Êxodo 32:21

21

E perguntou a Arão: "Que lhe fez esse povo para que você o levasse a tão grande pecado? "

Significado do Versículo

Arão era o irmão de Moisés e o sumo sacerdote dos israelitas.

O povo cometeu o pecado de adorar um bezerro de ouro como se fosse um deus.

Moisés perguntou a Arão sobre o pecado do povo porque ele era o líder religioso dos israelitas na ausência de Moisés.

A resposta de Arão foi que o povo pediu para que ele fizesse um deus para eles adorarem, então ele pegou o ouro deles e fez um bezerro de ouro.

Arão permitiu que o povo fizesse um bezerro de ouro porque ele estava com medo de desagradá-los e ser morto.

O bezerro de ouro simbolizava a idolatria e a falta de confiança em Deus.

Moisés destruiu o bezerro de ouro e o queimou em fogo.

Deus ficou irado com o pecado do povo e ameaçou destruí-los, mas Moisés intercedeu por eles.

Moisés intercedeu pelo povo pedindo que Deus não os destruísse e lembrando-o de suas promessas aos patriarcas.

A lição que podemos aprender com essa história é a importância de confiar em Deus e não se envolver em idolatria ou outros pecados que o desagradam. Também aprendemos sobre a importância da intercessão e da misericórdia de Deus.

Explicação de Êxodo 32:21

A história da pergunta de Arão sobre o pecado do povo

Em um momento de fraqueza, o povo de Israel decidiu construir um bezerro de ouro para adorar, em vez de seguir a Deus. Moisés, o líder do povo, estava no topo do monte Sinai recebendo os mandamentos de Deus, e quando desceu e viu a idolatria do povo, ficou furioso e quebrou as tábuas dos mandamentos. Ele então pediu a Arão, seu irmão e sacerdote, que explicasse o que havia acontecido.

Arão, que havia sido deixado no comando enquanto Moisés estava no monte, tentou se justificar dizendo que o povo havia pedido a ele para fazer um deus para adorar, e que ele havia jogado o ouro no fogo e o bezerro havia saído. Moisés ficou ainda mais irritado com a resposta de Arão, e o povo foi punido por sua idolatria.

No entanto, em um momento posterior, quando Moisés estava intercedendo pelo povo, ele perguntou a Arão o que havia acontecido para que ele tivesse permitido que o povo pecasse tão gravemente. Arão respondeu que o povo havia pedido a ele para fazer um deus para adorar, e que ele havia jogado o ouro no fogo e o bezerro havia saído.

A pergunta de Moisés para Arão é um exemplo de como os líderes devem prestar contas por suas ações e decisões. Moisés queria entender o que havia levado o povo a pecar, e Arão teve que explicar sua parte naquilo. A resposta de Arão não foi satisfatória para Moisés, mas ele entendeu que o povo havia sido tentado e que Arão havia cedido à pressão.

O versículo em questão, Êxodo 32:21, é uma parte da história que mostra como Moisés estava tentando entender o que havia acontecido e responsabilizar as pessoas envolvidas. A pergunta de Moisés para Arão é um exemplo de como os líderes devem ser responsáveis por suas ações e decisões, e como eles devem prestar contas por elas.

Versões

21

Depois, Moisés perguntou a Arão: — O que foi que esse povo fez a você, para que você trouxesse sobre ele tão grande pecado?

21

E Moisés disse a Arão: — O que é que esta gente lhe fez, para que você a levasse a cometer esse pecado tão horrível?