2 Samuel 3:34

34

Suas mãos não estavam algemadas, nem seus pés acorrentados. Você caiu como quem cai perante homens perversos". E todo o povo chorou ainda mais por ele.

Significado do Versículo

O "ele" mencionado no verso é Abner, um general do exército de Saul que se juntou a Davi após a morte de Saul.

As mãos e os pés de Abner não estavam algemados ou acorrentados porque ele não era um prisioneiro, mas sim um aliado de Davi.

Os "homens perversos" mencionados no verso são aqueles que mataram Abner, Joabe e seus irmãos.

"Cair como quem cai perante homens perversos" significa ser morto por pessoas más e injustas.

O povo está chorando por Abner, que era um líder respeitado e amado.

O contexto histórico deste verso é a luta pelo poder entre as tribos de Israel após a morte de Saul.

O autor deste livro é desconhecido, mas é geralmente atribuído a Samuel ou a um de seus discípulos.

A mensagem principal deste verso é a injustiça da morte de Abner e a tristeza que isso causou ao povo.

Este verso se relaciona com o restante do livro de Samuel, que conta a história da ascensão de Davi ao trono de Israel.

A relevância deste verso para os cristãos hoje é a importância de lamentar a morte de pessoas justas e a necessidade de buscar a justiça em todas as situações.

Explicação de 2 Samuel 3:34

A queda de um grande líder: a história da morte de Abner

Abner era um homem forte e respeitado em Israel. Ele era o comandante do exército de Saul, o primeiro rei de Israel, e depois de sua morte, ele se juntou ao filho de Saul, Is-Bosete, para ajudá-lo a governar o país. Mas as coisas não estavam indo bem para Abner. Ele estava em constante conflito com Davi, que havia sido ungido por Deus para ser o próximo rei de Israel. Abner sabia que Davi era um líder forte e que seria difícil para Is-Bosete manter o poder por muito tempo.

Um dia, Abner teve uma ideia. Ele decidiu que iria se unir a Davi e ajudá-lo a se tornar o rei de Israel. Ele sabia que isso seria uma grande mudança para ele, mas ele estava disposto a fazer o que fosse necessário para trazer paz e estabilidade para o país. Ele se encontrou com Davi e propôs uma aliança. Davi aceitou a oferta e os dois homens se tornaram amigos.

Mas nem todos estavam felizes com essa mudança. Joabe, o comandante do exército de Davi, não confiava em Abner. Ele achava que Abner estava apenas tentando ganhar o favor de Davi para que ele pudesse ter mais poder no futuro. Joabe decidiu que precisava agir antes que Abner pudesse causar problemas.

Um dia, Joabe convidou Abner para uma reunião. Ele disse que queria discutir a possibilidade de Abner se juntar ao exército de Davi. Abner concordou e foi até o local da reunião. Mas quando ele chegou lá, Joabe o atacou e o matou. Abner não teve chance de se defender. Ele caiu como um homem que é atacado por homens perversos.

Quando Davi soube da morte de Abner, ele ficou arrasado. Ele sabia que Abner era um grande líder e que ele poderia ter sido um grande aliado para ele no futuro. Ele também sabia que Joabe havia agido sem sua autorização e que isso poderia causar problemas para ele no futuro. Davi decidiu que precisava fazer algo para honrar a memória de Abner.

Ele organizou um funeral para Abner e convidou todo o povo de Israel para participar. Ele falou sobre a grandeza de Abner e sobre o que ele havia feito pelo país. Ele disse que Abner era um homem forte e corajoso que havia dado sua vida pela causa da paz. Ele disse que Abner não merecia morrer daquela maneira e que ele seria lembrado para sempre como um grande líder de Israel.

No final do funeral, Davi disse que Abner não havia morrido em vão. Ele disse que a morte de Abner mostrou a todos que a violência não era a resposta para os problemas de Israel. Ele disse que a única maneira de trazer paz ao país era através da união e da cooperação. Ele disse que Abner havia mostrado a todos o caminho para a paz e que era responsabilidade de todos seguir esse caminho.

O povo de Israel chorou pela morte de Abner e pela perda de um grande líder. Eles sabiam que a morte de Abner havia sido uma tragédia, mas eles também sabiam que sua morte havia mostrado a todos a importância da paz e da união. Eles prometeram honrar a memória de Abner e trabalhar juntos para construir um futuro melhor para Israel.

Versões

34

As suas mãos não estavam atadas, nem estavam acorrentados os seus pés. Você caiu como quem cai diante dos filhos da maldade! E todo o povo chorou muito mais por ele.

34

As suas mãos não estavam amarradas, nem estavam atados os seus pés; ele morreu como alguém que é morto por criminosos!” Então o povo chorou novamente por Abner.