Isaías 16:12

12

Quando Moabe se apresentar cansado nos lugares altos, e for ao seu santuário, nada conseguirá.

Significado do Versículo

Moabe era uma nação vizinha de Israel, descendente de Ló e sobrinho de Abraão.

"Lugares altos" se refere a montanhas ou colinas que eram usadas para adoração pagã.

O santuário mencionado provavelmente se refere ao templo de Quemos, deus de Moabe.

Moabe estaria cansado devido à sua luta contra Israel e outros inimigos.

"Nada conseguirá" significa que Moabe não terá sucesso em suas tentativas de adoração e proteção em seus lugares sagrados.

O contexto histórico é o período em que Isaías profetizou, durante o reinado de vários reis de Judá e Israel.

O propósito da profecia era alertar Moabe e outras nações sobre a inevitabilidade do julgamento divino.

A mensagem geral de Isaías é sobre a justiça e a misericórdia de Deus, e como as nações devem se arrepender e confiar em Deus.

A mensagem geral da Bíblia é sobre a salvação através de Jesus Cristo e a necessidade de arrependimento e fé.

A aplicação à vida hoje é que devemos confiar em Deus e não em nossos próprios esforços ou lugares sagrados, e que o julgamento divino é inevitável para aqueles que se opõem a Deus.

Explicação de Isaías 16:12

A Profecia sobre Moabe: Quando o cansaço não encontra alívio

Isaías 16:12 é um versículo que traz uma profecia sobre Moabe, um povo que habitava a região da Transjordânia, a leste do rio Jordão. A profecia de Isaías é uma advertência sobre a arrogância e a confiança que Moabe depositava em seus santuários e em seus deuses. O versículo alerta que, mesmo que Moabe se apresente cansado nos lugares altos e vá ao seu santuário, nada conseguirá.

A história de Moabe remonta ao Antigo Testamento, quando os descendentes de Ló, sobrinho de Abraão, habitavam a região. Moabe era um povo que se considerava superior aos israelitas, e muitas vezes se opôs a eles. No entanto, Moabe também tinha uma forte tradição religiosa, com diversos santuários e templos dedicados a seus deuses.

A profecia de Isaías, portanto, é uma advertência sobre a falsa confiança que Moabe depositava em seus deuses e em seus santuários. Isaías alerta que, mesmo que Moabe se apresente cansado nos lugares altos, ou seja, nos pontos mais elevados de seus santuários, e vá ao seu santuário, nada conseguirá. Ou seja, mesmo que Moabe busque refúgio em seus deuses, eles não serão capazes de ajudá-lo.

A profecia de Isaías se cumpriu quando, no século VI a.C., o império babilônico invadiu a região e destruiu os santuários de Moabe. Os moabitas foram subjugados e perderam sua independência. A profecia de Isaías, portanto, é uma advertência sobre a falsa confiança que os povos depositam em seus deuses e em seus santuários, e sobre a necessidade de buscar a verdadeira proteção em Deus.

Hoje, o versículo de Isaías pode ser interpretado como uma advertência sobre a falsa confiança que as pessoas depositam em suas próprias capacidades e em suas conquistas materiais. Mesmo que nos apresentemos cansados e busquemos refúgio em nossas realizações, elas não serão capazes de nos proteger dos desafios da vida. É preciso buscar a verdadeira proteção em Deus, que nos fortalece e nos guia em todos os momentos.

Versões

12

Quando Moabe se apresentar e se cansar nos lugares altos, quando entrar no seu santuário para orar, nada alcançará.

12

Os moabitas se cansarão de tanto ir aos seus lugares de adoração nos montes para orar aos seus deuses, mas isso não adiantará nada.