Êxodo 16:20

20

Todavia, alguns deles não deram atenção a Moisés e guardaram um pouco até a manhã seguinte, mas aquilo criou bicho e começou a cheirar mal. Por isso Moisés irou-se contra eles.

Significado do Versículo

Alguns israelitas guardaram o maná até a manhã seguinte porque não confiavam que Deus iria fornecer mais maná no dia seguinte.

O maná criou bicho e começou a cheirar mal porque era uma prova de que Deus queria que os israelitas confiassem nele para fornecer diariamente sua provisão.

Moisés ficou irritado com os israelitas que guardaram o maná porque eles estavam desobedecendo a Deus e não confiavam em sua provisão diária.

Deus enviou o maná para os israelitas para fornecer-lhes alimento durante sua jornada pelo deserto.

O maná representava a provisão diária de Deus para os israelitas e sua fidelidade em cumprir suas promessas.

O maná era coletado pelos israelitas todas as manhãs, exceto no sábado, quando coletavam o suficiente para dois dias.

Os israelitas não podiam guardar o maná para o dia seguinte porque Deus queria que eles confiassem nele para fornecer diariamente sua provisão.

O maná era importante na jornada dos israelitas pelo deserto porque fornecia-lhes alimento e era uma prova da fidelidade de Deus em cumprir suas promessas.

O maná se relaciona com a provisão de Deus na vida dos cristãos hoje, pois Deus ainda é fiel em cumprir suas promessas e fornecer diariamente nossa provisão.

A mensagem espiritual por trás da história do maná é que Deus quer que confiemos nele para fornecer diariamente nossa provisão e que ele é fiel em cumprir suas promessas.

Explicação de Êxodo 16:20

O erro da desobediência: a história daqueles que guardaram o maná

No deserto, o povo de Israel passou por muitas dificuldades. Eles caminhavam sem rumo, sem saber onde iriam chegar. Porém, Deus sempre esteve presente, cuidando deles e suprindo suas necessidades. Um exemplo disso foi quando o Senhor enviou o maná do céu para alimentá-los. Era um alimento divino, que caía todas as manhãs em grande quantidade e que deveria ser colhido e consumido no mesmo dia.

Mas alguns deles não confiaram na provisão de Deus e decidiram guardar um pouco do maná para o dia seguinte. Eles acharam que seria melhor ter uma reserva, caso o alimento não caísse novamente. Porém, essa atitude foi desobediência, pois Deus havia ordenado que o maná fosse colhido e consumido no mesmo dia.

Assim, aqueles que guardaram o maná até a manhã seguinte se depararam com uma surpresa desagradável: o alimento havia criado bicho e estava cheirando mal. Eles perceberam que sua desobediência havia trazido consequências ruins e que a provisão de Deus era suficiente para suprir todas as suas necessidades.

Moisés, líder do povo de Israel, ficou irado com a desobediência daqueles que guardaram o maná. Ele sabia que a ordem de Deus havia sido clara e que a desobediência poderia trazer consequências graves para todo o povo. Por isso, ele repreendeu aqueles que haviam desobedecido e os alertou sobre a importância de confiar na provisão divina.

Essa história nos ensina sobre a importância da obediência a Deus. Muitas vezes, achamos que sabemos o que é melhor para nós e desobedecemos às ordens divinas. Porém, como aconteceu com aqueles que guardaram o maná, a desobediência pode trazer consequências ruins para nossas vidas. É importante confiar na provisão de Deus e obedecer às suas ordens, pois Ele sabe o que é melhor para nós.

Versões

20

Eles, porém, não deram ouvidos a Moisés, e alguns deixaram do maná para a manhã seguinte, mas deu bichos e cheirava mal. E Moisés se indignou contra eles.

20

Mas alguns não obedeceram à ordem de Moisés e guardaram uma parte daquele alimento. E no dia seguinte o que tinha sido guardado estava cheio de bichos e cheirava mal. Aí Moisés ficou muito irritado com eles.