Jeremias 13:19

19

As cidades do Neguebe estão bloqueadas e não há quem nelas consiga entrar. Todo o Judá foi levado para o exílio, todos os exilados.

Significado do Versículo

A passagem bíblica fala sobre o exílio do povo de Judá na Babilônia, que ocorreu no século VI a.C.

Neguebe é uma região desértica localizada ao sul de Judá.

As cidades do Neguebe estavam bloqueadas porque o exército babilônico havia conquistado a região.

Todo o povo de Judá foi levado para o exílio, incluindo os líderes religiosos e políticos.

Deus permitiu que Judá fosse levado para o exílio como punição por sua infidelidade e idolatria.

Jeremias advertiu o povo de Judá sobre a iminente destruição e exílio, e pediu que se arrependessem e voltassem para Deus.

Os exilados foram tratados com crueldade e desrespeito pelos seus captores babilônicos.

Os profetas continuaram a transmitir a mensagem de Deus para o povo de Judá durante o exílio, encorajando-os a manter a fé e a esperança em Deus.

O povo de Judá se sentiu desolado e desesperado durante o exílio, mas também aprendeu a confiar em Deus e a valorizar sua terra natal.

Essa passagem bíblica pode nos lembrar da importância de permanecer fiéis a Deus, mesmo em tempos difíceis, e de confiar em sua providência e cuidado.

Explicação de Jeremias 13:19

A tristeza do exílio e o bloqueio das cidades do Neguebe

A referência bíblica Jeremias 13:19 é um trecho do livro de Jeremias, um dos profetas do Antigo Testamento. Nesse versículo, Jeremias descreve a situação em que as cidades do Neguebe, uma região ao sul de Judá, estão bloqueadas e ninguém consegue entrar nelas. Além disso, ele afirma que todo o povo de Judá foi levado para o exílio, ou seja, foram obrigados a deixar suas casas e suas terras e foram levados para outro lugar.

Para entender melhor o significado desse versículo, é preciso conhecer um pouco da história do povo de Judá. No século VI a.C., a Babilônia era um império poderoso que dominava grande parte do Oriente Médio. Em 605 a.C., o rei da Babilônia, Nabucodonosor, invadiu Judá e levou alguns dos nobres e jovens para a Babilônia como reféns. Esse foi o primeiro exílio de Judá.

No entanto, o rei de Judá, Jeoaquim, se rebelou contra a Babilônia e isso provocou uma nova invasão em 597 a.C. Dessa vez, Nabucodonosor levou muitos mais reféns, incluindo o próprio Jeoaquim e sua família. Esse foi o segundo exílio de Judá.

Por fim, em 586 a.C., Nabucodonosor invadiu novamente Judá e destruiu Jerusalém e o Templo de Salomão. Muitos judeus foram mortos ou levados para a Babilônia como escravos. Esse foi o terceiro e último exílio de Judá.

É nesse contexto histórico que Jeremias escreveu o seu livro. Ele era um profeta que alertava o povo de Judá sobre a necessidade de se arrependerem dos seus pecados e voltarem para Deus. No entanto, o povo não o ouvia e continuava a praticar a idolatria e a injustiça.

Assim, Jeremias profetizou que Judá seria destruída e que o povo seria levado para o exílio. Ele descreveu a tristeza e a desolação que se abateriam sobre a terra. As cidades do Neguebe, que eram importantes centros comerciais, ficariam bloqueadas e abandonadas. Todo o povo de Judá, desde os mais pobres até os mais ricos, seria levado para o exílio.

Essa profecia se cumpriu de forma trágica e dolorosa. O povo de Judá sofreu muito durante o exílio na Babilônia, mas também aprendeu a valorizar a sua fé e a sua identidade como judeus. Quando o exílio acabou, muitos judeus voltaram para Judá e reconstruíram o Templo de Salomão. A história de Jeremias e do povo de Judá é um exemplo de como a fé e a esperança podem superar a adversidade e a dor.

Versões

19

As cidades do Sul estão fechadas, e não há ninguém que as abra. Todo o Judá foi levado para o exílio, todos cativos.

19

As cidades da região sul estão cercadas pelos inimigos, e ninguém pode chegar lá. Todo o povo de Judá foi levado prisioneiro, foram todos levados para fora do país.