Abraão

Abraão é uma figura central na Bíblia, sendo considerado o patriarca do povo de Israel. Seu nome, originalmente Abram, foi mudado por Deus para Abraão, que significa "pai de muitas nações". A história de Abraão é contada no livro de Gênesis, começando no capítulo Ele é conhecido por sua fé inabalável em Deus, mesmo diante de circunstâncias desafiadoras e incertas. Abraão é também reverenciado em outras religiões, como o Islã e o Cristianismo, sendo considerado um exemplo de fé e obediência a Deus.

Abraão nasceu em Ur dos Caldeus, uma cidade na Mesopotâmia, o que hoje é o sul do Iraque. Ele foi chamado por Deus para deixar sua terra natal e ir para uma terra desconhecida que Deus lhe mostraria (Gênesis 12:1).

Abraão era casado com Sara, que era estéril. No entanto, Deus prometeu a Abraão que ele seria o pai de muitas nações, apesar da aparente impossibilidade dessa promessa (Gênesis 17:5).

Aos 100 anos de idade, Abraão se tornou pai de Isaque, o filho da promessa, nascido de Sara, que tinha 90 anos na época (Gênesis 21:5).

Abraão é conhecido por sua hospitalidade. Em Gênesis 18, ele recebeu três visitantes, que eram anjos disfarçados, e lhes ofereceu uma refeição generosa.

Abraão foi testado por Deus quando lhe foi pedido que sacrificasse seu único filho, Isaque. No entanto, no último momento, Deus providenciou um cordeiro para o sacrifício, poupando Isaque (Gênesis 22).

Abraão é mencionado 74 vezes no Novo Testamento da Bíblia. Ele é frequentemente citado como exemplo de fé, como em Romanos 4 e Hebreus 11.

Abraão morreu aos 175 anos (Gênesis 25:7-8). Ele foi enterrado por seus filhos Isaque e Ismael na caverna de Macpela, que ele havia comprado como um local de sepultamento para sua esposa Sara.


A História de Abraão

Há muito tempo, em uma cidade chamada Ur, vivia um homem chamado Abrão. Ele era casado com Sarai, mas eles não tinham filhos. Abrão era um homem de fé, devoto e obediente a Deus.

Um dia, Deus falou a Abrão: "Deixe sua terra, seus parentes e a casa de seu pai e vá para a terra que eu lhe mostrarei. Farei de você uma grande nação, e o abençoarei. Farei seu nome grande, e você será uma bênção."

Abrão, mesmo sem saber para onde estava indo, obedeceu. Ele pegou sua esposa Sarai, seu sobrinho Ló e todos os bens que possuíam, e partiram para a terra de Canaã. Quando chegaram, Deus apareceu novamente a Abrão e disse: "Aos seus descendentes darei esta terra." Em resposta, Abrão construiu um altar a Deus.

A vida em Canaã não foi fácil. Havia fome na terra, e Abrão teve que descer ao Egito para viver por algum tempo. Mas, em todas as suas dificuldades, Abrão nunca deixou de confiar em Deus.

Deus fez outra promessa a Abrão. Ele disse: "Olhe para o céu e conte as estrelas, se é que você pode contá-las. Assim será o número de seus descendentes." Abrão acreditou em Deus, e isso foi creditado a ele como justiça.

Deus também mudou os nomes de Abrão e Sarai para Abraão e Sara, o que significava "pai de muitas nações" e "princesa", respectivamente. Deus prometeu a Abraão que Sara teria um filho, mesmo em sua velhice. Abraão riu com a ideia, mas Deus disse: "Seu nome será Isaque, e estabelecerei minha aliança com ele."

E assim aconteceu. Sara, que era estéril e já avançada em idade, concebeu e deu à luz um filho. Eles o chamaram de Isaque, assim como Deus havia ordenado.

A vida de Abraão foi uma jornada de fé e obediência. Ele não sabia para onde estava indo quando Deus o chamou, mas ele obedeceu. Ele não sabia como Deus cumpriria sua promessa, mas ele acreditou. E, no final, Deus cumpriu todas as suas promessas a Abraão.

A história de Abraão nos ensina que a fé não é apenas acreditar em Deus, mas também obedecer a Ele, mesmo quando não entendemos Seus planos. E quando fazemos isso, podemos ter certeza de que Deus cumprirá Suas promessas, assim como fez com Abraão.


Versículos sobre Abraão

Então o Senhor disse a Abrão: "Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei.

Gênesis 12:1

Saiu, pois, Abrão do Egito e foi para o Neguebe, com sua mulher e com tudo o que possuía, e Ló foi com ele.

Gênesis 13:1

Naquela época Anrafel, rei de Sinear, Arioque, rei de Elasar, Quedorlaomer, rei de Elão, e Tidal, rei de Goim,

Gênesis 14:1

Depois dessas coisas o Senhor falou a Abrão numa visão: "Não tenha medo, Abrão! Eu sou o seu escudo; grande será a sua recompensa! "

Gênesis 15:1

Ora, Sarai, mulher de Abrão, não lhe dera nenhum filho. Como tinha uma serva egípcia, chamada Hagar,

Gênesis 16:1


Aguarde...

VER MAIS