Deuteronômio 6:12

12

tenham cuidado! Não esqueçam o Senhor que os tirou do Egito, da terra da escravidão.

Significado do Versículo

Deus pede para não esquecermos o Senhor que nos tirou do Egito como uma forma de lembrar do Seu poder e fidelidade em nos libertar da escravidão e nos guiar para a terra prometida.

Ter cuidado para não esquecer o Senhor significa manter uma relação constante com Ele, lembrando-se de Sua presença em nossas vidas e buscando sempre agradá-Lo.

Podemos lembrar do Senhor todos os dias através da oração, leitura da Bíblia, louvor e adoração, além de buscar viver de acordo com os Seus ensinamentos.

A importância de lembrar do Senhor que nos tirou do Egito é reconhecer o Seu poder e amor por nós, além de nos motivar a sermos fiéis a Ele em todas as áreas de nossas vidas.

Deus escolheu o Egito como uma forma de demonstrar o Seu poder sobre os deuses egípcios e libertar o Seu povo da escravidão.

O povo de Israel foi libertado do Egito através das pragas enviadas por Deus e da abertura do Mar Vermelho, que permitiu que eles atravessassem em segurança.

A libertação do Egito foi um marco na história do povo de Israel, que selou a aliança entre Deus e Seu povo e estabeleceu as bases para a relação entre eles.

A menção à terra da escravidão no versículo serve como um lembrete do sofrimento que o povo de Israel passou no Egito e da importância da libertação que Deus lhes concedeu.

Podemos aplicar esse versículo em nossas vidas hoje lembrando-nos de que Deus é o nosso libertador e que devemos ser gratos por tudo o que Ele fez por nós.

Se esquecermos do Senhor que nos tirou do Egito corremos o risco de nos afastarmos Dele e de perdermos a perspectiva de Sua fidelidade e amor por nós.

Explicação de Deuteronômio 6:12

A importância de lembrar da libertação do Egito

A passagem bíblica que alerta para a importância de não esquecer o Senhor que libertou o povo de Israel da escravidão no Egito é um lembrete constante para os cristãos de que devemos sempre lembrar das bênçãos que recebemos e daqueles que nos ajudaram a alcançá-las.

A história começa com o povo de Israel sendo escravizado pelos egípcios por muitos anos. Deus, então, escolhe Moisés para liderar o povo em sua libertação. Moisés, com a ajuda de Deus, realiza uma série de milagres e pragas que finalmente convencem o faraó a libertar os hebreus.

Após a libertação, Deus guia o povo pelo deserto durante 40 anos, fornecendo-lhes comida e água e protegendo-os de seus inimigos. Durante esse tempo, Deus também dá a Moisés os Dez Mandamentos e outras leis para guiar o povo em sua jornada.

É nesse contexto que surge a passagem de Deuteronômio 6:12. Moisés está dando instruções ao povo sobre como eles devem viver e adorar a Deus. Ele os lembra de que Deus os libertou do Egito e que eles devem sempre lembrar disso e agradecer a Deus por sua libertação.

O motivo para essa lembrança constante é que, quando as coisas estão indo bem, é fácil esquecer de Deus e de suas bênçãos. O povo de Israel estava prestes a entrar na Terra Prometida, uma terra fértil e abundante, mas Moisés sabia que eles precisavam se lembrar de que tudo isso era graça de Deus e que eles não deveriam se orgulhar ou se esquecer de sua dependência de Deus.

Essa mensagem é relevante para os cristãos de hoje. Muitas vezes, quando as coisas estão indo bem, esquecemos de agradecer a Deus e reconhecer sua presença em nossas vidas. Precisamos lembrar constantemente de que tudo o que temos é um presente de Deus e que devemos ser gratos por isso.

Além disso, a passagem também nos lembra da importância de lembrar daqueles que nos ajudaram em nossa jornada. Assim como Deus libertou o povo de Israel do Egito, muitas vezes há pessoas em nossas vidas que nos ajudaram a alcançar nossos objetivos e devemos ser gratos a elas também.

Em resumo, Deuteronômio 6:12 é um lembrete poderoso para sempre lembrarmos de Deus e de suas bênçãos em nossas vidas, bem como daqueles que nos ajudaram em nossa jornada. É uma mensagem que vale a pena lembrar e viver todos os dias.

Versões

12

tenham o cuidado de não esquecer o Senhor , que os tirou da terra do Egito, da casa da servidão.

12

tenham o cuidado de não esquecerem Deus, que os tirou do Egito, onde vocês eram escravos.