Esdras 6:6

6

"Agora, então, Tatenai, governador do território a oeste do Eufrates, e Setar-Bozenai, e vocês, funcionários dessa província e amigos deles, mantenham-se afastados de lá.

Significado do Versículo

Tatenai é o governador do território a oeste do Eufrates.

Tatenai é um governador.

O território a oeste do Eufrates fica na região da Mesopotâmia.

Setar-Bozenai é um funcionário da província.

Os funcionários dessa província são os subordinados de Tatenai.

Esdras ordenou que Tatenai e seus funcionários se mantivessem afastados de lá.

"Mantenham-se afastados de lá" significa que eles não devem interferir nos trabalhos que estão sendo realizados.

A passagem bíblica se refere à reconstrução do templo de Jerusalém após o exílio babilônico.

A passagem bíblica mostra a importância da proteção divina para os projetos que são realizados em nome de Deus.

Explicação de Esdras 6:6

A ordem para manter distância de um local sagrado

Em Esdras 6:6, encontramos uma ordem dada pelo rei persa Dario para que Tatenai, governador de uma província a oeste do Eufrates, e seus funcionários se mantivessem afastados de um local sagrado. Mas qual é a história por trás dessa referência bíblica?

A história começa com a reconstrução do templo de Jerusalém após o exílio babilônico. O rei Ciro, da Pérsia, havia permitido que os judeus voltassem à sua terra natal e reconstruíssem o templo, mas a obra havia sido interrompida por ordem do rei Artaxerxes. Anos depois, o profeta Ageu e o sacerdote Esdras convenceram o rei Dario a permitir a retomada da construção.

Foi nesse contexto que Tatenai, governador da província a oeste do Eufrates, e seus funcionários se aproximaram dos judeus que estavam reconstruindo o templo. Eles questionaram quem havia autorizado a obra e pediram que os judeus parassem de construir até que a questão fosse esclarecida.

Os judeus então enviaram uma carta ao rei Dario explicando a situação e pedindo que a obra fosse autorizada. Dario consultou seus arquivos e confirmou que Ciro havia de fato permitido a reconstrução do templo. Ele então ordenou que a obra fosse retomada e que Tatenai e seus funcionários se mantivessem afastados do local sagrado.

Esse versículo, portanto, é uma ordem do rei persa Dario para que Tatenai e seus funcionários não interferissem na reconstrução do templo de Jerusalém. Ele mostra a autoridade do rei sobre seus governadores e a importância que ele dava à liberdade religiosa de seus súditos. Além disso, a história nos ensina sobre a importância de perseverar na obra de Deus, mesmo diante de oposição e dificuldades.

Versões

6

"E agora você, Tatenai, governador da região do outro lado do Eufrates, e também Setar-Bozenai e os seus companheiros, os afarsaquitas, que estão do outro lado do rio, fiquem longe daquele lugar.

6

Então o rei Dario mandou a seguinte resposta: “São estas as ordens do rei Dario para Tatenai, governador da província do Eufrates-Oeste , para Setar-Bozenai e para os seus companheiros oficiais da província do Eufrates-Oeste: “Afastem-se do Templo