2 Samuel 24:8

8

Percorreram todo o país, e voltaram a Jerusalém ao fim de nove meses e vinte dias.

Significado do Versículo

Davi decidiu fazer um censo do povo de Israel porque ele queria saber quantos homens estavam disponíveis para lutar em uma guerra.

Os homens de Davi levaram nove meses e vinte dias para percorrer todo o país.

O objetivo de percorrer todo o país era contar o número de homens disponíveis para lutar em uma guerra.

Davi escolheu Jerusalém como o local para o censo porque era a capital do reino de Israel.

Os homens de Davi realizaram o censo contando as pessoas em cada cidade e aldeia.

Joabe liderou a expedição para realizar o censo.

A Bíblia não diz o que aconteceu durante os nove meses e vinte dias que os homens estavam fora.

O resultado do censo foi que havia 800.000 homens em Israel que podiam lutar e 500.000 homens em Judá.

Deus ficou irado com o censo de Davi e enviou um profeta para avisá-lo das consequências.

A lição que Davi aprendeu com essa experiência foi que ele não deveria confiar em seu próprio poder e força, mas sim em Deus.

Explicação de 2 Samuel 24:8

Uma Jornada Longa e Desafiadora

Houve um tempo em que o rei Davi decidiu fazer um censo de todo o seu povo. Ele queria saber quantos homens havia em Israel e Judá, para que pudesse ter uma ideia do tamanho de seu exército. Mas Deus não ficou feliz com essa decisão e enviou um profeta para avisar Davi que ele estava cometendo um erro.

Davi, porém, não ouviu o profeta e continuou com o censo. Quando os resultados chegaram, ele percebeu que havia cometido um grande pecado. Ele se arrependeu e pediu perdão a Deus, mas ainda assim, Deus decidiu puni-lo. Ele deu a Davi a escolha de três castigos: três anos de fome, três meses de perseguição pelos seus inimigos ou três dias de peste.

Davi escolheu a peste e Deus enviou um anjo para espalhar a doença pelo país. A peste matou setenta mil pessoas, mas quando o anjo chegou a Jerusalém, Deus decidiu pará-lo. Ele disse a Davi para construir um altar no lugar onde o anjo parou e oferecer um sacrifício a Ele.

Davi seguiu as instruções de Deus e construiu o altar. Ele ofereceu um sacrifício e Deus ficou satisfeito. A peste parou e o país começou a se recuperar. Mas Davi ainda tinha uma tarefa a cumprir. Ele precisava contar quantas pessoas haviam sobrevivido à peste para que pudesse saber quantas pessoas ainda estavam vivas em seu reino.

Davi escolheu Joabe, seu comandante-chefe, para liderar essa tarefa. Joabe e seus homens percorreram todo o país, de norte a sul, de leste a oeste. Eles contaram cada pessoa que encontraram e registraram tudo em um livro. A jornada foi longa e desafiadora, mas eles finalmente conseguiram completar a tarefa.

Depois de nove meses e vinte dias, Joabe e seus homens voltaram a Jerusalém com o livro completo. Eles entregaram a Davi, que ficou satisfeito em saber quantas pessoas ainda estavam vivas em seu reino. Ele agradeceu a Joabe e seus homens por seu trabalho árduo e os recompensou generosamente.

E assim, a história de 2 Samuel 24:8 é uma história de arrependimento, punição, sacrifício e trabalho árduo. É uma história que nos lembra que nossas ações têm consequências e que devemos sempre buscar a vontade de Deus em nossas vidas.

Versões

8

Assim, percorreram toda a terra e, depois de nove meses e vinte dias, chegaram a Jerusalém.

8

E assim, depois de nove meses e vinte dias, voltaram a Jerusalém, tendo viajado pelo país inteiro.