Gênesis 30:20

20

Disse Lia: "Deus presenteou-me com uma dádiva preciosa. Agora meu marido me tratará melhor; afinal já lhe dei seis filhos". Por isso deu-lhe o nome de Zebulom.

Significado do Versículo

A personagem que fala nesta passagem é Lia, esposa de Jacó.

A personagem que recebeu uma dádiva preciosa é Lia.

Lia já havia dado seis filhos ao marido.

O nome do filho que Lia acabou de ter é Zebulom.

Lia acredita que seu marido a tratará melhor agora porque ela deu a ele mais um filho.

O nome Zebulom significa "habitação" ou "morada".

Esta passagem ocorre no contexto da história de Jacó e suas esposas, Lia e Raquel.

Lia é uma das esposas de Jacó e mãe de seis de seus filhos.

A passagem se relaciona com a temática da fertilidade na Bíblia, que é um tema recorrente no livro de Gênesis.

A mensagem principal que podemos extrair desta passagem é a importância da fertilidade na cultura bíblica e a crença de que ter filhos era uma bênção divina.

Explicação de Gênesis 30:20

A história da dádiva preciosa que mudou a vida de Lia

Lia, esposa de Jacó, vivia em um ambiente de competição com sua irmã, Raquel, que era a preferida do marido. Lia, por sua vez, tinha dificuldades em conceber filhos, enquanto Raquel era fértil e já havia dado à luz dois filhos de Jacó. Porém, um dia, Lia teve uma experiência que mudaria sua vida para sempre.

Deus presenteou Lia com uma dádiva preciosa, um filho que ela chamou de Zebulom. Lia acreditava que, com esse presente divino, seu marido a trataria melhor e lhe daria mais atenção e amor. Afinal, ela já havia dado à luz seis filhos de Jacó, mas ainda se sentia desvalorizada e menos amada do que Raquel.

Com a chegada de Zebulom, Lia sentiu que sua vida havia mudado. Ela se sentia mais confiante e segura de si, pois sabia que Deus estava ao seu lado e a abençoava com uma dádiva tão preciosa. Ela acreditava que, com esse filho, Jacó finalmente a enxergaria como uma esposa valiosa e amada.

No entanto, a vida de Lia não foi fácil. Ela teve que lidar com a rivalidade constante com Raquel e com a falta de atenção e amor de Jacó. Mas, mesmo assim, ela se manteve firme em sua fé e em sua crença de que Deus a havia abençoado com uma dádiva preciosa.

Zebulom cresceu e se tornou um homem forte e corajoso, assim como seus irmãos. E, mesmo que Jacó não tenha mudado sua atitude em relação a Lia, ela se sentia feliz e realizada por ter dado à luz um filho tão especial.

A história de Lia e sua dádiva preciosa nos ensina sobre a importância da fé e da confiança em Deus. Mesmo em meio às dificuldades e desafios da vida, devemos sempre acreditar que Deus está ao nosso lado e nos abençoa com presentes preciosos. E, assim como Lia, devemos ser gratos por cada bênção que recebemos e nunca perder a esperança de que dias melhores virão.

Versões

20

E disse: — Deus me concedeu excelente dádiva. Agora meu marido vai permanecer comigo, porque lhe dei seis filhos. E ela deu ao filho o nome de Zebulom.

20

E disse: — Deus me deu um belo presente. Agora o meu marido vai ficar comigo porque lhe dei seis filhos. Por isso ela pôs nele o nome de Zebulom .