Ezequiel 23:14

14

"Mas ela levou sua prostituição ainda mais longe. Viu homens desenhados numa parede, figuras de caldeus em vermelho,

Significado do Versículo

A "ela" mencionada no versículo é uma referência às duas irmãs, Oolá e Oolibá, que representam as cidades de Samaria e Jerusalém, respectivamente.

"Levou sua prostituição ainda mais longe" significa que as cidades de Samaria e Jerusalém se afastaram ainda mais de Deus e se entregaram à idolatria e à imoralidade.

Os homens desenhados na parede são figuras que representam os deuses pagãos adorados pelas cidades de Samaria e Jerusalém.

Os caldeus eram um povo da Mesopotâmia que conquistou a região de Judá e levou muitos judeus cativos para a Babilônia.

A cor vermelha pode representar o sangue derramado em sacrifícios aos deuses pagãos ou pode ser uma referência à cor usada nos rituais de adoração desses deuses.

As figuras simbolizam a idolatria e a adoração de deuses falsos, que eram uma prática comum nas cidades de Samaria e Jerusalém.

As figuras são mencionadas em relação à prostituição porque a idolatria e a imoralidade eram frequentemente associadas na cultura antiga.

O contexto histórico desse versículo é o período em que as cidades de Samaria e Jerusalém estavam sendo punidas por sua infidelidade a Deus e sua idolatria.

Essa passagem se relaciona com o restante do livro de Ezequiel porque faz parte de uma série de profecias que condenam a infidelidade e a idolatria do povo de Israel.

A mensagem geral que pode ser extraída desse versículo é que a idolatria e a imoralidade são práticas que afastam as pessoas de Deus e trazem consequências negativas.

Explicação de Ezequiel 23:14

A história da mulher que viu homens desenhados numa parede

Em um dos livros mais enigmáticos da Bíblia, há uma passagem que descreve uma mulher que levou sua prostituição ainda mais longe. Ela viu homens desenhados numa parede, figuras de caldeus em vermelho. Essa referência bíblica, encontrada no livro de Ezequiel, capítulo 23, versículo 14, é uma das mais intrigantes e controversas da Bíblia.

Segundo os estudiosos, o livro de Ezequiel foi escrito no século VI a.C., durante o exílio babilônico do povo de Israel. O profeta Ezequiel foi levado para a Babilônia como prisioneiro e, lá, recebeu visões e mensagens de Deus para transmitir ao seu povo. O livro de Ezequiel é uma mistura de profecias, visões e simbolismos, que descrevem a destruição de Jerusalém, a queda do reino de Judá e a restauração de Israel.

No capítulo 23, Ezequiel descreve a infidelidade de Israel e Judá, comparando-as a duas irmãs, Oolá e Oolibá, que se prostituíram com várias nações estrangeiras. Oolá representa Israel e Oolibá representa Judá. Ambas se entregaram à idolatria e à imoralidade, desobedecendo a Deus e traindo a aliança que haviam feito com Ele.

No versículo 14, Ezequiel descreve a perversidade de Oolibá, que levou sua prostituição ainda mais longe. Ela viu homens desenhados numa parede, figuras de caldeus em vermelho. Essa imagem é uma metáfora da infidelidade de Judá, que se entregou aos ídolos e aos costumes pagãos dos caldeus. Os homens desenhados na parede representam os deuses estrangeiros que Judá adorava, enquanto o vermelho simboliza o sangue derramado em sacrifícios pagãos.

Essa referência bíblica é uma advertência contra a idolatria e a imoralidade, que levam à destruição e à desgraça. Ezequiel usa imagens fortes e simbólicas para transmitir a mensagem de Deus ao seu povo, mostrando-lhes as consequências de suas escolhas erradas. A história da mulher que viu homens desenhados numa parede é um exemplo da linguagem poética e impactante que a Bíblia usa para falar ao coração humano.

Em resumo, a referência bíblica Ezequiel 23:14 descreve a infidelidade de Judá, que se entregou à idolatria e à imoralidade, desobedecendo a Deus e traindo a aliança que havia feito com Ele. A imagem dos homens desenhados numa parede representa os deuses estrangeiros que Judá adorava, enquanto o vermelho simboliza o sangue derramado em sacrifícios pagãos. Essa passagem é uma advertência contra a idolatria e a imoralidade, que levam à destruição e à desgraça.

Versões

14

Aumentou a sua prostituição, porque viu figuras de homens gravadas na parede, imagens dos caldeus, pintados de vermelho,

14

— Oolibá se afundou cada vez mais na imoralidade. Foi atraída pelas figuras esculpidas na parede e pintadas de vermelho vivo. Eram figuras de altos oficiais da Babilônia. Eles usavam cinturões e turbantes de luxo.