Atos 2:7

7

Atônitos e maravilhados, eles perguntavam: "Acaso não são galileus todos estes homens que estão falando?

Significado do Versículo

Os "eles" se referem às pessoas que estavam presentes no dia de Pentecostes.

"Atônitos e maravilhados" significa que as pessoas estavam surpresas e impressionadas com o que estavam ouvindo.

Os galileus eram um grupo de pessoas que viviam na região da Galileia, no norte de Israel.

Os galileus eram considerados menos importantes porque eram vistos como menos educados e menos sofisticados do que as pessoas que viviam em outras partes de Israel.

A importância do fato de que todos os homens que estão falando são galileus é que isso mostra que Deus pode usar qualquer pessoa para fazer sua vontade, independentemente de sua origem ou status social.

Os homens estavam falando em línguas estrangeiras que eles não conheciam antes.

As pessoas ficaram surpresas ao ouvir os galileus falando porque eles não esperavam que pessoas de uma região considerada menos importante fossem capazes de falar outras línguas.

Isso nos diz que Deus pode capacitar qualquer pessoa a falar outras línguas, se for sua vontade.

O significado espiritual deste evento é que Deus estava mostrando sua presença e poder através do Espírito Santo, que capacitou os discípulos a falar em línguas estrangeiras.

Podemos aplicar essa história às nossas vidas hoje, lembrando que Deus pode usar qualquer pessoa para fazer sua vontade e que devemos estar abertos ao poder do Espírito Santo em nossas vidas.

Explicação de Atos 2:7

A surpresa dos ouvintes

Naquele dia, Jerusalém estava cheia de pessoas de todas as partes do mundo. Era a celebração do Pentecostes, uma das mais importantes festas judaicas. De repente, um som como o de um vento forte encheu a casa onde os discípulos estavam reunidos. Eles viram então algo que nunca tinham visto antes: línguas de fogo pousando sobre suas cabeças. E todos começaram a falar em línguas estranhas, como o Espírito Santo lhes concedia que falassem.

A multidão que estava do lado de fora ficou perplexa. Como podiam ouvir esses homens falando em suas próprias línguas, mesmo sendo galileus? Eles não eram conhecidos por serem poliglotas, pelo contrário, eram considerados pessoas simples e sem instrução.

Mas ali estavam eles, falando com clareza e fluência, como se tivessem estudado essas línguas por anos a fio. E o mais impressionante: estavam falando sobre as maravilhas de Deus, sobre o cumprimento das profecias e sobre a salvação que estava disponível para todos.

Os ouvintes ficaram atônitos e maravilhados. Não conseguiam entender como isso era possível. Alguns até zombaram, dizendo que os discípulos estavam bêbados. Mas Pedro, cheio do Espírito Santo, se levantou e começou a pregar, explicando que o que estava acontecendo era o cumprimento da profecia de Joel.

Ele falou com tanta autoridade e convicção que muitos corações foram tocados e cerca de três mil pessoas se converteram naquele dia. Foi o início da igreja cristã, que se espalharia por todo o mundo, levando a mensagem de salvação a todos os povos e nações.

E tudo começou com um grupo de galileus simples e humildes, que foram cheios do Espírito Santo e falaram com poder e autoridade sobre as maravilhas de Deus. Aqueles que os ouviram ficaram atônitos e maravilhados, mas também foram transformados pela mensagem que receberam. E assim, a história do cristianismo começou a ser escrita, com a força e o poder do Espírito Santo guiando cada passo.

Versões

7

Estavam atônitos e se admiravam, dizendo: — Vejam! Não são galileus todos esses que aí estão falando?

7

A multidão ficou admirada e espantada e comentava: — Estas pessoas que estão falando assim são da Galileia!