Apocalipse 2:14

14

No entanto, tenho contra você algumas coisas: você tem aí pessoas que se apegam aos ensinos de Balaão, que ensinou Balaque a armar ciladas contra os israelitas, induzindo-os a comer alimentos sacrificados a ídolos e a praticar imoralidade sexual.

Significado do Versículo

Balaão era um profeta pagão que foi contratado pelo rei Balaque para amaldiçoar os israelitas.

Balaque era o rei dos moabitas que contratou Balaão para amaldiçoar os israelitas.

"Se apegar aos ensinos de Balaão" significa seguir os ensinamentos de Balaão que levam à idolatria e imoralidade sexual.

Alimentos sacrificados a ídolos eram alimentos que haviam sido oferecidos em sacrifício a deuses pagãos.

Comer alimentos sacrificados a ídolos era um problema para os cristãos porque isso poderia ser interpretado como uma forma de adoração aos deuses pagãos.

Imoralidade sexual é qualquer atividade sexual que vai contra os ensinamentos bíblicos, como o adultério, a fornicação e a homossexualidade.

Balaão ensinou Balaque a armar ciladas contra os israelitas porque ele queria ganhar dinheiro e prestígio.

Os cristãos podem se proteger contra os ensinos de Balaão permanecendo fiéis a Deus e evitando a idolatria e a imoralidade sexual.

A mensagem principal de Apocalipse 2:14 é que os cristãos devem evitar os ensinamentos de Balaão e permanecer fiéis a Deus.

Podemos aplicar essa mensagem em nossas vidas hoje, evitando a idolatria e a imoralidade sexual e permanecendo fiéis a Deus em todas as áreas de nossas vidas.

Explicação de Apocalipse 2:14

A Advertência de Jesus sobre o Pecado de Balaão

Em Apocalipse 2:14, Jesus adverte a igreja em Pérgamo sobre algumas coisas que Ele tem contra ela. Uma dessas coisas é que há pessoas ali que se apegam aos ensinos de Balaão. Mas quem foi Balaão e o que ele ensinou?

Balaão era um profeta pagão que foi contratado pelo rei Balaque para amaldiçoar os israelitas. No entanto, quando Balaão tentou amaldiçoá-los, Deus o impediu e em vez disso, ele abençoou os israelitas. No entanto, Balaão ainda queria receber o pagamento de Balaque, então ele teve uma ideia maligna. Ele ensinou a Balaque que, se ele quisesse derrotar os israelitas, deveria fazer com que as mulheres moabitas seduzissem os homens de Israel para que comessem alimentos sacrificados aos ídolos e praticassem imoralidade sexual. Isso enfraqueceria a fé dos israelitas e os afastaria de Deus.

Infelizmente, a estratégia de Balaão funcionou e muitos israelitas caíram em pecado. Deus ficou muito irado com o Seu povo e enviou uma praga que matou muitos deles. No entanto, um homem chamado Finéias se levantou e matou um israelita e uma mulher moabita que estavam praticando imoralidade sexual em público. Isso fez com que a praga parasse e Deus abençoou Finéias por sua coragem.

Voltando ao Apocalipse, Jesus está advertindo a igreja em Pérgamo que eles também estão caindo em pecado, assim como os israelitas fizeram no passado. Eles estão se apegando aos ensinos de Balaão, que os estão levando a comer alimentos sacrificados a ídolos e praticar imoralidade sexual. Jesus está dizendo que isso é inaceitável e que eles precisam se arrepender e voltar para Ele.

Essa advertência de Jesus é importante para nós hoje em dia. Muitas vezes, somos tentados a seguir os ensinamentos do mundo em vez dos ensinamentos de Deus. Podemos ser tentados a ceder à pressão social e fazer coisas que sabemos que são erradas. No entanto, como cristãos, precisamos nos lembrar de que Deus tem padrões elevados para nós e que Ele nos chama a viver uma vida santa e pura. Precisamos estar vigilantes contra o pecado e nos arrepender quando caímos em tentação. Se fizermos isso, podemos ter a certeza de que Deus nos perdoará e nos dará a força para viver uma vida que O honra.

Versões

14

Tenho, porém, contra você algumas coisas: estão aí em seu meio os que sustentam a doutrina de Balaão,o qual ensinava Balaque a armar ciladas diante dos filhos de Israel para que comessem coisas sacrificadas aos ídolos e praticassem a prostituição.

14

Mas tenho algumas coisas contra vocês: há entre vocês alguns que seguem o ensinamento de Balaão, que mostrou a Balaque como fazer com que o povo de Israel pecasse, dizendo que os israelitas deviam comer alimentos oferecidos aos ídolos e cometer imoralidades.