Deuteronômio 9:4

4

Depois que o Senhor, o seu Deus, os tiver expulsado da presença de você, não diga a si mesmo: "O Senhor nos trouxe aqui para tomarmos posse desta terra por causa da nossa justiça". Não! É devido à impiedade destas nações que o Senhor vai expulsá-las da presença de você.

Significado do Versículo

Moisés é o autor do livro de Deuteronômio.

A passagem em Deuteronômio 9:4 ocorre durante o discurso de Moisés ao povo de Israel antes de entrar na terra prometida.

"Eles" são as nações que atualmente ocupam a terra prometida, e "você" é o povo de Israel.

"Expulsado da presença de você" significa que as nações serão removidas da terra prometida.

As nações serão expulsas da presença de "você" devido à sua impiedade.

"Impiedade" nas nações se refere à sua falta de fé em Deus e à sua prática de idolatria e imoralidade.

A posse da terra não é devida à justiça do povo de Israel, mas sim à promessa de Deus e à sua fidelidade.

A passagem em Deuteronômio 9:4 se relaciona com a história da salvação ao mostrar a fidelidade de Deus em cumprir suas promessas e ao enfatizar a importância da fé e obediência do povo de Israel.

A mensagem principal da passagem em Deuteronômio 9:4 é que a posse da terra prometida não é devida à justiça do povo de Israel, mas sim à fidelidade de Deus.

Podemos aplicar essa passagem em nossas vidas hoje ao lembrar que nossa salvação não é devida às nossas próprias obras ou justiça, mas sim à graça e fidelidade de Deus.

Explicação de Deuteronômio 9:4

A importância da humildade diante de Deus

Muitas vezes, quando somos bem-sucedidos em nossas empreitadas, tendemos a acreditar que foi apenas por nossa própria capacidade e mérito que alcançamos nossos objetivos. No entanto, a história da referência bíblica Deuteronômio 9:4 nos ensina que devemos ter humildade diante de Deus e reconhecer que tudo o que temos e somos vem dele.

O livro de Deuteronômio é uma coleção de sermões de Moisés para o povo de Israel, que se preparava para entrar na Terra Prometida. Nesse contexto, o versículo em questão é uma advertência para que os israelitas não se orgulhem de sua própria justiça ao tomar posse da terra, mas reconheçam que é a impiedade das nações que estão sendo expulsas que permite que eles a ocupem.

Essa mensagem é importante porque, ao longo da história, o povo de Israel muitas vezes se esqueceu de sua dependência de Deus e se tornou arrogante e orgulhoso. Isso levou a momentos de desobediência e afastamento de Deus, o que resultou em consequências dolorosas.

No entanto, a mensagem de Deuteronômio 9:4 não se aplica apenas aos israelitas antigos. Ela é relevante para nós hoje, que muitas vezes nos esquecemos de que tudo o que temos e somos vem de Deus. Quando nos orgulhamos de nossas realizações e nos esquecemos de agradecer a Deus, corremos o risco de nos afastar dele e de perder a perspectiva correta sobre nossa vida e nosso propósito.

Por isso, é importante que cultivemos a humildade diante de Deus e reconheçamos que tudo o que temos e somos vem dele. Devemos ser gratos por suas bênçãos e buscar sempre sua vontade em nossas vidas. Somente assim poderemos viver de acordo com o propósito para o qual fomos criados e desfrutar de uma vida plena e significativa.

Versões

4

— Quando, pois, o Senhor , seu Deus, tiver expulsado essas nações de diante de vocês, não fiquem pensando: "É por causa da nossa justiça que o Senhor nos trouxe a esta terra para que tomemos posse dela." Pelo contrário, é por causa da maldade dessas nações que o Senhor irá expulsá-las de diante de vocês.

4

— Mas, depois que o Senhor , nosso Deus, tiver expulsado esses povos da presença de vocês, não fiquem pensando assim: “Deus nos trouxe aqui e nos deu esta terra porque somos bons.” Não é por isso; mas Deus vai expulsar esses povos da presença de vocês porque eles são maus.