

Essa história é um lembrete para nós de que devemos sempre buscar a verdade e ouvir a voz de Deus. Não devemos acreditar em mentiras e falsas promessas, mesmo que elas venham de pessoas que se apresentam como porta-vozes de Deus. Devemos sempre testar o espírito e discernir a verdade. E, acima de tudo, devemos nos arrepender de nossos pecados e voltar para Deus, para que possamos evitar as consequências de nossas ações.

Versões

15

Portanto, assim diz o Senhor a respeito dos profetas que, profetizando em meu nome, sem que eu os tenha mandado, dizem que não haverá guerra nem fome nesta terra: Esses profetas serão consumidos pela guerra e pela fome.

15

Eu, o Senhor , digo a você o que vou fazer com esses profetas que não enviei e que profetizam em meu nome, dizendo que não haverá guerra nem fome neste país. Eu os matarei na guerra e de fome.